Estou lendo…

Tem tempo que eu não falo sobre livros aqui no blog. E para quem visita o blog há pouco tempo e ainda está me conhecendo (tipo artista né? tamo namorando não, estamos só nos conhecendo…), eu devo explicar que sou aquele tipo de pessoa que se apaixona. Sim, sou o tipo de pessoa romântica que acredita, sabe? Por isso eu gosto de dizer que tenho a idade mental de uma menina de 14 anos. É o meu jeito de dizer olha, num me critica não que eu nem sou madura o suficiente pra entender, blz? Beijonãomeliga. Sigo minha vida muito bem assim.

Mas… voltando aos livros. Eu ano passado li uns 14 livros. Aí, junto das resoluções de ano novo (que pra mim só começou depois do Carnaval, em janeiro eu estava de férias) eu me comprometi a ler pelo menos uns 20 livros em 2010. Sei que vai ter gente muito intelectual dizendo que lê uns 25462 livros por ano e que meu número faz de mim uma semi analfabeta, mas, então, fala aqui com a minha mão, tsá?

Esse ano eu li – e não terminei – O Casamento entre o Céu e o Inferno, do William Blake; li e amei o Caim, do José Saramago (taí um ídolo pra-vi-da, esse homem é um dos grandes intelectuais ainda vivos e, como diz meu namorado, é de uma felicidade incrível só viver na mesma época que ele), e agora .estou lendo Anne de Green Gabels, de L.M. Montgomery.

 

Anne e suas trancinhas ruivas

.

Aí você, desavisado, me pergunta: Tá lendo um livro pra crianças, Fernanda? Deixa eu te responder… acho que não existe muito isso de “livro de adultos” e “livros de crianças”. Isolando a pornografia e os livros de colorir, acho que o que existem são bons livros e livros ruins. Eu mesma quando criança era ratinha de biblioteca e li alguns livros que acho que hoje entenderia melhor, mas que conseguia aproveitar muito naquela época, ao meu modo. E Anne é um livro muito bacana, gente. Escrito nos primeiros anos do séc XX, ele narra muito da vida no Canadá rural, muito da infância (que considero atemporal) e de filosofia, talvez. Assim como As aventuras de Tom Sawyer, é um livro escrito para crianças, mas que pode ser lido por qualquer um. E taí a maravilha da literatura.

So Shopahlic também é cultura!

Advertisements

13 thoughts on “Estou lendo…

  1. Fezinha says:

    Vc tinha que ser minha vizinha…

    Eu me divirto lendo de tudo…acho que li um pouco mais ano passado, mas não passei dos 20 tb não. E eu ADORO ler prá me divertir, então não tenho preconceitos…livro cabeça, de criança, adolescente, mulherzinha…caiu aqui eu leio mesmo! Mas ando com paixão por livro de mulherzinha…hahahaha! Me fazem esquecer que a vida é chata e monótona! E sim, posso considerar minha idade mental compativel com a sua. Eu até hj não resisto a um livro da Coleção Vagalume, cheios de aventuras adolescentes…hahahaha! Sabe de uma coisa…acho que no fundo todo mundo é assim. To lendo um livro chamado Twenties Girls, e é sobre uma velhinha de 105 anos que morre e, como fantasma, atormenta a sobrinha pq quer um tal de um colar de volta. Mas a sobrinha a enxerga como uma garota de 20 e poucos anos, dos anos 20. Um dia a sobrinha pega a foto da “tia fantasma”, perto da data da morte, e pergunta pq é que ela enxerga a tia como uma moça, e não como uma velha. E a “tia fantasma” diz que é pq nosso espírito NUNCA envelhece…que o corpo padece sim, mas que não importa se vc tenha 40, 50, 80 ou 100 anos…ninguém quer envelhecer. E o espírito dela reflete isso 😉

    Beijo!!!!

  2. Camis says:

    Esse lance de ler é muito relativo. Não me sinto nem um pouco intelectual, mas leio bastante livros. E te dizer, o que MAIS ODEIO é quem julga por quantos livros vc lê por ano, se vc só lê best seller ou nunca leu, sei lá, um clássico. Não dá vontade de gritar um foda-se bem grandão? dá rsrsrs
    E ahahaha me identifiquei muito com esse lnce de mentalidade de 14 anos. a maioria dos meus livros, comprei na parte infanto-juvenil hahahahahahahaha
    e amo. e releio. e nem confiança.
    Nunca ouvi falar desse anne…depois conta pra gente um pouco mais da história, pq já fiquei apaixonada pela capa!

    Beijão Fê! e boa leitura!
    Camis

  3. Fernnandah Oliveira says:

    Eu também estou neste ritmo. Querendo ou não, elaborando TCC, tenho que ler mais de 20 livros. Não só lê-los, mas sintetizá-los também.

    Do ano passado para cá terminei de ler A Autobiografia de Malcolm X e também Marley & Eu. Ontem, ganhei do meu gatinho mais um sobre cultura negra com recorte de gênero e um outro sobre Sociologia.

    Beijos!

  4. Fernanda says:

    Os livros infantis são otimos tbm para adultos. Eu, como futura Pedagoga, (aaaaiinnnn que metida!) leio vários! E estou sempre indicando aos amigos. Esses livros nos ensinam muitas coisas. Boa escolha, viu?

    Há pouco tempo li, novamente, “A Chave do Tamanho” de Monteiro Lobato. Esse livro é fascinante!

    BEijão

  5. Marcela says:

    Quem sou eu pra julgar o que os outros lêem???

    Eu que adoro leituras grudentas, romances, ficções beeeem fictícias e best sellers…

    Acabei de ler a série Vampire Academy (esperando lançamento nos EUA e tradução dos volumes que faltam) e tô com todos os volumes de A Irmandade da adaga Negra.

    Além disso somos duas fãs de Crepúsculo..r.srsrsr

    Não acho que exista leitura boa ou ruim, ruim é não ler.

  6. SaBine says:

    Eu assisti os filmes de anne of the green gables! E é tão legal! Eu gostei mto da história. Não sei se é fiel ao livro, mas é bonito e a atriz tb é ruiva. haha. Acho que o filme é dos anos 90 – se estiver interessada. Eu já pensei em ler o livro, mas ele é tããããõ longo. HUAHUAUHSUHA’ Eu gosto de ler, mas o livro que eu podia ler era em alemão… ¬¬” melhor em portugues, hein? Haha. Beijos! Boa leitura. 😛

  7. Cla says:

    Esse eu não conheço, mas eu adoro livros! E quando gosto mesmo leio mais de uma vez. Agora, estou lendo um do meu namorado chamado “Ministério do Silêncio”. Conta a história do serviço secreto brasileiro, é muito bom! Mas estou na metade desde novembro… Eita!
    Beijo!

  8. Maíra Brito says:

    eu queria ler 40, mas mal li 5 licros! fico tentando colocar umas opções inteligentes no meio, mas só tenho vontade de ler os livros pras meninas de 14 anos.
    =)
    a gente é mesmo parecida, viu?

    bjosss
    e deixa ver se eu encontro essa matéria em q vc saiu no JB.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s