Perrengue do dia: doar sangue para as vítimas da enchente

Toda vez que eu vou doar sangue, uso a mesma piada: “Valeu galera, hoje não vou ser mais legal com ninguém, tá?”, como se doar sangue fosse garantir meu puxadinho no céu e me dar uns créditos para ser escrota com a humanidade.

Então. Com a tragédia das chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro, achei que seria uma boa oportunidade para a minha doação de sangue semestral – até pq, (infelizmente) peso (bem) mais de 50kg e tenho mais de 18 anos. Peguei uma kombi no trabalho e fui em direção ao Hemorio, uma instituição que, ao que parece, está permanentemente precisando de doadores.

Pois bem. Logo que cheguei, o cartaz dizia que o tempo médio de espera para a doação de sangue era de 5 (como?) horas. Cinco horinhas. Como sou jornalista e nunca acredito em cartaz, entrei. Dei de cara com um casal que estava esperando para doar desde as 8:30 da manhã (isso pq eram 13h), e a responsável pela triagem completamente atônita. Ela explicou que o Hemorio está o caos esses dias, incluindo sábados e domingos. Assim, a melhor forma para quem quer doar é ligar e marcar hora.

Para marcar hora no Hemorio, ligue para:

0800-2820708

Então eu desisti e fui bater perna no Saara.

***

O chato disso tudo é ver que não há infraestrutura para a doação de sangue em períodos como esse. Uma pena. Dizem que a Cruz Vermelha também está lotada de donativos que não chegam aos sobreviventes por causa de entraves burocráticos. Sei que isso desanima bastante (me desanimou) mas acho importante que a gente faça de tudo para ajudar. O jeito mais fácil é doando roupas que não usamos mais, só que os sobreviventes precisam (bastante) de comida, produtos de higiene e água potável. Por isso eu decidi juntar umas coisas, comprar uns galões de água e entregar na estação do Metrô, que é o ponto de coleta mais próximo da minha casa.

Veja como você também pode ajudar:

  • O Itaú-Unibanco abriu uma conta para receber doações para o Fundo de Assistência Social do Rio, e aceita depósitos de qualquer valor. (Agência:5673 – C/C:00594-7- CNPJ: 02932524/0001-46)
  • O Metrô Rio, em parceria com a ONG Viva Rio, recolhe doações em 11 estações das Linhas 1 e 2 (Carioca, Central, Largo do Machado, Catete, Glória, Ipanema/General Osório, Pavuna, Saens Peña, Botafogo, Nova América / Del Castilho, Siqueira Campos).
  • Todos os batalhões da PM do Rio de Janeiro estão recebendo doações.
  • A Cruz Vermelha recebe donativos na sede da entidade, na Praça Cruz Vermelha 10, Centro. A preferência é por água mineral, leite em pó, colchões, roupa de cama e de banho e cobertores. Há também uma conta para doações em dinheiro (Banco Real – Ag. 0201 – C/C: 1793928-5).

 

****

A cena da senhorinha tentando salvar o cachorro também não sai da minha cabeça. Ou o cachorrinho que, único sobrevivente de uma família inteira, não sai do lado da sepultura da dona. Nesses desastres, a situação dos animais de estimação também é desesperadora: os donos, tentando salvar a própria vida, acabam deixando-os para trás e, quando conseguem resgatá-los não podem levá-los para os abrigos, então os bichinhos acabam vagando pelas ruas e lutando entre si por alimento, muitas vezes até a morte. Os feridos acabam sendo infectados e passam muita dor. Há ONGs locais que estão ajudando os bichinhos:

Grupo Estimação – Teresópolis
(Ong da Bebete – Maria Elizabete L. Filpi) 
Banco Itaú
Ag 6103
CC 19918-5
CNPJ 08.996.430/0001-17
Tel. da Bebete: 21 – 8790-7772
 
ONG Combina – Nova Friburgo
(Ong da Juliana Maria B. da Matta)
Banco do Brasil
Agência 0335-2
Conta Poupança 15565-9 em nome de Juliana Maria B. da Matta
CPF 038845347-85
Tel. da Juliana: 22 – 2523-9295
 
Essas são ONGs idôneas. É sempre importante checar as contas, pq vocês sabem que oportunistas surgem a todo o momento 😦
12 thoughts on “Perrengue do dia: doar sangue para as vítimas da enchente

  1. Maíra dos Anjos says:

    Atitude mais que certa!
    E legal você lembrar dos animaizinhos. Vários deles estão láaaa… sem os donos… e os bichinhos também são da família.
    beijos

    e sobre doar sangue: o HEMOMINAS daqui de BH direto tá lotaaaaaado… =/

  2. Deveriaestarestudando says:

    Fê, tão triste isso. E a burocracia piora tudo.
    Lembro que fui doar sangue da última vez, passei uma manhã toda no hemocentro, só depois de umas 3 horas alguém disse que eu não poderia doar pq tinha feito tatuagem há menos de 4 meses. Porque não avisaram no começo!!! Brasil é assim.
    bjks!!!

  3. Paradis says:

    E aí, Fezoca? Como vc tá?
    Realmente faz um tempão que não nos falamos, que saudades de entrar aqui e ver seus posts super cômicos, aliás, alguns nem tanto como esse aqui! Realmente sinto mto pelo que aconteceu no Rio…não conheço essas cidades que sofreram essas enchentes, mas é uma pena pq sempre ouvi que eram lindas (sem falar nas pessoas que faleceram nessa tragédia)! =/
    Quanto às wedges…nooossa, assim que eu as vi soube que tinham que ser minhas. Eu quero uma de cada cor…hahahah…espero que na próxima coleção venha algo parecido pq eu já estou preocupada em desgastá-las!

    :***********

  4. Bia says:

    Fernanda, acho legal mencionar que o Hemorio está pedindo que as pessoas agendem doações, especialmente porque está havendo um boom de doações agora, e eles temem que haja carência de sangue mais adiante.

  5. Fernnandah Oliveira says:

    Amiga, como disse em um dos meus vídeos: “Só consigo me sentir útil, de fato, como pessoa, se eu colocar a mão na massa”.

    Minha igreja pretende levar alguns donativos às três regiões e, se for da vontade de Deus, vou subir a serra para ajudar.

  6. Barb says:

    Muito boa a iniciativa de falar sobre isso aqui. Minha arrumação de guarda roupa esse ano veio em boa hora e já empacotei tudo e mandei pros postos aqui de Brasília que estão encarregados das doações pro rio, vai dar pra vestir bastante gente. Estou pensando em comprar tipo sabonetes que custam tipo centavos, comprar aqueles pacotes e mandar pra lá, as vezes a gente acha que o que doamos é pouco (inclusive sangue né) mas pra uma pessoa vai fazer toda a diferença.
    Bjão e não desista de doar sangue!

  7. Isis Selene says:

    Oi Fernanda!!
    Eu estava há algum tempinho procurando algum lugar que estivesse dando apoio aos animais, mas só encontro as contas bancárias… como não conheço nenhuma, então não sabia o que fazer.
    Essas ongs que vc postou, você as conhece? dá pra acreditar?
    eu quero muito ajudar os bichinhos, chorei muito com o cachorro da velhinha…
    pode me ajudar (a ajudar)?
    beijokas

Leave a Reply

