Meu VISA entrou em greve!

Quando eu criei o blog, no início do ano passado, meu namorado olhou, olhou, e falou assim “acho que esse blog vai acabar te incentivando a gastar mais, isso sim“. Na hora eu discordei e bati o pé, como faço com muitas das coisas que ele diz, mas aí pensei, pensei, e acho que ele não estava errado. Pq não o blog em si, mas a blogosfera como um todo me mostra um montão de novidades por minuto, e de repente estou querendo, amando, necessitando de listras, ombros marcados, uma saia de tule, uma sandália pesada, novos esmaltes, etc etc etc, é uma lista sem fim.

Aliado a isso, temos também um salário. Sim, pq vou fazer dois anos na empresa que estou, entrei como Trainee e hoje sou analista, e ganho mais do que na época que era jornalista-tradicional e me negavam até vale transporte (sim, isso existe!). Não que agora eu seja rica, mas vivo com os meus pais, trabalho e ganho o meu dinheiro, logo, sinto-me no direito de gastá-lo.

Mas não pode ser assim o tempo todo, né? Eu não posso simplesmente ganhar e gastar, num ciclo sem fim e sem juízo. Eu preciso me conter. Eu não necessito de todas as coisas do mundo (tá, uma sainha de renda tem sido o meu maior desejo do mundo, junto com muuuitas blusas xadrez, and the world is not enough). Eu não preciso comprar tudo só pq agora o meu limite aumentou.

Então, gente, o que eu quero dizer com tudo isso é simples: tô aqui me comprometendo a não gastar nada esse mês. Hoje é dia primeiro, e serão longos 30 dias de abstinência. Sim, pq eu estou num ponto em que não passo 1 semana sem comprar alguma coisa – podia ser um brinco, um esmalte, uma camisetinha, enfim, alguma coisa eu sempre compro – e isso tem que acabar.

O trato é assim: fica permitido comprar

… creme de cabelo (que é quase o ar que eu respiro)
… a passagem do ônibus (kombi, na verdade) e qualquer meio de transporte
… refeições, lanchinhos, cafezinhos, enfim, comida;
… artigos de higiene pessoal
… material para bijus ferdy (não pra mim, pras clientes)
… presentes

E estão terminantemente proibidas:

… roupas
… sapatos e bolsas
… bijus
…esmaltes
… hidratantes (tenho um estoque!)
… maquiagem

É isso, gente. Pra quem quiser participar, estarei twittando sempre que bater um desespero, tipo passar por uma vitrine, entrar na Zara ou receber a newsletter do ASOS.

37 thoughts on “Meu VISA entrou em greve!

  1. Fezinha says:

    Huahuahuahuahua!!!! ADOREI! Tô na mesma…toda semana é uma coisinha, um vestidinho, um esmalte, um sapatinho. Bléééé…

    Super apoiada! Precisando se distrair, me escreva.

    Beijo!

  2. Renata says:

    Tô precisando fazer uma promessa parecida… o pior é que dá p/ criar uma porção de pequenas sabotagens. Por exemplo: presentes (pode ser p/ vc mesma); artigos de higiene pessoal (vai que uma basezinha com filtro solar entra aí)… Mas força, vc consegue!!! Depois conta

  3. Patricia says:

    Eu me seguro legal. Ainda mais que eu me sustento e morro de dó de gastar meu dinheiro com roupas. Pior que dá vontade, mas eu não gasto… tô até precisando de algumas coisas, mas vou adiando pra comprar. Tô querendo juntar grana pra especialização e tô focando nisso. Isso é uma boa. Começar a investir em algo que vc queira muito. Talvez a vontade passe!
    Bjos :*

  4. Ligia says:

    Nossa, ontem a noite eu estava pensando na mesma coisa, em como acompanhar blogs de moda, maquiagem e esmalte está me fazendo virar a louca consumista. A gente fica sabendo da existência de mil coisas e pode comprá-las sem desgrudar o popô da cadeira, só com um cartão na mão e falta de juízo na cabeça…
    To aqui tentando ser mais zen e praticar o desapego!

  5. Haynna says:

    Ai, Fê.. que tristeza. Eu ando super pobre, passei o mês passado dura, e esse mês vai ser igual. Tbm tenho me controlado muito!!!

    E que tal se vc pudesse gastar o dinheiro que ganha com a bijus, por exemplo, mas guardasse o salário?

    Uma outra coisa que eu já te disse, e que costumo fazer, é colocar uma quantia X na poupança todo mês, e isso é sagrado. Se vc não usar o cartão de crédito, e comprar só o que dá pra comprar a vista, tbm é bom. Mas claro, separa o dinheiro, senão no fim do mês não tem nem pra kombi, né?

    Ser mulher é muito difícil mesmo.. até nisso!! =/

    • says:

      O foda é que eu separo o $ da poupança no início do mês, aí no fim do mês, quando estou na pindaíba, vou lá e gasto…

  6. Eline says:

    Fê, eu super vou participar dessa contigo!
    ahuahuahua
    e pior, eu gasto o dinheiro alheio, do pai. ai como sou terrível! to nisso tb de n passar uma semana sem comprar no mínimo um esmalte ou um hidratante ://
    e concordo que essa blogosfera é uma tentação do consumismo..auahuaha!
    vamo juntas!!!!

    PS.: já fiz pedidos na AVON, lasquei-me, mas aí foi antes do trato! hihihi

    Xeru, to adorando seu blog! Boa sorte!

  7. Fernnandah Oliveira says:

    Apoiada, amiga. Conte com meu (ra)poio! Também gasto horrores por mês e não me contenho, mas vou precisar aprender também.

    Estou feliz, pois hoje me contive em não comprar um cintinho mara que custa R$ 18,00.. Eu mesma posso fazê-lo e não gastar mais do que R$ 5,00.

    Muita coisa podenmos customizar.

    Vale a pena.

  8. Camis says:

    Teve uma época em que fiquei endividada até o ultimo fio de cabelo (exatamente quando passei de estag pra analista), foi trevaaaaa. Mas acho que existia a Camila que estava precisando de uma calça e voltava com duas blusas e 5 esmaltes e hoje passou a ser o que REALMENTE preciso, o foco.
    A minha solução foi cortar tudo. Cartões, cheques e cheque especial. É tudo no débito e como eu tenho uma puta pena, acho que me “forçou” a ser mais focada nesse quesito rsrs
    Estou assim há 3 anos, e super me sentindo aliviada. Não gasto tanto mas também não deixo de comprar tanto. Consegui um equilíbrio legal…

    Se precisar de ajuda, estamos aí 😀
    Beijão!

  9. Jaciara says:

    Fernanda, achei a sua decisão muito radical, que tal se limitar a comprar pelo menos uma peça (roupa,sapato,bolsa, etc…)por mês? Assim vc mata a sua vontade(vicio)e não gasta tanto….Bjs

  10. Loli says:

    Desde que eu comecei a trabalhar e ganhar meu dinheiro e, automaticamente, a gastar beeeem mais com supérfluos, eu me prometo cada início de mês a não gastar tanto com essas coisas… e nunca consigo manter. 😦
    Eu ganho bem mas em compensação moro sozinha num estado diferente do meu, tenho que sustentar casa, aluguel, prestação de carro… tudo tudo. Aí no final das contas por mais que o dinheiro seja bom, não sobra tanto… quero juntar pra casar e dar entrada num ap… mas é difícil!

    • says:

      E eu que quero morar junto com o namorado?! Se continuar nesse ritmo, vamos ter que viver de miojo e sardinha, pq eu vou gastar TUDO com vestidos e esmaltes e cremes e bloquinhos com papel colorido. Sou terrível! Isso é inadimissível!

  11. Carol Aquino says:

    apoiadíssima. tô precisando de alguém que me incentive a fazer o mesmo. tô com um armário lotado e sempre acho que tá faltando algo. meu apoio incondicional.

    beijos,
    carol

  12. lea says:

    Fe, eu achei um jeito que talvez possa te ajudar, eu fiz uma lista de td que realmente preciso pro inverno,olhei o guarda roupa e anotei so o que eu nao tenho e que seja necessario, mas essa lista e pra ser comprada no inverno td, cada mes compro apenas um item da lista, e tem dado certo, nao cai em tentação por enquanto, talves de certo contigo tb. bjos

  13. aninha says:

    hahahahha FÊ. Meu record foram 3 meses sem comprar sapato, bolsa, roupas e acessórios. Hj em dia preciso colocar isso em pr´stica novamente.
    bjs

    e força, vc consegue!

  14. Lidi says:

    Ah! Eu quero apoiar tb!
    Duas coisas funcionaram cmg:
    1. O exercício do adiamento. Cada vez que eu via algo que parecia que minha vida dependia daquilo eu pensava: Depois eu volto aqui e compro. Por fim a vontade passava e eu percebia que nem queria tanto. E se era algo que ficou mesmo muito na minha cabeça aí sim eu me rendia, mas passava tempo.

    2 A segunda é bem parecida com a primeira mas vc deliberadamente dá um prazo de um mês pro seu sonho de consumo. Funciona assim, tudo o que vc vir (e quiser) dê-se um mês para ponderar. Se depois de um mês vc ainda quiser e ainda achar bacana td bem. O que acontece é que nesse tempo de um mês vc vê tanta coisa que dá tempo de mudar de idéia.

    3. Poupança primeiro. decida-se por guardar uma certa quantia todo mês e faça-o primeiro. Não deixe pra poupar o que sobrar pq senão já viu. Faça um budget do qto é estritamente necessário para transporte, refeições e coisas tipo higiene pessoal e separe. E aí tente passar o mês no que sobra depois da poupança e do budget do mês.
    Nem precisa ser uma parcela absurda pra começar a poupar (tipo 4/5 do salário). Pode começar com um décimo pra não desanimar (eu adora essa idéia de pagar um dízimo a mim mesma!).

    E definitivamente como alguém já falou, se livrar de todas as formas de crédito pq assim ao menos o que vc gastar é seu, e a gente acaba se controlando mais qdo sabe que aquela compra que a gente vai fazer vai refletir imediatamente na qtdde de dinheiro que a gente tem. Eu ao menos sou assim, penso muito mais agora antes de comprar do que fazia antes qdo tinha cartão de crédito.

    • says:

      ADOREI as dicas!!! Esse mês mantenho o compromisso de não comprar nada, mas a partir de julho vou tentar essa do adiamento. Achei o máximo, e super simples.

      Beijo

  15. Marcela says:

    Amiga, que bommmm!!!

    Só toma cuidado com as coisas de comer…porque essa coisa de compensar comrpas com Big Mac, Cupcake…acaba com tudo!!

  16. Nel says:

    Amigaaaaaaaaaa,
    adorei o seu textinho.
    Tô super solidária contigo, tá?!?!
    Quero fazer essa campanha tbm. Pior q sábado já marquei de ir na cidade com uma amiga!!!
    😉
    Bjinhos

  17. Gabee says:

    Aiii, tô com o exato mesmo problema… Exceto que não moro com os meus pais, pago tooodas as minhas contas e gasto horrores com roupas, sapatos, beleza… tb quero me segurar, porque é exageiro, não preciso de tanto. Beijos, boa sorte!!

  18. Marcela Lima says:

    Nossa passo quase todo dia aqui, pois gosto de Ler, e sabe esse post me fez refletir, o que eu disse para mim mesma hoje de manhã:Que não ia gastar, trabalho no shopping e parei de ganhar salário de estagiaria.
    E agora vou gastar só com o necessário, pq tbm abusei do meu cartão de crédito, e meu master está master de castigo rsrs.
    É bom pensar no futuro, nem que esse seja o seu almoço de amanhã que vc irá comprar =D

    Gosto mto daui, beijos

  19. Érica says:

    Pois é, no mês de maio eu tentei fazer isso tbm pois tenho gastado demais. Até que quase no final do mês a diarista chegou aqui em casa falando que era niver da menininha dela (que eu adoro) e que ela não havia conseguido comprar a cozinha que a menina pediu. Eu então digo que vou dar um pulinho ali no Saara pra procurar o brinquedo. Resultado: passei em frente a lojinha de bijoux que amo e comprei. Numa lojinha de bugingangas vi umas caixinha lindas… comprei. Loja de roupas que adoro na Senhor dos Passos… comprei……..
    Passo quase todos os dias por ali pois trabalho perto, mas acho que naquele dia, por ser sábado, milhares de pessoas comprando… me empolguei. Q tristeza.
    Acho que vou tentar a abstinência de novo esse mês.

  20. Luci says:

    Oi Fê!
    nossa seu blog ficou lindo d+!
    é muito ruim ficar sem internet em casa… hj eu to com a do meu maridoin…rsrs
    é, eu te apoio nessa empreitada. as vezes é necessário dar um stop na gastância…rsrs
    um bjo

  21. Hannah de Vasconcellos says:

    HAHAHAHAHAHAHA muito bom!
    também sou assim,faço altos planos,só falto me por de castigo!Mas em relação a gastos,eu preciso me forçar a comprar!
    É a vida….ninguém fica satisfeito com o que tem,né?Aaaaah,mas eu to satisfeita com minha cor de cabelo!
    Fui lá na Bia do BN de Ipanema e amei,obrigada pela dica!

  22. Lud says:

    Leitura ajuda horrores!
    Acabei de ler “O mundo secreto das abelhas” e juro, só pensava no história, a gente esquece de futilidades…

  23. Princess Deluxxe says:

    Te entendo total! Eu sempre preciso de alguma coisa, tipo: exatamente agora eu preciso MUITO de uma saia – não sei se de tule – dessas esvoaçantes de princesa, romãnticas enooormes, igual a da Carrie no Sex and de City 2!!
    Mas eu evolui um pouquinho – e se eu consegui, você consegue. Começa o treino em junho q daqui a pouco vc só estará comprando roupas (ou sapatos ou bolsas)a cada três meses.
    =)

    Parece ruim à primeira vista – parece q vamos perder todas as coisas bacanas q acabaram de lançar! Mas tudo dura no mínimo três meses, não se preocupe. E passados três meses de lançados, as coisas podem inclusive ficar mais baratas!

    Mas eu continuo incontrolável com livros. E revistas. Admito.

    bjoss, se cuida!

  24. lilistahr says:

    Eu te entendo perfeitamente!
    E me vi numa situação de desespero total quando juntei todas as minhas coisas novas(sem usar ainda), roupas, sapatos, creminhos, acessórios e maquiagem, e deu mais de 100 itens. E eu sou uma pessoa normal, que tem salário de gente normal, tem idéia do que é isso? Aí

  25. lilistahr says:

    Eu te entendo perfeitamente!
    E me vi numa situação de desespero total quando juntei todas as minhas coisas novas(sem usar ainda), roupas, sapatos, creminhos, acessórios e maquiagem, e deu mais de 100 itens. E eu sou uma pessoa normal, que tem salário de gente normal, tem idéia do que é isso? Aí que eu me comprometi a só comprar de novo quando usasse tudinho, e depois de dois meses eu acabei. Acho que estou mais contida agora, embora ainda sinta necessidade de diminuir os gastos com essas manias “femininas”.
    bjs mil!
    PS: apague o comentário anterior, por favor? Acabei pressionando o enter sem querer.

  26. Ana Cristina says:

    Fe,

    Concordo plenamente com vc, e no meu caso, gasto em dobro, pois compro para mim e pro meu filho de 4 anos, ela anda fashion…comprava roupas caras para ele, depois vi que era um absurdo, pois ele vai crescer e não vai pensar “Pô qdo eu tinha 4 anos tinha um tênis nike…” rsrs.
    Acho que vc colocou um item na sua lista que vai te permitir desvios, o que significa “presentes”?Vai abrir um leque para vc gastar..corta isso.

    bjs
    Bjs e boa sorte!!!

Leave a Reply

