#Clássico do Finde

Esse fim de semana eu fui pra casa do namorado fazer um programa que tem sido o nosso preferido nos últimos tempos: baixar filmes clássicos e assistir na TV. Pq, assim, eu ainda acho que o tipo caricato de cinéfilo (a pessoa que se define como cinéfilo em sua característica principal) vai direto para o barquinho das pessoas chatas (ele te pergunta um filme preferido, você fala que não perde nenhum 007, ele olha pra sua cara e só falta vomitar, sabe como? Ou que diz que gosta de cinema japonês, mas tirando esses blockbusters tipo Kurosawa, tá? E que faz cara feia se você come pipoca no cinema. Então, esse tipo) mas, ao mesmo tempo, eu gosto de cinema, e adoro ver as listas de Melhores Filmes de Todos os Tempos e notar que há uma infinidade de filmes que ainda não vi. Me desafia a ver todos. E gostar de alguns.

Daí que esse fim de semana assistimos Goodfellas (Os Bons Companheiros, no português), do Martins Scorcese. E taí, pra mim, lado a lado com a trilogia do Poderoso Chefão, como os melhores filmes sobre a máfia italiana: charmoso, engraçado, prático, violento. E tem Ray Liotta que, apesar de sua pele ruim, dá um caldo como Henry Hill, um cara que sempre quis ser da máfia e admira o estilo de vida acima de tudo (me lembra os aviõezinhos do tráfico no Brasil) e, por isso mesmo, se deixa levar por uma série de acontecimentos que parecem fugir ao seu controle. (eu gosto muito desse tipo de narrativa, parece que a vontade do personagem está abaixo das circunstâncias. me lembrou um livro da Patrícia Mello chamado O Matador, que está entre os meus preferidos.)

Deixo aqui algumas imagens desse filme, feito em 1991 mas cuja narrativa se desenrola do fim dos anos 50 até os 80.

.

Joe Pesci no papel que lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante

.

.

Qualquer semelhança com o título do blog é mera coincidência

.

Cat Eye, quem curte?

.

.

Ray Liotta as Henry Hill

.

E o vestido longo e soltinho de poás?

;

.

O elenco hoje (ao que parece, só o De Niro envelheceu, haha).

.

Pra fechar, a música que não sai da minha cabeça: Layla, do Eric Clapton, que a ignorante aqui nunca tinha ouvido com o instrumental (LINDO) do final (a partir do 3º minuto da música):

.

Outros filmes que assistimos nas últimas semanas:

– O Iluminado

– Blade Runner

17 thoughts on “#Clássico do Finde

  1. Gabriela Gonçalves says:

    Eu tbm acho essa denominação de cinéfilo muito limitada.
    Como eu acabei de entrar no curso de Publicidade tem uma lista interminável de filmes clássicos que eu tenho que assistir. Tenho e quero na verdade.
    Acredita que eu nunca vi Casablanca ou Bonequinha de luxo..pois é
    Posta mais sobre filmes ;D

    Beeijos
    e ah, seu cabelo ficou liindo quero igual pra ontem

  2. says:

    Fê, eu adoro filmes de máfia, gângster. O que eu mais gostei de todos que já vi foi: Era uma vez na America, de Sergio Leone. Magnífico!

  3. Carol Rocha says:

    Também estava nessa vibe junto com o namorado de assitir a filmes clássicos. É tão gostoso né! Mas lá se foram minhas férias e meu tempo, logo meu programinha bom de findi está paradinho esperando por brechas.
    Ainda não assisti Goodfellas. Pra falar a verdade agora que estou tentando assistir a trilogia do Poderoso-Chefão!
    Mas, assiti o Scarface e adorei. =)
    Concordo muitíssimo com você em relação aos “cinéfilos”. Eles agem exatamente assim…super irritantes!
    O que você achou do O Iluminado? (também assisti há pouco)

    Um beijo e bom feriadão. (adoro seu blog e sempre venho por aqui, mas nunca comentei)

    • Fernanda Alves says:

      Eu ADOREI o Iluminado! O filme todo é incrível, os figurinos também são muito bacanas e o Jack Nicholson… ah, adoro esse cara! João até me perguntou durante o filme “vc acha esse cara gatinho” (vá lá, ele era jovem) e eu “aaaam, beeeeem… bonito ele não é, mas tem uma coisa nessa sobrancelha arqueada e nesse sorriso psicopata, né?”. ô se tem.

      P.S.: Scarface também está na nossa lista! Bjs

  4. Loli says:

    Feeeeeee eu adoro filmes clássicos, em 2003 peguei uma greve imensa na faculdade e aproveitei pra passar o dia assistindo os clássicos do cinema… acho que isso é importante não pra vc botar banca de intelectual, isso realmente é um saco, mas pra ter o mínimo de cultura cinematográfica pra poder conversar sobre o assunto sem posar de idiota. Nem esnobar Kurosawa nem assistir só blockbuster, né?
    Você já viu 12 homens e uma sentença? É um dos meus filmes favoritos, com Henry Fonda, é de 1957, preto e branco, mas tem um remake de 1987 colorido com Jack Lemmon que causa o mesmo efeito. O filme todo passa dentro de uma sala, mas é um PUTA filme. Recomendo muito!

    • Fernanda Alves says:

      ADORO 12 homens e uma sentença! Vi pela primeira vez no curso de jornalismo, em uma aula sobre argumentação. Vi o original, mas fiquei curiosa para ver a versão com o Jack Lemmon.

      Beijos!

  5. Loli says:

    O problema dessa lista é que sempre aparecem uns filmes blockbusters meia boca recentes, mas logo logo eles caem.
    Desculpa os posts seguidos.

  6. LUD says:

    Também tenho minha listinha dos livros e filmes que não posso morrer sem ver!!! Agora eu tenho uma outra lista: dos que eu não “gueeeento” mais, e não vejo mais nem a pau: filmes de nazista x judeu; comédias românticas água com açúcar; de vampiros; de terror (que vão do número 1 ao 56); de lutador(a)- que apanham, apanham e ganham no final.
    Ah, também não vejo mais filmes-que-detonam-Nova-York-com-catástrofre-natural-ou-aliens.

  7. Cherry Bloom says:

    Adorei esse tipo caricato de cinéfilo hahahahah mas faltou o óculos né? afff racinha booooring.
    Eu me considero amante de filmes. B. Trash. Clássico. Documentário musical. Alternativo. Besteirol americano. Enfim…
    As vezes (principalmente quando quero ficar fora do shopping ou liquidações ou muitas das vezes preguiça mesmo de sair do quarto) eu e boy fazemos muito isso. A gente baixa e se gostarmos, tiramos um dia pra procurar nessas promoções das lojas americanas. Temos uma coleção bem bacana, por sinal.
    Esse filme do Martin Scossese é show! E dos 3 citados é o único que (ainda) não achamos pra comprar, rsrsrs

    Esse ano nós resolvemos só ver filmes brasileros no cinema. Ou esses festivais de filmes que nem foram da nossa época (como no meio do carnaval fomos assistir “vai trabalhar vagabundo, dos anos 70 na caixa cultural) E claro, o festival de documentários musicais e/ou aquele que sempre rola da totem. De resto, vou te contar, prefiro baixar em casa. Sem filas. Muita comodidade.

    Beijos😀

  8. Thais Maranhão says:

    Fê, esse filme é muito bom!!! adoro,não me canso de assistir.
    Vc já viu Cassino … os dois são muito parecidos um pouco da história ,figurino ,fotografia e os atores também.Fica dica para quem não viu .
    OBS:AH! JACKIE BROWN DO QUENTIN TARANTINO TAMBÉM É ÓTIMO (SOBRE UMA GANGSTER MULHER.ADORO TAMBÉM,TRILHA SONORA ENTÃO… NEM SE FALA)
    bjus

    • Fernanda Alves says:

      Engraçado que meu pai também adora cinema e, quando falei de Goodfellas, ele super confundiu com Cassino! Fiquei com vontade de ver!

      Aaaaah, o namorado já baixou Jackie Brown! Vamos tentar ver na semana que vem🙂

Leave a Reply

