Pq mandar fazer suas roupas?

Confesso que fiquei surpresa com a resposta de vocês naquele post sobre a Dona Nininha, minha querida costureira (ah, ela deixou eu passar o tel dela, quem quiser, me manda um e-mail). Não imaginava que tanta gente tinha essa vontade de fazer suas próprias roupas, escolher tecidos, corte, essas coisas. Isso é muito bacana. Daí que a Carol, leitora fofa do blog (pq as leitoras do So Shopaholic estão entre as mais fofas da internet, haha), formada em Modelagem, está fazendo pós-graduação (fina!) e o projeto de conclusão de curso é justamente sobre as motivações que levam alguém a querer fazer suas próprias roupas.

A Carol pediu uma ajuda e eu não tinha como dizer não. So Shopaholic também está no meio acadêmico, meu povo, tavam achando que era só futilidade? Então queria pedir um help de vocês para responder às três questões principais do projeto de conclusão dela. Vamos?

1:: Por que você faz ou gostaria de fazer roupas sob medida?

2:: Quais os prós e contras de mandar fazer uma roupa?

3:: Em quais situações você usa as roupas que manda fazer (festas, lazer, trabalho, etc.)?
 
4:: O valor influencia na sua escolha?
.

Minhas respostas:

1:: Muito pela vontade de ter coisas só minhas, que ninguém mais tem. Muito também pela criatividade, gosto de imaginar peças e a satisfação de vê-las prontas é muito grande. E muito também pelo formato do meu corpo – meu próximo plano é mandar fazer uma calça bacana, já que todas vestem mal em mim.

2:: Prós: ter uma roupa com caimento bacana e do jeito que você quer. Contra: ficar esperando. Sou suuuper ansiosa, e muitas vezes Dona Nininha demora mais do que eu gostaria para entregar uma peça.
 
3:: Atualmente tenho feito roupas para o dia a dia, para o trabalho e para o fim de semana. Para roupas de festa, não sei, tenho medo de não ficar tão bom.
 
4:: O valor foi o que me motivou antes de tudo! Quando vi que um tecido lindo, estampado, custava menos de R$20 o metro, dei uma surtada. Na verdade, comprei os tecidos antes mesmo de encontrar uma costureira. Virei literalmente alocka dos tecidos, gastei uns R$50 feliz da vida.
.

E vocês meninas?

.
Para quem preferir responder a Carol por e-mail, o endereço é amodelistacontato@gmail.com
.
Beijos!

36 thoughts on “Pq mandar fazer suas roupas?

  1. thays says:

    Ah! Eu adoro mandar fazer roupas e – eu mesma – customizar algumas roupas que eu já tenha e não use mais.

    Vamos às respostas:

    1- Pela exclusividade da peça, além disso, o custo é relativamente baixo levando em conta que tudo vai sair do jeito que você quer, tecido, tamanho e essas coisas, na loja as vezes você paga caro por uma coisa que as vezes não veste tão bem, ou o tecido não lá essas coisas…

    2- O pró é poder usar a criatividade na hora de escolher modelos, estampas e tecidos, comprar pronto não te dá tanta liberdade. um dos contras é a dificuldade de encontrar costureiras realmente boas e que cobrem um precinho amigo.

    3- Costumo usar mais para o lazer, mas dá para usar no dia-a-dia do trabalho também.

    4- Com certeza! Mas no meu caso a questão da exclusividade também é um fator primordial.

    Abração
    espero ter ajudado!

  2. Katha says:

    se é vc que tá pedindo, Fer, seu pedido é uma ooordem😉

    1:: Por que você faz ou gostaria de fazer roupas sob medida?
    poque assim elas ficam do jeitinho exato que eu quero! muitas vezes eu vejo um vestido, mas acho que ele poderia ser de outra cor, de outro tecido, mais curto, mais fechado.. etc.

    2:: Quais os prós e contras de mandar fazer uma roupa?
    prós: fica mais em conta (na maioria das vezes), vc pode escolher o tecido e a modelagem, vc nao precisa vasculhar milhares de lojas em busca do modelo perfeito.
    contras: pode ser que o tecido nao tenho o caimento que vc imaginou, ja que pelo menos eu, nao sou uma expert no assunto.
    e tbm pode ser que a modelagem nao fique tao boa no corpo quanto vc imaginou.

    3:: Em quais situações você usa as roupas que manda fazer (festas, lazer, trabalho, etc.)?
    geralmente mando fazer para festas… já que os vestidos mais chiques sao muito caros e na costureira fica mais em conta.
    porém algumas vezes tambem encontro um tecido taao bonito que nao resisto e mando fazer uma peça para o dia-a-dia mesmo.
    tambem é muito bom mandar fazer uma peça que vc sabe que sairá de moda em breve.. dai vc nao gasta uma fortuna com ela e nao fica com pena de se livrar depois!

    4:: O valor influencia na sua escolha?
    Sim, principalmente nas roupas de festa… já nas peças mais simples, as vezes o valor fica praticamente o mesmo (minha costureira é meio careira.. haha).

    bem, espero que eu tenha contribuido um pouco! bjs da Katha do http://mysweetfashiondreams.blogspot.com/

  3. anna says:

    Muito ótima essa pesquisa da Carol ! Responderei-a por e-mail.
    Hoje mesmo tô indo conhecer outra costureira, para poder ter mais de uma opção.

    E concordo com a Thays aí em cima: dificil é achar uma boa costureira ! E depois disso, tem que virar amor mesmo.

  4. anna says:

    Ah não me aguentei, vou responder por aqui também vai:

    1:: Por que você faz ou gostaria de fazer roupas sob medida?
    Porque geralmente não acho para comprar as coisas de que gosto, e assim posso escolher a cor, modelo, tecido, e tem mais chances de ficar bem no meu corpo. Também acho o valor mais justo. E é realmente muito legal ver uma coisa que vc imaginou virar uma roupa que vc vai usar.

    2:: Quais os prós e contras de mandar fazer uma roupa?
    Prós: ter controle sobre o modelo, cor e tecido, poder ajustar uma parte que não tenha ficado totalmente ok, preço. Contras: demora, é dificil encontrar uma boa costureira, nem sempre as peças ficam como você imaginou, mesmo quando a costureira é boa, tem que ter um certo know how de tecidos e modelagens, e você pode apanhar um pouco no processo e perder alguns metros de tecido e algumas horas de paciência.

    3:: Em quais situações você usa as roupas que manda fazer (festas, lazer, trabalho, etc.)? Em todas, menos festas: uma vez mandei fazer um vestido mais fino e deu muito errado. Mas devem haver costureiras ótimas de festas. Também mandei fazer figurinos de peças de teatro e curtas metragens em que trabalhei, ás vezes era mais barato que comprar pronto, já mandei fazer até camiseta de homem.

    4:: O valor influencia na sua escolha?
    Sim, na minha experiência a relação custo benefício foi sempre a melhor, mas nem sempre foi mais barato.

  5. Luciana says:

    Acho que o mais dificil é o que vcs já comentaram várias vezes… o problema dos dois B’s!!! Uma costureira boa e barata!
    Mas as vezes mesmo uma cara dependendo do que se pede ainda vale a pena. Cada vez que vou ao Brasil fico chocada com certas lojas de roupas aí… penso que estão vendendo ouro e não roupas!!! Um absurdo!!!
    ★.•*¨)★.•*¨)¸.•*¨)
    (¸.•´¸.•*¨)★.¸.❤❤Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ ♥ ♥ (¯`•´¸.¸.☆¨¯`♥¸¸.¸.☆❤ •´¸.•*´¨) ¸.•*¨)★
    Bjs :-*
    Luciana
    http://www.bazardaslulitas.blogspot.com

    “A beleza de uma mulher não está nas roupas que ela veste, no corpo que carrega, ou na forma que ela arruma o cabelo.
    A beleza de uma mulher deve ser vista pelos seus olhos, porque essa é a entrada para o seu coração, o lugar onde o amor mora.”

    (¸.•´¸.•*¨)★.¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨) ¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)★

  6. Rosa says:

    Fê,

    Mandei fazer roupas poucas vezes, na maioria delas para festas e cerimônias, mas penso futuramente (ou seja, quando tiver dinheiro!) em contratar alguém que me oriente e cuide daquilo que eu tenho em mente, mas não saberia bem expor de forma prática ou técnica.
    O principal motivo não seria propriamente a exclusividade, mas o fato de o tipo de roupa que me interessa, sobretudo para o trabalho, não ser tão comum no mercado (popular). Gosto de roupas mais sóbrias, saias altas, blusas neutras, não sei explicar bem, mas seria algo meio anos 50, eu acho. Coisa que não encontro na maioria dos lugares.

  7. Juli says:

    Se você tem um boa costureira, vale a pena mandar fazer roupa de festa. Primeiro mande fazer uma coisa simples para ver se a pessoa é boa profissional. Comigo já aconteceu de ir numa num lugar super bonito e fazer serviço mal feito e de ir em um lugar bem feio e a costureira fazer uma obra de arte.

    Meu vestido de noiva, maravilhoso poderoso, foi feito pela minha sogra, e gastamos quase nada, muito mais barato que alugar na pior das piores das lojas de aluguel.

  8. Luiza says:

    1:: Por que você faz ou gostaria de fazer roupas sob medida?

    Pq a predominância na modelagem atual não favorece meu tipo físico. Tenho quadril largo e coxas grossas, mas braços finos e busto pequeno. O que fica bom “em cima”, fica apertado “em baixo” e vice-versa.

    2:: Quais os prós e contras de mandar fazer uma roupa?

    Vejo muitos prós, como a economia, o caimento perfeito e a exclusividade. Os únicos contras acredito que sejam a demora e a possibilidade de não ficar exatamente como foi imaginado.

    3:: Em quais situações você usa as roupas que manda fazer (festas, lazer, trabalho, etc.)?

    Festas! Tenho muitos vestidos “exclusivos”. E poucas peças para trabalho, como calça e saia social.

    4:: O valor influencia na sua escolha?

    Certamente. Moro na ZS do Rio e fico abismada com o preço das peças. Um vestido longo de malha não sai por menos de 180 reais, enquanto o tecido + mão de obra da costureira chegam a, no máximo, 60.

  9. LaReK says:

    Aí vai minhas respostas:

    1:: Por que você faz ou gostaria de fazer roupas sob medida?
    Porque eu gostaria de materializar minhas ideias! Várias vezes tenho uma vontade de ter uma roupa, mas não acho exatamente como eu quero – cor, material, detalhes…

    2:: Quais os prós e contras de mandar fazer uma roupa?
    Prós: Ter uma roupa só sua!
    Contras: Demora, preço e dificuldade em achar profissionais.

    3:: Em quais situações você usa as roupas que manda fazer (festas, lazer, trabalho, etc.)?
    Mandei fazer pouquíssimas vezes, só para festas.

    4:: O valor influencia na sua escolha?
    Sim. Penso que o valor pode ser mais caro do que uma roupa normal que eu pagaria. Mas geralmente é bem mais caro.

    P.S. Quero uma Dona Nininha aqui em CWB!

  10. Cherry Bloom says:

    1. meu corpo é estranho e eu SOFRO escolhendo roupa e achando tudo lindo nas araras e tudo estranho no provador. sem contar a criatividade né? e o gostinho de que cara, ninguém vai ter igual é claro!!!

    2. só vejo contra de nao conhecer uma costureira bacana. E o maior prós é nao gastar aquela grana naquela marca só pela etiqueta.

    3. EM TUDO! Até as que eu mesma me aventuro à cortar e colar. Uso em qualquer lugar…

    4. MUITO. De uns tempos pra cá é o que MAIS tem me motivado. Onde mais eu encontraria sei lá, uma saia linda e super estruturada com estampa de sei lá pinguins? gente, ter uma costureira é como encontrar o pote de ouro no final do arco iris. E eu recomendo ao mundo porque total aflora a criatividade do ser humano. (to filosofa?)

    beijao sua sortudaaaaaaaaa
    eu quero o contato dela, vou te mandar um email🙂

  11. A Modelista says:

    Fernanda,
    Muito obrigada! O seu depoimento e de todas as meninas vai ser fundamental no meu trabalho e vai ajudar a compreender essa volta ao desejo de uma roupa só nossa.

    beijos!

  12. jaciara says:

    Antes de responder as perguntas, quero dizer que sou filha de costureira e por isso quero prestar uma homenagem a essas mulheres que, por causa da introdução de roupas de malhas, e outros tecidos que não sei o nome(um deles é aquele que se você transpirar só um pouquinho o desodorante grita no desespero) o serviço delas ficou escasso.
    Respostas:
    1- Eu gostaria de fazer roupas sob medida porque como sou baixinha, peitudinha e barriguda ( cruzes!!!), é muito dificil ver aquele vestido lindo na vitrine ter o meu numero ou ficar bem no meu corpo.
    2- Os prós é você desejar ter uma roupa que você viu na revista ou na loja e ter uma pra você ou usar da sua criatividade pra ter algo que é a sua cara. Os contras é realmente a espera pra entrega da roupa, as provas de roupas que são chatinhas e se você não tiver a sorte de achar uma boa costureira, o susto que você leva quando a roupa não ficou do jeito que você imaginou.
    3- Já faz algum tempo que não faço roupa, mas eu faria em caso de festas ou roupa pra trabalho.
    4- Com certeza o valor é algo que influencia bastante na escolha de uma costureira e acredito que em casos de uma roupa com tecido bacana o resultado é sempre mais econômico

    • maria resende says:

      OLA ESTIVE A LER K PREFIRIA MANDAR FAZER ROUPA POIS EU SOU MODISTA NAO SEI DE ONDE E DOU-LHE A MINHA PALAVRA EMBORA SEIJ ESCRITA K SE TIVER ENTERESADA EM ROUPA POIS EU TRABALHO PARA FORA MAS JA A MUITOS ANOS O K AS PESSOAS NAO SABEM UMA BOA MODISTA PODE FAZER MILAGRES BJS

  13. Aline Aimée says:

    1. Poder vestir o que me der na telha, sem ficar refém do que as lojas oferecem, e ter roupas adequadas ao meu tipo físico.

    2. Prós: ter uma roupa exclusiva e que me vista bem. Contra: esperar, tb sou mt ansiosa!

    3. Até que as roupas que mandei fazer eram bem versáteis. Iam do lazer ao trabalho.

    4. Nesse quesito, ainda não dei sorte. A costureira que eu tinha era careira, por isso, deixei de fazer.

    Beijocas!

  14. Cris says:

    Fê, eu vou responder lá pra Carol, pq AMEI esse tópico. Seu blog é um dos poucos em que comento, pq acho vc muiiito fofa e muiiito foda!! Não te conheço, mas me identifico muito com vc. Gosto de gente que “se vira nos 30 pra ter estilo”, mesmo com um budged não muito alto, pq com grana, né? É mole. E btw, já te vi na rua e te achei TÃO MAGRA, é sério. Só fiquei com vergonha de falar contigo, vc tava voltando pra casa, com aquela cara de “vou pegar o ônibus”, eu sei bem como é isso, não quis te incomodar.
    Ihhh, já me perdi no que ia falar,normal acontece… Só entrei pra dizer que quero o tel da Dona Nininha sim, eu lembro que já conversamos sobre esse necessidade de uma costureira ano passado,e até que eu aprenda a costurar, vou precisar muito de uma. Outra coisa, e foi isso que eu entrei pra falar, vc já viu os tecidos que vendem no e-bay? É de pirar na batatinha, coloquei os meus “motivos” preferidos: skull, stars e hearts, veio cada coisa LINDA!! Ahh, meu cartão de crédito… BEIJOS!!!

    • Fernanda Alves says:

      AAAAAAAAAH, para tudo, Cris me achou maaaaagra!! Não quero ser fofa, não quero ser foda, quero é ser maaagra – hahahahaha, brincadeira!
      Menina, agora você arrumou dois problemas comigo:
      1) como assim vc me viu e não falou comigo?
      2) como assim tecidos no ebay? como eu nunca tinha pensado nisso? vc abriu um vespeiro, menina!

      Mas tá tudo perdoado pq vc me achou magra🙂

  15. Alice Cardoso Brandão says:

    Eu adoro roupas feitas sob medida! Estou entrando na onda de mandar fazer sapatos, foi só um mas compensou tanto que há uma grande possibilidade de eu parar de comprar sapatos. =D

    1 – Gosto de mandar fazer pelo valor e pelo fato de eu poder escolher tudo, o modelo, fazer algum detalhe que no original não exista e por poder escolher os panos.

    2 – Pós: valor e totalmente customizável. Contra : o fato de escolher o pano acaba comigo, às vezes vejo uma roupa em uma loja com um pano lindo mas a estampa é exclusiva. Me mata!

    3 – Sempre. A maior parte das minhas roupas são feitas sob medida. Minha mãe é costureira e me acostumei.

    4 – Muito, né? Já que, pra mim, o único custo é o pano. Vou em lojas, vejo o preço absurdo de um vestidinho, minha mãe olha e fala: faço em uma sentada. Ahahaha Não tenho coragem de comprar. Pagar 60 reais que seja em um vestido sem detalhe nenhum não dá.

    ;*

  16. Aline says:

    Ahhhh… Vou ajudar a colega também!😉

    1:: Por que você faz ou gostaria de fazer roupas sob medida?
    Porque assim eu teria roupas com a minha identidade, além da exclusividade e da adaptação ao meu corpo, porque né, nem tudo que vendo por aí te cai como uma luva. O valor também é algo que levo em consideração.

    2:: Quais os prós e contras de mandar fazer uma roupa?
    Prós:
    possibilidade de ficar do jeitinho que você imaginou, porque nem sempre fica. A não ser que se encontre uma boa costureira.
    O preço para se ter uma peça que você viu em tal loja por R$XXX,00 e poder tê-la por R$X/2,00;

    Contra:
    O tempo de espera para a peça ficar pronta.

    3:: Em quais situações você usa as roupas que manda fazer
    Geralmente no trabalho e no laser. Tenho medo de arriscar para roupas de festas, uma vez que o tecido vai ser mais caro e se não ficar do jeito que vocE queria etc.

    4:: O valor influencia na sua escolha?
    Sim. Uma colega comentou aí m cima sobre o vestido de noiva. O meu eu também mandei fazer numa costureira que tinha uma loja de noivas. Ela fez o vestido que eu queria por metade do preço do mais barato que eu vi para aluguel.

    Espero ter ajudado.
    Boa sorte com seu trabalho de conclusão. Passei por um final do ano passado e sei que dá um certo trabalho. Abs!

  17. Priscila says:

    Eu tb adorooooooo quando consigo mandar fazer roupas que sonhei! Sou super mignon e quase sempre preciso apertar ou ajustar as roupas, por isso, nada melhor que uma costureira de confiança, né? Se puder me passar o contato dela, agradecerei eternamente!🙂

    • maria resende says:

      OLA TENHO ESTADO A LER SERTOS COMENTARIOS K FAZEM A RESPEITO DAS ROUPAS SOU SUSPEITA MAS NAO HA NADA COMO MANDAR FAZER ROUPA A MEDIDA SO QUE TAMBEM NAO E PARA TODAS AS BOLSAS FICA MUITO MAIS CARO MAS TAMBEM E PEÇA UNICA E FEITA AO CORPO EU COSTUMO A DIZER VALE MAIS TER POUCO MAS BOM, PORK A MUITA JENTE K TEM MUITA ROUPA MAS ENFIM DASE O NOM,E K SO SAO FARRAPOS FALO ASSIM PORK TENHO EXPERIENÇIA SOU MODISTA E POSSO PROVAR COMO PONHO SEIJA K CORPO FOR JEITOSO TENHO UMA PEQUENA LOJA TENHO TEÇIDOS E CONFEÇ A MEDIDA TEÇIDOS SEMPRE DA ULTIMA COLEÇAO

  18. Juliana Sousa says:

    1:: Por que você faz ou gostaria de fazer roupas sob medida?
    Por ser alta e gordelinha, ou seja, os GG’s das lojas parecem tops pra mim.

    2:: Quais os prós e contras de mandar fazer uma roupa?
    3:: Em quais situações você usa as roupas que manda fazer (festas, lazer, trabalho, etc.)?
    Em todas as ocasioes, acabei de achar uma costueira que faz blusas de malha leve, vestidos básicos e tô adorando e o melhor é que não precisam ter aquelas estampas escalafobeticas das lojas GG

    4:: O valor influencia na sua escolha?
    Influencia demais, tanto que pergunto antes, e anda saindo mais barato que em loja.
    Maaaaaaaaaas, uma vez o namorado saiu em busca de um costureiro pra fazer um vestido de festa, e é um boca aberta ficou dizendo onde trabalha e os caralhos a 4 além de só ter perguntado o preço qdo ficou pronto. o cara cobrou 350 reais num vestido bem mal feito, e como era véspera da festa nao tinhámos outra escolha, era um vestido super simples num tecido tipo cetim e ele cagou meu desenho. Não sei como ele vai arrumar, já faz 3 meses e não voltei lá, mas pretendo voltar pq reexperimentei o vestido esse fim de semana e tá horrendo, caindo nos ombros, um terror. Precisava desabafar haha

  19. Tânia says:

    Por que fazer? Sou bem baixinha, geralmente tudo fica grande em mim; Posso fazer com a cor e o tecido q mais gostar…por aí vai.

    Prós e contras? Já aconteceu de não gostar da roupa várias vezes, porque o modelo não caiu bem em mim…e outros motivos q se eu tivesse experimentado antes, não compraria, mas como mandei fazer, só deu pra ver depois, rs

    Em q situações uso? Em todas! Minha costureira é tipo INCRÍVEL, costura como poucas, faz vestidos de festa lindos.

    O valor? Siiimm! Influencia muito. Até que em roupas de malha não, mas qualquer top de tecido é 120,00 aqui em Goiânia, mandando fazer sai por menos da metade do preço.

    Beijos

Leave a Reply

