Notinhas da Shopaholic!

Obrigada!

Obrigada a todo mundo que veio comentar aqui sobre a minha compulsão por compras. Já estou tratando assim, como compulsão. Vamos ver se eu me acostumo com o termo. O fato é que, tirando algumas raras exceções (as leitoras aqui do blog são sempre fofas e educadas), todas que comentaram mostraram alguma simpatia e deram seus conselhos com muito tato e elegância. A Ana, como fofa que é, fez um post totalmente gracinha lá no blog dela, e me citou.  Gente, blog não é só festinha e amostra grátis. É (no meu caso) se expor e correr o risco de tomar umas pedradas. Então, antes de apontar e dizer “gastadeira”, “irresponsável”, “infantil”, é bom pensar um pouco. Eu não sou um personagem. O blog é sobre mim, então todos os comentários que aparecem aqui são, automaticamente, pessoais. E eu levo muito a sério.

Obrigada 2:

Ao namorado, que me emprestou um dinheiro e me ajudou a pagar algumas dívidas. Ele também fez uma planilha no Google Docs que eu devo preencher todos os dias com meus gastos. Vai ser foda, eu sou muito desregrada, mas ele me cobra sempre e falou que, ao final de 3 meses, eu vou ver como gasto dinheiro em porcaria. Vai ser tipo aquelas dietas que vc tem que anotar cada bombonzinho que comeu.

Obrigada 3

A barraquinha mais linda da feirinha da Praça Saens Pena, na Tijuca. Sério, a feirinha é ótima e essa é a barraca mais bonita, com colarzinhos, brincos, pulseiras e algumas coisas banhadas à ouro. Não tem igual. Assim como não existe atendimento pior. Nunca vi duas senhoras mais mal educadas no trato ao cliente. Visitei a barraquinha duas vezes: uma para olhar, outra decidida a comprar. Na segunda vez, elas estavam arrumando as coisas. Quando disse “eu vim comprar aquela pulseirinha de nó”, a mulher nem olhou pra mim, só disse “já guardei”. Oi? A pulseira custava uns 20 reais. A bolsa com as coisas estava ao lado dela. Eu insisti: “mas eu quero comprar” e ela: “agora já era, já guardei”, como quem diz “tarde, já mandei num Sedex pra Paris”. Eu fiquei parada lá, uma shopaholic chocada. Vi que era um sinal da Nossa Senhora da Recessão, guardei o VISA e parti.

31 thoughts on “Notinhas da Shopaholic!

  1. jota c. says:

    Dificil não ser shopaholic em uma sociedade que até para respirar vc tem que pagar e pagar mt caro , né Feh?
    Tadinhas das senhoras da Feirinha! Infelizmente nem tudo que reluz é ouro.
    Abrçs!

  2. Fezinha says:

    Ai Fer…li seu post! Amiga, morar junto muda tudo. Mas vc não tem idéia de como é ter filhos rsrsrsrs! Grazi perde tudo de lote, então qd compra tem que ser de lote tb. E aí juntou tudo e pumba. Tô devendo em todos os cartões, contas negativas…aquela coisa.

    Em partes me afastei do blog tb por isso. Minha vida mudou, minhas prioridades são outras. Ficar perambulando por blogs, Etsy, ModCloth, Wholesale…parei de fazer isso. Hj só visito blog dazamiga mesmo, só prá ficar por dentro marromeno.

    Mas não dá mais Fer. Senti que tava gastando muito por nada, sabe? Roupas e sapatos descartáveis, que todo mundo tem igual e que daqui 3 ou 4 meses vou aposentar. Estou limpando o meu cartão (termino em Outubro), e aí é prioridade para guardar dinheiro e comprar uma ou 2 peças boas por mês. Pensei tb que posso fazer 2 compras por ano, e que se parar de gastar 1.200 reais por mês em bobagens (tava nisso, juntando roupa, make, creme, shampoo…), em 6 meses tenho 7200. Juntando com um pouquinho de férias, dá prá ir fazer compras em NY, amiga. Passagem e um bom hostel por 1 semana dá uns 2500…ainda sobra prá muita compra. Pensei nisso esses dias, e não é um plano não, mas dá prá fazer uma vez por ano se deixar de gastar 600 por mês =)

    Mas a verdade é que apesar de adorar uma comprinha, meu closet tá lotado. E de coisas que não uso/não gosto mais. O primeiro passo é limpar o cartão. O segundo é limpar o closet. E depois que estiver ok, planejar (de verdade) as compras, E prá isso…provavelmente continuar com o blog só de brincadeira prá não perder as amigas.

    Foco, Fer, foco. Coisas prá casa, sair com namorado…tudo isso vale mais a pena que aquela blusinha de 59,90 na Zara rsrsrs!

    Beijo gatán! Qd sentir coceira na mão, me liga que passa!

  3. Carla says:

    Te entendo perfeitamente. Ganhei de aniversário (08/07)R$400 e hj só me resta uma nota solitária de R$50. E, sinceramente, só consigo lembrar realmente de gastar uns R$200. O resto evaporou em cremes, maquiagem e etc… É com esse “etc” que eu me dano!!
    E ainda assim, existe tanto a se comprar. Vou tentar esse lance da planilha…

    Bjo, adoro o blog!

  4. MArcela says:

    Encarando o problema de frente!!! Gostei de ver.

    Boa a atitude do João, te ajudando com dinheiro na urgência mas tb te ensinando a monitorar gastos, assim vc aprende a gastar com consicência e somente o necessário. Até porque não seria nada justo ele ser cuidadoso com o dinheiro pra acabar vivendo de te salvar nos rlos de cartão de crédito.

    Uma boa saída pra evitar gastos desnecessários é andar com pouco dinheiro na carteira, só fica coisa de 5 reais mesmo. Além disso, se vou sair pra fazer algo em específico simplesmente não levo nenhum cartão, nem cheque, só o dinheiro necessário pra fazer o que eu quero. Se vc almoça fora durante a semana leva o dobro do dinheiro que gastaria, só pra se assegurar em caso de problemas. Cartões ficam em casa pra evitar comprinhas de hora de almoço, se vai ao shopping deixe o dinheiro com o João e largue os cartões em casa. Assim vc passa a pagar as coisas a vista e acaba com a ilusão de pouco gasto que o cartão dá. Pagando a vista vc vê (e sente) o dinheiro ir embora na hora, vc vê o buraco que ele deixa na sua conta.
    Ah, outra dica boa é conferir o saldo da tua conta TODO SANTO DIA. Fica mais fácil controlar o que saiu, vc vê mais rápido o que os gastos bobos fazem com teu saldo.

    Eu falo que sou controlada mas isso é exercício diário, coisa que aprendi lutando mesmo. Hj é mais fácil, mas já tive sim épocas em que recebi meu salário e no mesmo dia tinha só 50 reais na mão pro resto da quinzena.
    Se não me cuidar eu gasto mesmo 500 reais em sapatos lindos (amor, vício, dá o nome que quiser) que vou usar todo dia e me sentir a mulher mais maravilhosa do mundo. Mas sei tb a raiva que vou passar no mês que vem qdo eu quiser comprar um Big Mac e tiver que entrar no vermelho pq tive que pagar cartão.

    Acho que nesse começo de rehab seria legal colocar um ponto de referência, um objetivo mesmo. Sei lá, tipo planejar zerar tua vida financeira em tantos meses. MAs tem que ser realista e não pode trocar um vício pelo outro. De que vale parar de comprar aqui pra juntar dinheiro e torrar 5 mil dólares em roupinhas da forever 21 que são tão descartáveis quanto as da C&A??? Só pq vc comprou em NY não quer dizer muita coisa. Vício não tem jurisdição.

    Se cuida e se controla.

    bjus

  5. Cherry Bloom says:

    Ai fala sério que em pleno 2011 ainda existam comentários maldosos e deselegantes na blogosfera? Affffffffff se ainda fossem naquela que quis comprar livro pra decorar a casa tudo bem, né? mas tu? Que que tu fez gente? que mulher nao sofre isso? afffff nada a ver, tem gente que viaja….

    Seu namorado é um fofo e planilha de gastos é tudo! Eu sempre esqueço de anotar também kkkkkk mas de 2 em 2 semanas eu junto todos os papeizinhos e lanço tudo lá. parte tristeeeeeeeeeeeeeee pq “parei” de comprar roupa mas tenho exagerado um pouco em livros, restaurantes e vinis.

    Enfim, é a vida!

    Que horror odeio gente mal educada😦 Sempre penso em ir nessa feira e esqueço, to perdendo muita coisa? rsrsrs

    Ps. e a casa? fala mais de casa e decoração que o Brasil curteeeeeeee \o/

    Beijao e boa semana!!!!

  6. Katherine Franco says:

    Fê, não sou de comentar em blog, mas gosto muito daqui e de você.
    Ainda bem que seu “mô” está te ajudando, viu? Nessas horas é bom esse apoio.
    Mas você tem tanta roupa, porque não faz um super arrumação e vende as que você sabe que comprou por impulso? ou as que você sabe que não vai mais usar. É um jeito de você desapegar um pouco e ainda conseguir um dinheirinho a mais.
    Não posso dizer por mim isso, mas sei bem como é essa situação. Sou super controladora com meu dinheiro por ter a experiencia da minha mãe, que compra descontrolado também, mas não com roupas em si.
    Continue com muita força e tente de tudo para recuperar as finanças! Um beijo.

  7. Analu says:

    Com um namorado desses ( pragmático) + terapia, vai ser maravilha! Talvez uma linha cognitivo comportamental…

    Conheço muita gente com graus maiores e menores desse ” compradismo”, acho que a sociedade colabora pq é preciso fazer o dinheiro girar e pra isso é preciso criar necessidades.

    Se vc diz que a felicidade é a mesma com várias coisas ou uma coisinha, a dica que te deram dos brechós é magnífica.

  8. Analu says:

    Gente, aqui entre nós…a “mãe” brasileira da blogosfera fashion, a querida Cris, disse que ela mesmo teve o problema da compulsão e resolveu criar o blog para lidar com isso de forma positiva.Sou leitora ávida de inúmeros blogs de beleza e makes e posso dizer: é preciso manter a cabeça muito no lugar para não sair comprando desvairadamente.

  9. Analu says:

    Desculpe, não estou conseguindo enviar tudo numa só msg.

    Bom, acho bacana o boom dos blogs de moda e beleza, mas muitas vezes, em inúmeros blogs, não se vê a preocupação com o consumo mais consciente.Não é papo de politicamente correto nem de eco-chato, é papo tão somente de levar a vida sem estar atolada em dívidas.Aproveitando o gancho desse ” compradismo” ( porque consumismo é qdo se efetivamente usa o que se comprar, se muita coisa fica encostada, é mais vontade de comprar e ter do que de usar…), gostaria de sugerir pra vc um desafio: criar uma série de posts com coisas que vc teve siricotico pra comprar mais que quase não usou…algo no estilo ” dando valor ao que já tenho ao invés de só pensar no que não tenho”.

    Bjs

  10. says:

    Com essa planilha vc está no caminho certo. Com esse amor e disciplina vc vai chegar longe, economizar e realizar seus sonhos! Boa sorte!

  11. Liliane Nunes says:

    Fer querida, o boy aqui tem uma planilha do excel que ele batizou de money. Ele dividiu tudo por categorias, tipo, carro, super mercado, roupas, aeromodelismo, entre outras coisas, tem até uma categoria com o meu nome, ta lá, Liliane, e ele anota tudo o que ele gasta, inclusive comigo. Tipo, se compra pão na padaria, ele anota no money. Ele tem controle de tudo o que gasta. Fez isso pra saber pra onde vai o dinheiro. Ele faz isso a uns bons anos, então sei até o que ele ja gastou com ex namorada, tenso… rsrs Mas funciona viu, tenho testado e por enquanto tem dado certo. Meio que enche um pouco o saco, mas agora tenho mais controle do meu dinheiro.
    😉

    beijinhos

  12. anna says:

    Odeio atendimento, me faz ir embora mesmo, foi um sinal de verdade, hahaha !
    Fer, super me identifico com sua compulsão e a coisa é feia mesmo, a gente tem que se controlar, anotar tudo numa planilha messsmo (tô fazendo a minha right now e tenho que descobrir ondem foram parar 80 reais !), tem que ser disciplinada, fazer todo dia, mas vc vai ver que super compensa !
    Bjão
    Anna

  13. Camille says:

    A banquinha dessas senhoras deve ser negócio de fachada, só pode. Se pá, ficam vendendo uns bagulhinhos disfarçadamente. Rs.

  14. Nina says:

    Mal atendimento é uó! Eu já deixei de comprar algo por atendimento ruim, e tb por atendimento forçado no naipe:vendedora-melhor-amiga-de-infância-arght! Tenho horror aos 2 tipos, lindona! E deixo sem dó a peça que me encantou…
    Bom, amei a atitude do seu amoreco!!! Certeza que isso a ajudará – eu tb tenho uma planilha dessas, e é preciso disciplina – aliás, depois dela entendi que disciplina é REALMENTE liberdade…tenso…mas tem que ser assim né?
    Vejo que minhas contas diminuíram muuuuuuuuito! Quebrei 2 cartões de crédito, implorei prá reduzirem meu limite, e digo que foi um alívio!!! Mas claro que uma vez ou outra eu fico tentada a comprar algo por puro luxo…rs Só que como vc, morar junto requer mais seriedade com nossas continhas né?ahhhhh que tensoooo, mas como já disse, dará tudo certo prá ti!!!!
    Ah, e sabe oq é legal? Olhar para o próprio guarda roupa faz com que a gente pense e crie mais possibilidades de usar cada peça de formas diferente!Ousar mais e treinar nosso olhar quando nos deparamos com alguma peça linda de viver… Adoro isso!
    Bom, quanto ao povo mal educado, abstrai, sempre terá um infeliz assim que se acha no direito de dizer qq lixo para todo mundo, aliás sempre penso que pessoas assim, só agem dessa forma pq na verdade falam oq ta dentro delas – lixo.

    Beijos sua linda de viver!

  15. alice torinho says:

    oi, descobri seu blog pelo “meu mundinho” e estou amando.
    alem de linda vou rir um bom tempo da sua conversa com o cara do sofa….kkkkk
    parabens pelo blog…

    bjs
    alice

  16. Carla says:

    é isso ai..planilha é um ótimo começo;;;;;parabéns!! Mas esse lance de grana é complicado mesmo, eu depois de ter chegado ao fundo do poço em dividas e conseguir me reerguer ainda hj dou umas escorregadas.,…..fazer o q?! SAbe um lugar que gasto horrores? Farmácia….entro pra comprar uma neosaldina e saio com protetor, creme pros olhos, creme pro corpo, um blush……e ai vai…………..rsrs

    boa sorte….e manda mais posts sobre decoração e afins😉

    bj

  17. gisele says:

    NOssa, que vendedora mais estúpida.Me lembrei até da tartaruga de chocolate da propaganda que a grosseira acabava sem a cabeça no final.

  18. Joyce says:

    Ai Feh!Primeiro preciso fazer uma planilha assim como vc e vou começar já…E segundo tb sofro, sou casada tb e sempre precisou ou quero compra algo e isso tb já trato como compulsão…rs…Será que conseguimos?Força nesse cabelon lindo, amiga…bjs e vamos orar para nossa Sra da Recessão…

  19. Martina Viegas says:

    Tsc tsc tsc… adoro gente que vê compradora *implorando* para ver a mercadoria e ainda tratando mal a cliente. Credo! Parece algo saído de pegadinha do Faustão. ¬¬
    Sobre os comentários…
    Sabe, Fê, este é um espaço teu e entra/lê/comenta aqui quem quiser. Mas isso não dá o direito a ninguém de vir aqui esculhambar, não! Este espaço é teu, e tu gentilmente compartilha! Não fique triste nem chateada. Ignore os comentários bestas e pegue apenas o que te for bom.

    Um big beijo!

  20. Catarina says:

    Não queres partilhar essa planilha que o teu namorado fez? P’ra ver se eu me organizo também! Sou muito boa em gastar dinheiro em coisas desnecessárias. Estou a fazer um esforço ENORME p’ra não gastar nada agora que vou para aí porque quero fazer MUITAS compras, mas está bem difícil…

  21. Marcia says:

    Fê! veja seu blog todo dia, adoro quando atualiza, nao comentei até hoje, pois acho que se é pra ser repetitiva melhor calar, mais confesso que ouvi uma vozinha aqui no meu ouvido dizendo “comenta, comenta” e olha onde estou? comentandoooooo enfim!
    adorooooo seu humor, seu cabelo, seus looks, adoro quando vc fala de decoração, enfim…e falar sobre sua compulsão é simplesmente hilario, mais é serio mesmo viu??? pq vc é muito engraçada quando fala serio!
    adoro vc
    beijokas

  22. Daniela Pereira says:

    Fernanda,

    Essa barraca tem o PIOR atendimento do mundo, são 3 mulheres na verdade, uma mais nova e as outras 2 já mais velhas, elas ficam lá o dia inteiro de cara emburrada, já fui em vários horários e é sempre a mesma coisa: parece que estão obrigadas a ficar ali.As peças são lindas (tem muita cópia de jóia da vivara), mas elas tem um mau humor horroroso ! Já desisti várias vezes de comprar lá por causa daquele bico eterno que elas tem, enfim pior pra elas pois não compro nada qdo sou mau atendida !

  23. marisa says:

    sempre acompanho o seu bolog, e os teus post no trendy twins, adoro suas dicas,
    eu estou financeiramente na mesma situação que vc, e querendo ter tudo ao mesmo tempo, e gastando todo o meu salario, tbem quero essa planilha!!
    bjus!
    força
    Marisa

  24. Tífani Albuquerque says:

    Fê, gostei de ver… Vou te falar a planilha é uma chatice, mas é a melhor coisa!!!

    Eu tenho uma tb, e tem 3 categorias: contas Fixas (onde incluo aluguel, gás, luz etc etc etc). Cartão de crédito (já com as dívidas de parcelamento em todos os meses que existirem) e por fim Variáveis ( onde entra cada besteirinha que a gente gasta, e é nessa que a gente mais se ferra!!!)

    Vai nessa, que seu boy tem toda razão. Quando a gente coloca no papel e vê os números a gente se espanta mesmo!

    Bjocas

  25. Belmalia Maciel says:

    -Sabe, fiquei feliz de saber q vc é assídua lá na feirinha tb….
    Eu vou lá bater meu ponto tda semana, principalmente na barraca do
    Edson das pratas, AMOOOOOOOOOOOO!!!!!
    E claro q serei redundante… Ñ ligue prá essas lavadeiras de grana….
    São um zero a esquerda de vc!!!!
    BJSSSSSSSSSSSSS
    Belmália Maciel

Leave a Reply

