Cuméquié?

Confesso: a última vez que tinha ido ao dermatologista foi há ANOS atrás, talvez com o surgimento da minha primeira espinha. De lá pra cá, como a adolescência não foi particularmente cruel comigo, nunca precisei voltar. Qué dizê, não tive nada muito gritante a ponto de levantar a bunda da cadeira e ir ao médico.

Até que chegou esse inverno 2010 e, com ele, umas descamações insistentes nas laterais do nariz e ao redor da boca. Estranho, pq meu rosto sempre foi oleoso. Confundi descamação com secura e me joguei no hidratante clinique. Na-da. Fui na dermato:

_ Então, Fernanda, seu rosto é oleoso mesmo, e isso não é secura não, é uma dermatite, causada pelo excesso de oleosidade no seu couro cabeludo.

Deu vontade de baixar o pivete que mora em mim e dizer:

_Cuméquié, minha tia? Meu couro cabeludo é oleoso desde quando?? Meu cabelo é mega seco!!

Ok, não respondi isso exatamente com essas palavras, mas a surpresa nos meus olhos foi sufiente pra médica continuar:

_ É que seu rosto é um reflexo do seu couro cabeludo, eles têm as mesmas características. Não dá pra separar, sabe? E o fato do seu cabelo ser seco não impede que o couro cabeludo seja oleoso; a questão é que essa oleosidade não chega nas pontas dos seus cachinhos.

Ah, sim, aquela história de dar um milhão de voltas até chegar às pontas do fio, certo? Já ouvi. Mas nunca ia imaginar que teria um COURO CABELUDO TENSO desse jeito. Tenho. E agora?

+Vou ter que lavar o couro cabeludo com um shampoo especial (daqueles bem remédio meeesmo, que deixam o cabelo uma palha);

+Vou ter que lavar o cabelo com shampoos diferentes (a médica aconselhou usar 2 marcas diferentes na mesma semana) dia sim, dia não!

+Vou ter que passar menos creme. E só no comprimento do fio, nada na raiz.

Com isso tudo, estou depressiva. O que será da minha vida sem creme??

Aguardem cenas dos próximos capítulos.

16 thoughts on “Cuméquié?

  1. Claudia Broering says:

    Oi Fer! Sou sua fã e sempre leio o seu blog, apesar disso é a primeira vez que comento aqui rs…

    Fer, eu tb tenho esse mesmo probleminha que vc! com a diferença que meu cabelo é liso e sempre foi oleoso, então eu não tenho essa paixãããão por cremes hahaha

    Só queria compartilhar com vc que esses xampus de remédio não são assim tããão ruins pros cabelos! Eu aprendi a usar xampu neutro, daqueles manipulados sabe? e simplesmente amos eles pq eles dão equilíbrio junto com o xampu de remédio!
    A minha dermatite é mais séria que a sua e mesmo assim eu consigo manter tudo sob controle, então não desanime com o tratamento heim! Eu recomendaria que já que vc vai usar xampu de remédio que usasse xampu neutro, em vez de alternar marcas, e dai o seu creminho preferido, aposto que vc vai ver a diferença que dá, é quase um milagre! Pq o que o xampu de remédio resseca o neutro hidrata, é impressionante!

    Bom… espero que vc goste da dica, e tb espero que vc melhore logo!

    Beijão Clau

  2. Luci Marçal says:

    Que loucura cara!
    Eu tbm vivo a mesma situação.. da última vez que fui a uma dermato fazem +/- uns 4 anos… saí de lá assustada com ela me enchendo de medo em relação as minhas pintas (tenho muitas grandes até na sola do pé) dizendo que teria de arrancar…hahaha

    E sabe que tbm ando descamando no nariz… vou tentar outra dermato pra trtar, mas essa parada de shampoo-remédio dá pânico só de pensar em como fica o cabelo, né… que chato.
    Mas se é para o nosso bem…

    bjo

  3. Paula says:

    Oi Fê!! Engraçado ter que mexer no cabelo pra “consertar” uma “descamação” no rosto, né? rsrsrs Mas vamos em frente que seu cabelo é lindo e isso não vai mudar!
    Há, voltei c/ o blog! Me visite.
    Beijos

  4. Gabriela says:

    Pronto, Fernanda, este é o momento ideal para vc recorrer e experimentar os produtos da marca DEVA, que já falamos aqui.

    Os produtos são naturais, organicos, sem sulfatos e sem silicones. Por não ter sulfato seus cabelos não ficaram ressecados e vc precisará usar menos cremes. A linha não tem produtos gordurosos.

    Eu vivi a mesma situação, recentemente tive que fazer um tratamento capilar porque meu cabelo estava caindo muito (stress + quimica)e a médica passou um monte destes produtos que ressecam ainda mais o nosso cabelo. Usei bem pouco e na mesma epoca descobri DEVA, desisti da quimica, a maior causa de estress já tinha me deixado (meu ex) e estou super feliz com DEVA. Tenho certeza que seus cabelos vào ficar ainda mais lindos.

    Para conhecer mais veja o blog http://www.encaracoladas.blogspot.com

    beijos,

    Gabi

  5. aninha says:

    Bem interessante essa história que o couro do cabelo é reflexo do rosto. Pensndo assim é isso mesmo q acontece comigo, couro oleoso e pontas secas.E um terror.

    • fegalves says:

      Então, faz sentido se vc pensar q a cabeça é uma coisa só, né? No meu caso, uma esfera oleosa!
      E a descamação é ao redor da boca, tipo área do buço e tal, não nos lábios.

  6. Jaciara says:

    Fernanda, você é ótima, a forma como você descreve é tão engraçada que quase não parece um reclamação…rs rs rs. Realmente, essa de passar menos creme é de deixar qualquer um louco.

    Bjs

  7. Fernnandah Oliveira says:

    Amiga, não fique triste. Estas médicas são loucas, porque estudam muito. Calma! O mundo está só começando.

    Veja, use o shampoo que ela te recomendou e mergulhe fundo nos cremes sim, mas só no comprimento. Já aprendi fazer isso e adoro.

    Use a metodologia de pentear do BN e eles ficarão lindos. Estou usando a linha Hydra-Max Colágeno da Élseve e está dando certinho. Tente também.

    Beijos!

  8. Fezinha says:

    Fer…desde que parei com condicionador no cabelo todo (tacava sem dó), minha vida ficou bem mais fácil. Antes eu precisava lavar todo dia, agora posso passar até 4 dias (mas passo 2) sem lavar a juba. A oleosidade diminuiu muuuuito. Foi bem difícil no começo, mas vale a tentativa.

    Decidiu se muda a cor? Meu cabelo ficou bem mais saudável (pelo menos na aparência) com esse tom mais escuro…nem sei se volto pro loiro não, viu.

    Outra coisa: acabei de voltar do almoço, e li esse post e o de baixo tb. Meeeeeeeeeu…vc é minha irmã…kkkkk! Comi um Big Mac ontem a noite (e mais uma coxinha que marido fritou e uma tortinha de maçã que ele trouxe). Não contente, eu hj fui almoçar onde? No Mc! E aí prá ser pé na jaca mesmo, comi logo o maior sanduba do recinto…um Mc tasty, que é prá não deixar dúvidas da minha cabeça de obesa. Lógico que agora tô jurando passar 2 dias a salada, néam?! E sábadón fui com a mais na lanchonete da cidade prá comer aquele sanduba gostoso que comemos juntas =). Resumindo: 3 sandubas enormes em menos de 1 semana. Amanhã o obstetra vai me dar uma bronca federal.

    Beijo!

  9. BIC says:

    Menina,
    Nem precisa levar tudo ao pé da letra, médicos exageram. Tem uma dermato aqui no trabalho que queria que não usássemos creme algum no cabelo, exagerooo!. Por eles só tomamos um banho por dia, mesmo no verão rsrs!. Vai por mim, usa seu creminho associado aos shampoos!.

    Bjs

  10. ana - hoje vou assim off says:

    Queridona, lá no meu encontrinho a Mary, da Yenzah, disse q não rola tacar condicionador, creme e afins no couro cabeludo. Não lembro o pq exatamente, hahaha, mas lembro dela falando: NÃO FAÇAM ISSO!!!!!! Desde então só passo nas pontinhas…e olha q pra cabelo curtinho é um malabarismo, rs!

    Beijocas!!

  11. Dani Freitas says:

    Poxa! E eu, lendo este post, acho que tenho o mesmo problema. Porque o meu cabelo também é mega seco, mas eu sinto oleosidade extrema no couro já um dia depois de lavar. Isso me incomoda bastante porque às vezes dá aquele aspecto de sujo, só que o cabelo todo é seco, então eu fico meio assim de lavar toda hora…eu até imaginei que fosse alguma coisa, mas eu não queria ter que usar estes shampoos tipo remédio porque realmente deixam o cabelo seco… 😦
    buáááááá
    Boa sorte, flor! Vai contando pra gente como está o tratamento.
    Beijos

Leave a Reply

