E o finde de vocês, como foi?

O meu foi ótimo.

Dessa vez não precisei ir trabalhar, o que me permitiu a super maratona sair para jantar com o namorado+ beber um vinho + dormir até mais tarde, meu esporte favorito. Comemos uma massa em um restaurante-chique-vou-trocar-os-seus-talheres-meu-menu-é-em-outra-língua, em que eu pude reparar que era a única pessoa, digamos, dotada de mais melanina na pele. [ Essa questão de raça/cor/etnia eu não costumo abordar muito aqui no blog, até pq não chega a ser um problema na minha vida, mas é impossível deixar de notar situações como essa, em que eu sou a única negra numa sala de aula/restaurante chique/vôo, etc. Há algo errado com as tais “oportunidades iguais para todos”, não?].

No sábado, fomos conferir uma exposição coletiva em que minha superamiga Thaeba era uma das artistas participantes. O legal da proposta é que esses vários artistas expunham seus trabalhos em diferentes cômodos de um (oi?) apartamento. E não era um apartamento específico para exposições, ou seja, alguém de fato morava lá. O interessante da proposta era fazer com que esses trabalhos se confundissem à mobília de uma casa e fizessem parte daquele ambiente. No terraço do ap (sim, tinha um terraço. quero morar lá, pode?) ainda rolava uma cerveja gelada, bate papo e até um churrasquinho (este para pouquíssimos agraciados).

;

.

Depois desse banho de cultura (sério, eu gosto dessas coisas), partimos pro que interessa: eu e o namorado fomos ao Bar do Adão para manter a minha dieta à base de pastel.

.

E no Adão ainda encontrei uma leitora, a Analu (gata, lembrei do seu nome, mas não tinha relacionado ao seu blog! ahahah)!! E ela também tinha vindo da exposição!! Rio de Janeiro, cidade do tamanho de um ovo, te dedico!

.

Pra fechar o finde, no domingão eu e o namorado decidimos investir um pouco na nossa saúde (tô com 25 e um corpinho de 30) e fomos pedalar na Lagoa Rodrigo de Freitas. Alugamos uma bicicleta e partimos rumo ao desconhecido, com cuidado para desviar das crianças – domingo é dia de pais-mães-crianças-avós-e-cachorrinhos. Ao final, exaustos e felizes, tomamos uma água de côco e voltamos para casa para almoçar e dormir mais até a hora do Fluminense, quando o namorado me abandona para curtir sua verdadeira paixão, hahaha 😉

.

.

Espero que o finde de vocês tenha sido legal também! 🙂

16 thoughts on “E o finde de vocês, como foi?

  1. Vivi Brignes says:

    Também adorooooo essas expo diferente. Pena que a agitação do meu findi não permitiu a ida ao Grajaú.
    Eu também sempre passo por essa situação de ser a única negra num ambiente. Agora já vou consciente disso, mas acho que não é só falta de condição financeita,muitas vezes rola um desiteresse das pessoas por não quererem passar por isso. Eu costumo dizer que sempre vou onde eu quero, nem sempre onde meu dinheiro dá, pq graças a Deus e aos amigos sempre rola uns convitinhos bem bacanas. E eu não perco uma oportunidade!
    Boa semana querida!
    Bjs,

    • Jaciara says:

      Oi Vivi, eu penso exatamente como você, vou onde eu quero, gosto e tenho curiosidade, mas sempre me surpreendo quando me deparo com o fato de ser a única ou uma das poucas negras no ambiente. Fico sempre na dúvida se é mesmo questão financeira ou se é desinteresse mesmo. E eu como você não perco nunca uma boa oportunidade. Bjs

  2. Andreia says:

    Oi amei o post sobre o seu findi, bem como sou morena, com cabelos bem crespos, eu noto quando sou a única pessoa assim em lugares como restaurantes, sala de aula, e afins. E me pergunta tb, existe igualdade de oportunidades?
    Um super beijo,
    Andreia

  3. celle says:

    Aqui no Rio Grande do Sul estamos passando por um inverno super rigoroso!! Mas isso não impediu um Fondue entre amigos e clarooo uma Amarula pra aquecer!!!
    Beijosss
    PS¹: Eu como negra, não pude evitar de comentar oque vc disse. Eu tambem sou carioca mas moro a 10 anos em Porto Alegre, aqui é totalmente incomum encontrar um outro negro em restaurante ou até mesmo na mesma turma da Facul… DEpois ainda temos que ouvir “Preconceito é tudo coisa da cabeça de vocês” aqui se diz que não existe preconceito e todos tem as mesmas oportunidades.
    PS: Tu esta linda como sempre..ahhh acho que vou cortar meus crespos assim como os teus!!! Se eu tiver corajem te mando uma foto!!!

  4. CrisDF says:

    Tb sou negra e, acho que chega um ponto, que por mais alienado, a gente acaba percebendo que é minoria em alguns locais. Para mim, a ficha caiu na metade faculdade: estava num auditório imenso, lotado e não éramos sequer 6 negros (e olha que era universidade pública!!). No trabalho, somos duas negras (num universo de 30, na minha seção). Aliás, hoje mesmo passei por uma “situação” no trabalho: os visitantes têm que passar a bolsa na esteira. Eu entrei direto (já que sou funcionária e há um acordo tácito sobre isso). Então, ouço alguém me chamando: “moça, tem que passar a bolsa”. Tive que dar uma carteirada porque eu não ia voltar. Daí, ela pediu desculpas. Depois, fiquei matutando: será que ela achou que sou visitante por estar com o cabelo enroladinho?

    Eu acabo ficando constrangida quando me percebo “só” em algum local. 😦

  5. Nel says:

    Que fim de semana agitado, hein?!
    O meu tbm foi bem corrido. Mas eu amo essa correria.

    Menina, aquela loja do Leblon é mt fera!! Como eu disse, só comprei pq foi promoção meeeeesmo. Um vestido longo de 300 por 100 e uma calça arrumadinha saruel por 30, acredita?!
    Fiquei mega felizzzz.

    Adoro-te!
    Bjinhos

  6. Alee says:

    Ai Fernanda, eu escrevi um comentário imenso e cliquei em algum lugar, sai da pagina e perdi tudo.
    Bjos, adorei suas imagens e historias.

  7. Bel Sant' Anna says:

    Fê, que fds bom! Adorei a camisa da Zara, estou doida por uma também.
    Esse comentário q vc falou da inclusão, eu super te entendo!
    Tb passo por isso algumas vezes. Aliás, sempre passei. Batalho muito e, em alguns lugares, só ME vejo. mas me sinto feliz e tb não levanto muito a bandeira, não.

  8. luanna lima says:

    Sabe aquele programa troca de familia??? Entao, vamos criar o troca de blogueiras. Voce vem passar um fim de semana sem graca aqui em brasilia, e eu vou me jogaaaaaaarrrr no Rio de janeiro, pode ser?? hahaha
    Beijossssssssss

  9. Analu says:

    Olá, Fê! 🙂

    Menina, então está comprovadíssimo mesmo: o namorado tem um senhor bom gosto!!!!! Que maravilha!!!! :-)Dá-lhe Fluzão! Se vc não fÔr de uma entidade futebolística dissidente, podemos ir os 4 ( o meu tb tem bom gosto, hehe) dia desses no Maraca! Vc vai ver…”que bonito é pananananananaram pananananananaram….”!

    Bjs

  10. Julia says:

    nossssssssa eu amo o Adão!
    já pedi a receita do Sonho de Valsa pra fazer em casa, mas não me deram snif snif 😦

    beeijos

Leave a Reply

