Qual é o pente que me penteia?

Muita gente comenta sobre o meu cabelo, então resolvi fazer um post. é engraçado. É engraçado porque o nosso país é cheio de mulheres com o cabelo igual ao meu. Igual em origem, claro, porque as aparências variam tanto! Eu mesma já usei mega hair, já fiz relaxamento (por anos!), usei tranças coloridas (lilás, loiro, laranja, azul…) em várias modalidades diferentes. Mas tem dois anos que resolvi encarnar um back to basics e usar um black.

2007, 2008 e ontem, 2009.

2007, 2008 e ontem, 2009.

Quer ler mais? Clica aqui embaixo 🙂

No fim de 2007 eu estava com tranças, e aí decidi que queria mudar. Na época, a Taís Araújo estava com um black liiindo que me inspirou. Dei uma de maluca, trabalhava com assessoria de impresa, descobri o telefone do cabelereiro da Taís (Wilson Eliodoro, de São Paulo) e liguei na cara e na coragem. O cara foi simpaticíssimo, um fofo, falou que ela usa bastaaante leave in e fez mechas que começam no meio do fio, como se estivessem queimadas de sol.

Procurei muuuito até conseguir um cabelereiro que fizesse igual, e consegui. Depois, descobri a cabelereira da minha vida, que acertou o tom que estou hoje, e amo.  O nome dela é Beatriz, e trabalha no Beleza Natural de Ipanema. Para quem não sabe, o Beleza é um salão especializado em cabelos afro, um nicho que ninguém parecia se preocupar até bem pouco tempo.

No fim das contas, sou muito satisfeita com o cabelo que tenho hoje. Nesses 2 anos, já fiz escova marroquina, já mudei a cor, e adoro. Só tem uma coisa que me incomoda: quando as pessoas ligam o meu cabelo à alguma espécie de engajamento meu. Como se eu fosse uma negra “mais negra” ou mais orgulhosa da minha cor por usar o cabelo crespo. Longe disso. Acho que não tem nada a ver. Posso amanhã acordar com uma vontade louca de fazer uma escova japonesa, e farei se estiver com vontade… nada tem a ver com a minha negritude. Na verdade acho isso uma bobeira!

Mas uma coisa é certa, muuuito certa: as pessoas olham mais pra mim na rua. E também recebo mais cantadas, isso é  fato. E na Zona Sul, se eu estiver bem vestida ou de óculos escuros, acham que sou gringa! Curly girls, vocês têm o poder! Façam uso dele!!

15 thoughts on “Qual é o pente que me penteia?

  1. Aline says:

    o meu cabelo mesmo, se eu deixasse ao natural seria (com muiito trato) igual ao seu, mas já me acostumei tanto a escova, que hoje não sei se conseguiria, mas acho lindo!
    O seu com essas mechas mais claras, são tudo de bom, também tenho uma amiga que usa black enquanto todas as outras são adeptas de escova. Cada um com seu cada um, vcs ficam gatíssimas com o curly hair.
    pergunta básica: és jornalista também?
    beeijos

  2. fabiana canegal says:

    Olha estou igual a colega Aline, meu cabelo se eu algum tempo tivesse desitido do relachamento e da escova, e me jogado na hidratação, talvez hj ele estivesse parecido com o seu, q estao mto bonitos!! Mais sabe o q acontece, hj se eu quiser parar de relachar e fazer a escova, até ele tomar tenencia, vai demorar tanto q eu ja me cansei!! Pq se vc entra em um salão, o cabeleleiro fala tão mal do teu cabelo, q…. desisto!! Afinal de contas ainda tô me sentida gata com meu falso lisão!!!
    Beijo

  3. Lou says:

    Seu cabelo é um sonho;)
    Aqui em São Paulo não achei nenhum cabelereiro para dar ao meu cabelo esse efeito, mas, enquanto isso vou fazendo o relaxamento mesmo + progressiva!!
    Beijos montes.
    Lou

  4. Carla says:

    adorei o post Fê. Primeiro pq vc diz que assumiu o black, mas q se quiser pode alisar total. Concordo e acho uó aquelas pessoas q acham q se usarem liso estão indo contra suas raizes ou por usarem o black são “mais negras” (adorei isso) do que outras que alisam,,,, será que não percebem que estão sendo preconceituosas tb?

    Enfim, seu cabelo é LINDO gatcha!!!

    =)) bjo

  5. Manu says:

    Amigaa!!

    Tive que comentar nesse post! Lembro como se fosse ontem a gente tendo a ideia mais radical da vida: “e se eu deixasse o meu cabelo como ele é?”. E logo depois, a busca por um tinturista que nos entendesse (“a sarah jessica parker não faz luzes, querida” lembra?), até encontrarmos a maravilhosa Bia.

    Baby, amo o seu cabelo, e amo o meu tb, u know. O lance do cabelo enrolado é que ele te confere a personalidade, né? Que nem sempre é aquela desejada, coisas do tipo “vc é muito Woodstock” pairam a minha vida, mas acho que ele fala muito sobre o estilo de alguém. Así como las ropas, claro.

    Continua arrasando, lindona! Besos!

  6. Kate says:

    Então, eu amei seu cabelo desde quando entrei no blog a primeira vez! Acho fofo demais…. Mas, nenhum cabelo funciona bem se não tiver um sorrizão e uma dose de criatividade pra acompanhar, e isso, vc tem de sobra!

  7. Lily Zemuner says:

    Lembro que quando conheci seu blog a primeira coisa que me passou pela cabeça foi “caraca, que cabelo lindo”. E eu continuo achando cada dia mais lindo, te deixa moderna, chique. Um luxo mesmo! Parabéns por cuidar tão bem deles.

    B-jinho.

  8. veronica says:

    Fe, adoro cabelo black, acho lindo, original e cheio de personalidade! Sou contra a ditadura dos lisos, fico feliz que vc use e abuse desse cabelon lindo que Deus te deu! : )

  9. Patrícia says:

    Fernanda! Sua história é muito parecida com a minha, mesmo! Inclusive a parte de procurar o cabelereiro da Thaís. Mudei meu cabelo não tem um mês ainda e ele está bem parecido com o seu, quando estava mais curto. E aí a pergunta que não quer calar: “Você usa leave in? Qual?”. Estou testando alguns mas ainda não encontrei O leave in, acho que você me entende.

    Bjo!

  10. Ana Cristina says:

    Aimeudeus é hj que largo o formol de vez!

    Fernanda….tô bastante inspirada…o “pobrema” é que meu maridón ama o cabelo + formol….ai o q farei????

    Bem … falando sério existe um leave in da Loreal sensacional … é alguma coisa curl acho que oil curl…vale a pena vc conferir!

    Bjussss

  11. Laura says:

    Oi Fernanda…descobri o seu blog ontem e estou simplesmente AMANDO!
    Adoro as suas combinações de roupa, tendência, MODA!
    Moro no Canadá há quase 2 anos e a moda aqui e em USA é bem o que você mostra aqui no seu blog, as meninas daqui vestem este estilo, como você!….eu acho TUDO de bom!
    E você entende muitoooo da coisa, eu ainda estou aprendendo a combinar certinho, rsrs.

    Queria te perguntar sobre seu cabelo PODEROSOOOO
    No início, nas duas primeiras primeiras fotos? Ele tá meio chocolate-marronzinho…ali já estava com luzes?
    Meu cabelo tá meio curtinho que nem nas duas primeiras fotos e fico com medo de ficar loiraça logo de cara, prefiro esperar eles crescerem mais.

    Ai, queria tá no Brasil estas horas…aqui não tem muitas opções para cabelo afro 😦

Leave a Reply

