30 dias sem comprar: eu consegui!

Ontem foi um dia muito significativo pra mim: consegui passar 30 dias sem comprar nada.
Nem um esmaltinho.
Nem um hidratante.
Nem uma revista.

Cheguei a twittar sobre isso hoje, e conversei com as meninas que estavam por lá sobre como foi esse período. E, sério, não foi tão difícil quanto eu imaginava. Na primeira semana, quando o salário está fresquinho, acho que foi o momento mais tenso. Até o dia 5 eu acho que sou rica e que the world is mine (insira aqui uma batida de música de academia), então o VISA é quase cocaína pra mim. Era certo dar um pulinho no Shopping pra dar uma olhada nas coisas. Só que, se pra viciado não tem um “tequinho informal”, pra shopaholic não tem “olhadinha”. Então esse mês não teve passeadinha no shopping.

Lógico que eu continuei indo ao cinema com o namorado, saindo pra jantar e tal. Mas deixei de ir ao shopping só por ir, sabe?

Outra coisa que eu fazia era comprar pechinchas virtuais. Capinha pra iPhone por 5 dólares? Tô dentro. Blusinha na promoção do ASOS por 10 pounds? Tamos aí. Esmaltes, rímel, perfume, promoções do Strawberrynet? Sur-ta-va. Durante esse mês, deixei o cartão escondido numa gaveta escura e fingi que não tinha Paypal.

E ainda tinham os “momentos salvadores“, em que eu comprava uma coisa que achava que me salvaria de uma experiência ruim. Exemplo: está frio, mas eu saí de vestido. Solução: comprava uma meia calça. Outra: por algum motivo, ia almoçar sozinha. Solução: beleza, vou comprar uma revista pra passar o tempo. Nessa brincadeira, poderia gastar 20, 30, 50 reais. Nesse mês, chegou a acontecer de me sentir assim: o sapato machucava, o vestido apertava, batia ventinho frio nas costas nuas. Mas eu sabia que nada daquilo iria me matar, e seguia em frente sem comprar.

O que me segurou em todos esses momentos foi o compromisso que arquei com vocês, e que fiz questão de divulgar pra todas as pessoas que recebia. Farm tá com 50% de desconto? Que pena, pq esse mês não estou gastando na-da. Tô to-da-en-di-vi-da-da. Então acho que as pessoas sentem um misto de pena e admiração por você, e não insistem. Não é que nem fazer dieta, sabe, que as pessoas insistem que você está bem e que um docinho não vai fazer diferença. É a sua saúde financeira, são as suas contas que estão em jogo. E eu não deixei de comprar comida, de sair, de ser legal com as pessoas. Simplesmente não precisava comprar. Não queria comprar. E não comprei.

_______________________________________________________________
Hoje chegaram minhas faturas/contas/mensalidades da vida e eu fiz as contas do que posso gastar esse mês. É mais do que no mês passado, mas ainda não é muito (realmente estava gastando em um ritmo alucinado), então quero usar a sanidade que ainda me resta para 1) aproveitar melhor as muitas roupas que tenho; 2) vender aquilo que não uso mais e juntar uma graninha.

22 thoughts on “30 dias sem comprar: eu consegui!

  1. lea says:

    parabens, e realmente dificil, eu ja tive que fazer isso em alguns meses e deu certo mesmo, hj ate me orgulho porque agora ja to liberada pra gastança, mas foi graças ao periodo de seca mesmo, bjos, continue firme, vale a pena.

  2. Ana Cristina says:

    Amiga!
    Valeu pelo tapa na cara….vou usar vc de exemplo….
    Eu tô substituindo sabe? comprando para substituir outras coisas…tá foda!
    Beijão e parabéns!

  3. Lidi says:

    Fê, parabéns! Fico muito feliz por vc. sabe, assim superficialmente pode parecer dos males o menor mas só qdo realmente se necessita parar é que a coisa fica difícil então é bom que vc faça esse auto-teste pra saber até onde vai seu limite.

    A tática de não entrar em lojas, shoppings e afins foi perfeita. Só sair pra comprar o que vc precisa mesmo que não tem outro (como creme de cabelo por exemplo). Mas sair pra dar olhadinha é armadilha.

  4. Dani Miranda says:

    Ferrrrr, fiquei muito orgulhosa por isso!!! E é um incentivo imenso para que eu faça a mesma coisa!!!

  5. Fernnandah Oliveira says:

    Estou aprendendo também a economizar. Este mês estou tendo que optar entre um scarpin novo, um celular novo (na troca de bônus da Claro) ou uma câmera digital nova.

    O scarpin vou segurar, porque comprei um novo pensando na formatura, mas a mesma será o ano que vem R4 110,00;

    A câmera digital, a minha está dando defeito, não vou mandar consertar e a minha amiga vai me emprestar a dela de 10.0 megapixels.

    Por último, se Deus quiser e permitir, vou trocar meu celular na Claro. Tenho um bônus de nada e vou fazer um upgrade para um Nokia N95 ou o Samsung com tv, minha mãe e tudo…

    O que me falta mais?

  6. Aline Aimée says:

    Parabéns, amiga!
    Tb estou aposentando cartões e vendendo o que não uso ou não me cabe. Não pretendo ficar sem comprar absolutamente nada, mas só comprar o que preciso, ou o que já queria há mt tempo e à vista.
    Tenho certeza que continuaremos perseverantes e bem sucedidas nessa empreitada!

    Beijoca!

  7. stephanie says:

    fe te admiro!
    eu as vzs passo sem comprar tbm..mas isso pq sempre to dura….sabe, eu acho q vou fzr a msma coisa q vc..mas o meu maior problema eh q gasto mt com balada, e bar e saidas e etc…eu n sei como controlar..pq tenho formiga na calcinha e n consigo ficar em casa…dai qlqr saidinha como carro ja sao pelo menos 15 reais do estacionamento (SP EH UMA MERDA)….
    enfim..preciso mt ocntrolar minhas contas….preciso colocar td no lugar pra poder guardar $$
    adorei o post!
    beijaoo

  8. Alini Raquel de Oliveira says:

    Feeeeee…

    Parabéns…só quem super mega consumista sabe, todos truques da nossa mente maligna é capaz de fazer para a gente comprar…aquela voz interior realmente existe…kkkkkkkkkk

    Tipo você passa em frente em uma vitrine 50% off…a voz ja começa: Entra, você PRE-CI-SA de um vestido…Você Pre-ci-sa de um esmalte nudiiii e aí amiga a vaca vai para o brejo…

    Sou mega consumista, minha voz maligna até criou um lema:”Não vou ser rica com esse salário minimo, então não vou passar vontade”…sério eu tenho medo de mim…kkkkkkkkkkk

  9. Alee says:

    Eu estou fazendo greve de coisas que tenho, como cremes, hidratantes, kits de limpeza facial, peelling. Tem um monte de potes aqui e decidi acabar com eles antes de qualquer coisa.
    Sobre as compras, ano passado foi pior pra min amiga. Fiquei “seis meses” sem receber, e estava trabalhando. Até hoje não sei como consegui sobreviver sem meu dinheiro(moro com a familia,então tinha casa e comida). Depois o Estado me pagou todo o retroativo, mas mesmo assim foi um periodo horrivel.

  10. Loli says:

    Eu não me considero consumista mas não consigo ficar 1 mês sem comprar nada… por isso, parabéns! Também preciso fazer essa greve do Visa… mesmo podendo gastar não é recomendável dar aloka e sair gastando 500 reais no shopping só porque tô entediada (sim, faço muito isso). Além disso sempre tô precisando de alguma coisa, um sapato pra uma festa, um vestido pra um jantar, um celular porque o meu pifou… 😦
    Minha fatura passa de 4.000 fácil.

  11. Julia says:

    TO DURÉSSIMA TAMBÉM E FIQUEI LOOOOUCA COM A LIQUIDAÇÃO DA FARM… ATÉ HOJE NÃO ACREDITO QUE PERDI, AI JÉSUZINHO 😦

  12. Sô Rondon says:

    Eu preciso de um médico pra cuidar de mim… aiiiiiii… preciso ter esse mês de sanidade, será que consigo??? Comigo acontece EXATAMENTE a msm coisa… eu compro pra poder suprir alguma necessidade do momento ou compro capinhas de celular pq estão mega baratas. Vou aprender a ser assim, até pq estou planejando uma viagem, que não sairá do papel se eu não tomar juizo! hahahaha

    Adorei o post, adorei esse mês acompanhando sua trajetória! hehe

    Bjks!

  13. Marcela says:

    Amiga eu nunca fui de gastar horrores em roupas e mimimi. Mas não sou de pechinchar, se gosto, avalio a possibilidade de pagar sem me ferrar e compro, ou não.

    Mas as coias que uma vdia de trabalahadora te dá mexem com sua cabeça, ano passado foi meu primeiro ano com um salário legalzinho, 13 e tals…me estrupiei toda em dezembro. Demorei até maio pra me refazer, isso só porque não comprei roupa pro verão na hora certa (esperei lançamento de coleção…fail) e comprei uns presentes de Natal pra família.

    Esse ano já aboli isso: roupas de verão já estão sendo compradas e presentes de Natal antes de novembro com certeza.

    Acho que o desafio é se disciplinar, conseguir ficar na linha nos momentos mais difíceis da vida. Tipo eu: morro numa sapataria. Sempre sonhei com sapatos lindos, ams nunca pude comprar, então qdo arranjei meu primeiro emprego danei de comprar tudo que me aparecia e fui fazendo estoque.

    Agora sapato novo só pr substituir um usado em mau estado, além disso não tenho mais nada guardado esperando ocasião especial. se tá no guarda roupa vai ser usado, afinal eram centenas de reais estocados pra serem usados sabe Deus qdo.

    Segue firme, respira. Vai dar certo.

  14. Millena says:

    uaaaaaal

    Amei esse post e admiro a sua dedicação.
    Eu sou consumista assumida pra mim mesma pq quando vou ao shopping e compro compro compro acabo não tendo coragem de chegar em casa com as sacolas pq minha mãe me chama de louca.
    Ainda não cheguei a me endividar mas não guardo um dinheiro, só compro, e compro de tudo, esmalte, makes, cremes, sapatos, bolsas, acessórios, roupas.
    Essa sua mania de sair com uma roupa e na rua comprar outra eu tenho…tipo..esqueci o casaco aí vou logo comprar um pra compor o look.. o sapato da doendo o pé…aiai, que chato..tenho que comprar um sapato.
    Bom…shopaholic…estou de férias e hj, segunda feira, estava sonhando em ir pro shopping sozinha ver as liquis!! ai ai…a zaraaaaaaaa, a farm…..
    mas sabe, vou guardar meu cartãozinho no fundinho da gaveta escura e vou é pra praia curtir esse solzão carioca que está bombando.
    Praia na segunda feira?? Só nas férias mesmo…e as minhas já acabam nessa semana..
    Pelo menos na praia só dá pra comprar besteirinhas… rsrsrs

    beijosssssssssssss

    está em meu favoritos!!

  15. Vone Flor *pg21* says:

    Oi Feh,
    Eu tenho algo parecido no Blog, mais o meu caso é consumo excessivo de produtinhos como cremes, hidratantes, e afins, ter um blog e criar um Projeto me ajudou muito, a controlar um pouco as finanças;
    Beijosss

  16. Lual says:

    uhu!!! parabéns. eu tava nessa tb. desde o dia 29 de maio sem comprar. mas aí… dia 4 de julho comprei um macacãozinho saruel liiiiiindo. afe. foi só um teco. parei de novo! tb tinha parado de ir ao shopping e achei que quando eu voltasse seria uma perdição. até que não. fui quinta-feira e não comprei nadica de nada. experimentei coisas lindas e não comprei nadica de nada. vitória!

  17. Bruna says:

    Amigaaa sei muito bem como é isso…

    Esse mês fiz uma doideira, já estava há dois meses sem comprar nada, pois estava desempregada ai fui ao shopping só da uma olhadinha nas vitrines e resultado comprei um macacão que por sinal tenho um iaguazinho a diferença é que o que eu comprei e comprido, comprei uma blusinha pq estava frio pra colocar por d baixo pq as q u tenho ja estão velhas d+, vindo embora toda feliz passássemos pelo mercadão de Madureira pra cortar caminho ate chegar à minha casa e resultado comprei vários acessórios…

    Conclusão já estamos no meio do mês e já estou durinhaaa, ai que veio o a rependimento, poderia ter comprado uma meia calça pra diferenciar o macacão que tenho igual lá em casa, poderia ter aproveitado aquela blusiva q ja ñ uso há muito tempo…

    Mas em fim já gastei agora não posso chorar o leite derramado.

  18. Michele Oliveira says:

    Oieee, primeiro quero te dar os parabéns pelo Blog e também pela força de vontade. Estou há muito tentando sem conseguir, mas hoje lendo esse post consegui o ânimo p/ tentar mais uma vez e, dessa vez, conseguir. Vou começar já. Pode não parecer mas uma revista, mais um esmalte rosa e outras coisinhas fazem a diferença no final. Obrigada pela ajuda involuntária, veio em boa hora. (no meu caso o visa, o master e afins já passaram do nível da cocaína, virou um coquetel..kkkk)

    Beijãaaoo

Leave a Reply

