A Cozinha Maravilhosa da Shopaholic

Quem me segue no twitter (corre lá!) ou tem conta no instagram sabe que eu vivo postando fotos de comida. A maioria delas de receitinhas que tenho arriscado na casa nova. Ao meu favor, tenho algumas recordações da minha mãe cozinhando (e algumas dicas do tipo “creme de leite não pode ferveeer!”), de programas de TV (adoro a Nigella), nenhum medo de errar e um namorado faminto e apaixonado que acha tudo ótimo (sério, parênteses aqui: na minha casa a gente nunca reclamou da comida da minha mãe. Nem quando tinha sal demais ou ficava meio queimadinho. Não que eu fosse tomar uma lição de moral ou coisa do tipo, mais por uma questão de respeito. E minha mãe é do tipo que vai a restaurante e, se gosta, tenta reproduzir em casa, sabe? Então a gente nunca teve medo de experimentar, e geralmente tudo saía ótimo. E ela ficava na humildade, dizendo que foi no “improviso”).

Para quem não tem twitter ou instagram, de tempos em tempos eu publico umas fotinhos aqui pra vocês 😉 E ainda vou dar receitinhas! alocka das cozinha maravilhosa!

.

.

Para esse fim de semana, fiz um creme de cogumelos que comi em um restaurante lá em BH, achei uma delícia e relativamente fácil de reproduzir. Peguei essa receita aqui e fiz algumas adaptações (se toda boa fashionista sabe combinar as tendências com o que tem no armário, então toda cozinheira deve saber adaptar as receitas à sua despensa. Reflitam!):

Ingredientes:

  • Cogumelos (comprei champignons e shiitake in natura, não sei se funciona com conserva)
  • Manteiga
  • Cebola
  • Creme de Leite
  • 1 colher de sopa de caldo de legumes (usei aquele de potinho que parece uma gelatina)
  • 1/2 xícara de vinho branco

(tem quantidade nessa bagaça não, Fernanda? Não, tem não, minha gente. É tudo no olho.)

Modo de fazer:

Refogue a cebola com manteiga e os cogumelos. Depois que estiverem mais macios (5 a 10 minutos) adicione o vinho. Deixe no fogo baixo por 15 minutos e dissolva o caldo de legumes. Ao final, coloque o creme de leite e desligue o fogo (valeu, mãe). Coloque sal a gosto.

Modo de comer: com torradinhas! Mas é tão delicioso que rola colocar em cima do peixe, do arroz, comer puro…

.

.

.

.

Para acompanhar: peixe (feito no forno, a receita fica para outro dia), arroz integral e salada verde. Além do vinho, claro!

20 thoughts on “A Cozinha Maravilhosa da Shopaholic

  1. Cherry Bloom says:

    Mas tá demais essa nossa Nigella brasileira!!!
    Que marraviiiiiiiilha 🙂

    Hmmmm deu fome! Vou tentar, digo, vou levar pra mamãe porque eu sou um desastre e nao tenho coragem ainda de me arriscar hahahaha

    Beijao sua linda!!!

  2. Liliane Nunes says:

    Hummmm………. Fiquei babando aqui, com água na boca de verdade! Amooo cogumelos, shiitake, shimeji, champignon… e esse peixe? Deve ter ficado mesmo uma delícia! Receita anotada! 😉

  3. Loli says:

    Fe, não leve a mal, mas nada com manteiga e creme de leite pode ficar ruim… hauhauahau.
    Sabe que um dos motivos que mais me faz ter vontade de casar logo e ter minha casa com meu noivo é ficar cozinhando?? Adooooro! Não sei, porém, mas tenho muita vontade de aprender.

  4. Dani says:

    Olha que coincidência: hoje mesmo me aventurei a fazer um estrogonofe! nunca tinha feito e nem sabia como fazia, mas pensei: já vi a mama mia fazer váááárias vezes, não pode dar errado! Mas só me lembrei de uma diquinha: engrossar com farinha de trigo, pq no restaurante chiquetosérrimo onde ela trabalhou ela aprendeu esse macete e sempre repete isso qd faz o prato. De resto, improviso total.
    Deu certo, pena que não tinha ninguém pra comer comigo, minhas folgas são muito loucas. hahaha

    Beijos e parabéns pela nova casa!

  5. Aline O. says:

    Que finos vcs dois! A comida parece maravilhosa, aprecio muito mais os pratos salgados, fico logo com água na boca ao ver fotos de pratos bonitos.
    Beijo, Fê =)

  6. ,Marcela de Vasconcellos says:

    Adooooooro Nigella, porque ela faz comida de gordinho e eu sou magrela que come quantidades dignas de pedreiros.

    Gosto muito do Jamie Olliver também, ele tem um programa só de refeições em 30 minutos, ele faz acompanhamento , o principal e sobremesa em meia hora. E tudo comida de verdade, nada de coisas impossíveis de achar.

    Afinal, melhor viver de adpatações caseiras do que de comida de restaurante chiea de bicarbonato, fermento e outras coisas…

    Parabéns!!!

  7. Carla says:

    adorei!!!! posta sempre receitinhas pq tb to nesse babado de me aventurar na cozinha………..

    bjoka 🙂

  8. juliana spalla says:

    e tão bom conzinhar p/ quem a gente ama, a comida sai melhor rssss… depois posta a receitinha do peixe. bj.

  9. Márcia says:

    Eu sempre adorei champignon, funghi e afins,mas tive uma crise alérgica uma vez, do lábio ficar inchado, sabe? nunca mais comi! Uma pena, porque eu adooooro!
    Eu nunca cozinho, mas qdo faço é assim como vc, no olho, juntando tudo, no fim dá certo!

    Bjs

  10. jota c. says:

    Oi Feh ,

    Gostaria de saber se posso pegar umas fotinhos suas aqui do seu blog? Fui convidado para colaborar em um blog sobre beleza negra e gostaria de falar sobre meninas negras cheias de estilo e que são refernência de moda .E além de tudo tem o cabelo lindo! E em quem pensei ,vc!?
    Por favor ,diga que sim ,pois se não meu post vai ficar mt pobre!
    Bjs! Conto com vc.

  11. Marcia Barbosa says:

    Feee,
    tambem ADORO a Nigella!!!
    Tenho os 3 livros dela e outros de culinária.
    Estou doida pra ter um cantinho só meu, ter as minhas panelas e os meus utensílios e fazer todas as comidas gostosas que eu amo.
    Ontem fiz um rosbife de mignon e um ratatouille (eu vou postar no meu blog de pobre).
    Parabéns!!!!
    Bjs

Leave a Reply

