Pense comigo…

Encontrei uma folha de caderno com um texto escrito por mim há 3 anos. Incrível como continua atual. Por isso trouxe para dividi-lo com vocês nessa tag que eu tanto amo:

.

tag pense comigo

.

Sabe aqueles momentos em que você está fazendo alguma coisa e, de repente, fica olhando pro nada, pensando em nada? Talvez seja a sua mente pedindo um tempinho para pensar. Em qualquer coisa – é só parar e pensar.

.

Numa das muitas aulas que tenho assistido ultimamente, fui apresentada a um grupo da região central do Brasil, os Nambiquara. Entre as muitas surpresas provocadas pelo choque entre meu etnocentrismo e os costumes do povo, estava a questão do trabalho. Enquanto eu fico umas 6 horas por dia estudando, mais 4 horas estagiando, e chego morta em casa sem nem poder ver a novela, os Nambiquara trabalham por, em média, 4 horas por dia. Somando tudo, eles trabalham só uns 2 meses por ano. Como assim? E o resto do tempo? – foi essa a primeira coisa que pensei.

.

Eles pensam. Simplesmente sentam e pensam por duas, três horas. E depois chamam os indígenas de atrasados. Imagina quanto filósofo não poderia surgir de uma tribo dessas?

.

Parar e pensar. Pergunto ao leitor qual foi a última vez que ele simplesmente se recostou e pensou. E não pensar para resolver um problema, pensar para estudar para a prova, pensar e calcular se o salário vai chegar até o fim do mês. É só pensar. Não vale pensar e acender um cigarro, pensar e comer, pensar e tomar um café. Eu mesma não me lembrei de uma única vez que tivesse feito isso.

E se, de fato, eu repousasse o lápis, caro leitor, e me pusesse a refletir? Meditar sobre qualquer coisa que me viesse a mente, quanto tempo levaria? Suportaria eu essa tarefa por mais que alguns minutos? Preferiria dormir, ver TV, ler e fugir dessa obrigação que eu mesma me propus? Ou simplesmente seria eu interrompida antes mesmo de completar os primeiros minutos? É bem possível que o primeiro conhecido se deparasse com a minha figura contemplativa e me perguntasse, como assim você está só pensando? Pensando em quê?

.

Proponho ao leitor que tentemos juntos dessa vez. Vale pensar na primeira coisa que surgir. Ou na segunda, não importa. Tente bater meu vergonhoso recorde de 10 minutos de contemplação diária.

5 thoughts on “Pense comigo…

  1. natilopes says:

    feee.. sou apaixonada por hanson!! já fui mmttoo mais fã, confesso! rs
    Mas até hoje tenho os cds novos e td maiss… ADORO!!!! rs
    Sabia q já até conheci eles!?!? ganhei uma promoção da mix e os ocnehci, foi meu sonho de consumo! rs

  2. josiane cristina armani dagort says:

    Então amada!! que bom que curtiu meu blog…lá é o meu cantinhu…meus tropeçoss…meus amores…meus apegos e meus sofrimentos tambem…pq tropeçar as vezes dói neh..ehehehhehee
    quanto ao teu post…nosssaaa amo pararre só pensarr sobre nada que não é nada na realidade….Geralmente antes de dormir…é meu momento de ficar pensando a toa…No que eu quero…no meu dia…nos meus sonhoss…nas minhas neurass…nass minhas loucuras….Bá se eu escrevesse um livro com os meus pensamentos acho que venderia muitoo….ehehehehehhe
    bjokass

    Josiane Cristina Armani Dagort

Leave a Reply

