Por um armário mais versátil

Dia desses eu estava no trabalho comentando sobre um vestido que acabei de comprar nesse site aqui, e que na época tinha acabado de chegar. As meninas me perguntaram quando é que eu iria estreá-lo e, veja bem, poucas coisas me deixam tão feliz do que estrear uma roupa nova (sim, há coisas que me deixam mais feliz), mas eu disse que nhaaaai, não sei. Acho que vou deixar pruma sexta ou pruma comemoração. Elas arregalaram o olho e disseram algo como se vc vem vestida assim pro trabalho, imagina quando sai pra comemorar.

Então. O fato é que o meu armário é bastante coeso, se essa for a melhor palavra a se empregar. Antes de ir para o trabalho, eu posso escolher basicamente qualquer roupa. Por isso, quando saio para comprar uma saia, penso se ela é compridinha o suficiente para trabalhar, e bonita o bastante para sair. E isso serve para vestidos, calças, blusas. Lógico que há uma coisa ou outra mais curta ou ousadinha que eu deixo para um momento específico mas, no geral, tudo no meu armário é bem adaptável. Então, respondendo a indagação, acho que numa comemoração eu posso estar usando a mesma coisa que num dia de trabalho, mas de um jeito diferente.

Isso foi o que aconteceu com essa saia aqui, que custou a deliciosa pechincha de R$39,90 na Renner:

.

.

No dia de semana eu coloquei um blazerzinho, sapatos fechados, broches e voilá! Eis um look navy e comportadinho; no fim de semana, coloquei umas flores e, para combater o ventinho que tem batido, uma camisa jeans. Nos pés, sandalinhas.

Depois disso, pensei em outros looks já publicados aqui e em sugestões de transformação:

.

Imagina aqui um allstar no lugar da sandália alta, vários colares divertidos (de cupcake, de caveirinha, correntinhas) e um cardigan colorido no lugar desse de poás. Pronto! Olha o look do finde!

.

Agora pensa nesse look com uma sapatilha douradinha ou vermelha no lugar do tênis, e meia-calça (pode ser cinza, café, o que ficar legal). A blusa a gente troca por uma que tenha alguma com um dos tons da pashmina: pode ser vinho, azul, um tom que contraste com o marrom do casaco e das meias. Pronto. Fina e elegante!

;

Que uma coisa fique clara: roupas não fazem um cara ser um gentleman ou uma mulher ser uma lady, e, do mesmo jeito, um gentleman de verdade ou uma verdadeira lady são sempre o que são, independente do que vestem. As roupas que a gente usa magnificam ou encobrem personalidades (as nossas!) e ‘o que’ a gente usa é, de vários jeitos, menos importante que ‘como’ a gente usa.

Essa frase muito boa veio de um post lá da Oficina de Estilo, em tradução ao que o empresário Gregg Hake disse aqui. Achei o máximo!

18 thoughts on “Por um armário mais versátil

  1. val says:

    Concordo amore, somos o que somos independente da roupa.Minha mãe dizia uma coisa meio assim que “a roupa não faz o monge” (uma coisa assim).
    bom final de semana.
    bjuss

  2. Catarina says:

    Eu sou como tu! Tudo o que eu tenho no meu armário é adaptável. E Eu ADORO fazer diferentes looks com uma mesma peça, só mudando algumas coisas. Acho que essa é a maior vantagem de postar looks doiários. A gente vai aprendendo a usar de maneiras diferentes, não precisa de comprar sempre roupa, basta usar o que tem. E isso é muito bom!! Bjão

  3. Paula says:

    Taí Fernandinha,

    Penso assim: Se o saco de farinha valhe-se mais do que o que vai dentro. Logo concordo contigo, acho que muito mais importante do que a roupa, é a pessoa.

    Adoro a versatilidade do seu armário, penso que num futuro próximo irei repensar algumas coisa p/ meu. Adoro os seus looks, até qdo os gatinhos não gostam.

    Beijinhos

  4. Nina says:

    Isso é ser chic, inteligente, criativa e versátil!!! ADOROOOOO!!!!
    Eu tb ameeei essa saia da Renner, mas não a levei pq meu traseiro ficou GIGAAAAAANTEEEE!!! rsrrsrssr Mas ela é linda d+, aliás, TODAS as produções que vc fez!!!
    Besos

  5. Ana Carolina says:

    Amei as produções!!!
    Infelizmente não tenho essa capacidade. Saio mt cedo de casa, aí começa: faculdade, trabalho1, trabalho2 e aí sim casa.
    As roupas acabam sendo quase sempre as mesmas, o que me desestimula um pouco. Até recentemente saia de casa sem um pingo de maquiagem, só protetor.
    Super admiro sua capacidade de reinventar!!!

  6. Haynna says:

    Ai, o meu armário não é assim =/

    Versáteis, só as calças jeans!! Bem, vc sabe que o meu ambiente de trabalho não é muito propício pra certos tipos de roupa. Sempre de calça e sapato fechado, é difícil as roupas de sair servirem pro trabalho. Pelo menos eu evoluí, e consigo me maquiar um pouquinho pra ir ao trabalho… =)

  7. Analu says:

    Acho ótima a sua técnica, assim vc extrai o máximo de todos os seus itens.Tb prefiro comprar pelas versáteis e acredito muito no0 poder dos acessórios, da maquiagem…

    E acho VITAL estar bem arrumada todos os dias, e não só dias ” especiais”.Primeiro pa q vida é majoritariamente dia-a-dia mesmo.Se a pessoa fôr deixar pra se curtir só em dia de festa, vai se curtir super pouco.Segundo pq aprender o que funciona na gente vem com a prática frequente, quem pouco pratica, pouquíssimo aprende.

    Adoro a frase da Diana Vreeland, acho uma verdade absoluta:
    ‘Se você não se veste bem todos os dias de sua vida, jamais estará bem vestida no sábado à noite’

    Bjs, sua linda!

  8. Celia says:

    Fê, tenho uma queda enorme por poás, e quando viu seu cardigã fiquei doidinha. Me lembrou o trench coat que a Jennifer Garner usa no filme De Repente 30 quando ela acorda e sai pra rua de camisola. É meu sonho, muito lindinho. Isso sem falar naquele que a Kate Winslet está usando na hora que o Titanic começa a afundar. Eu sei, sou aloka. Queria que aqui fizesse frio pra sair assim arrasando no casacão com meia calça. Adorei os looks, principalmente o do cardigã de poá(kkkkkk). Agora só falta mostrar uma foto do seu armário e dizer que peças que vc tem e não se defaz de jeito nenhum. Bjocas.

  9. Patricia Noce says:

    Olá! Amo seus looks, você se veste muito bem… adoro seu blog.

    Preciso de uma ajuda, estava olhando as coisa da Ferdy e fiquei maluca com o colar de chinelinho havaianas… Que cores você ainda tem? Quanto ficaria o frete para osasco -sp cep 06236-020
    como faço para pagar ?
    Você poderia me passar por favor as info por e-mail?
    Super Beijocas
    Pati Noce
    patricia.noce@gmail.com

  10. Bia says:

    Amei o post e aqui fica o meu pedido por mais posts assim! Sabe por quê? Porque a maioria dos blogs passam uma msg de que temos que ter tudo que vemos, estimulando aquele desejo de comprar, comprar e comprar novas coisinhas (difíiiiicil resistir). Qdo, na verdade, o mais legal é saber fazer isso aí, misturar, usar de forma diferente as mesmas peças! Amo a idéia de mostrar diferentes looks com a mesma peça! Pode ser o post de toda sexta, o que acha!? hehehehe
    Amei!
    bjs

  11. marcela says:

    Menina eu sou do teu time em relação a isso.

    Quase todas as minhas roupas vão a todos os lugares, isso se deve parte tb aoo fato do meu ambiente de trabalho não ser formal.

    Mas, sinceramente, essa coisa de gente que bota 2 calça jenas e 10 blusinhas separadas no armário pr ir no trabalho é uó!!!! Como vc não se arruma todo dia? Como vc não se sente bem coma roupa que usa antes de sair de casa? Como vc simplesmente boceja e veste qqer porcaria e pronto???

    Se arrumar pra vc, estar bem todo dia e (sim) comprar roupas legais pra ir trabalahar vão fazer vc se sentir o máximo e eu acho que passa uma imagem de pessoa preocupada consigo mesma(no bom sentido).

    Afinal vc confia sua emrpesa na mão de alguém que não se preocupa consigo mesmo????

  12. camis says:

    Taí…eu sempre comprei roupa pra sair….e por isso sempre fiquei 826517654762354 horas na frente do espelho olhando se aquele vestidinho com uma calça básica dá pra sair batido na empresa, rsrs
    Comecei a pensar mais nas roupas de trabalho agora….só porque ganhei um aumento ahahahahha😛

    Adorei os looks, principalmente o do tenis com camiseta e saia. Amooooooooooooooooooooo sair assim🙂

    Um beijo

  13. Juliana says:

    Fernanda, é exatamente assim que penso quando vou comprar roupa ou sapato. Não tem essa de roupa pra trabalhar, roupa pra sair. Vou misturando tudo. Sempre achei bacana minha irmã, que tem guarda roupa de trabalho, de sábado, de domingo…

Leave a Reply

