Hoje eu cozinhei

Nesse feriado eu não tinha muitos planos. Não queria nada além de dormir até tarde, tomar um café da manhã caprichado, ficar esparramada no sofá com o João e ver a vida passar pela janela. E assim foi. Acordamos depois das 11h e comemos ovos mexidos e waffles com maple syrup (comprei a calda e os waffles congelados no supermercado perto do trabalho, estava louca por um café da manhã bem americanizado, AMO!). Daí assistimos a uma sessão de desenho animado – fiz o João baixar Meu Vizinho Totoro, um filme que eu vi quando era criança e que meus primos amavam – depois eu fiz um almocinho caprichado. Tinha pouquíssima coisa na geladeira – as coisas estragam tão rápido que estou me forçando a comprar menos comida e espaçar as idas ao mercado – então tive que improvisar.

Eis o que eu tinha:

.

Alguns pedaços de carne que não davam pra bifes, um naco de toucinho, meia linguiça calabresa, três cenouras, meio pimentão e um tomate duvidoso. Depois encontrei um pote de milho em conserva também. Ótimo! Já dava pra fazer um estofado, prato de origem espanhola cuja receita eu vi aqui.

.

.

Piquei o toucinho em pedaços pequenos e coloquei na panela (panela ótima de teflon que ganhamos da sogra, recomendo!). Como o toucinho (ou bacon, pros cosmopolitas) solta muita gordura, coloquei ele assim, puro, sem azeite nem nada.

.

,

Depois do toucinho estar douradinho e crocante, joguei a carne e a calabresa cortadas em cubos.

ATENÇÃO: não coloque sal agora, pois endurece a carne! Uma boa é jogar uma pimentinha do reino.

.

.

Depois de dar aquele “susto” na carne (ela não deve torrar demais, só dar uma dourada por fora mesmo), acrescentei cebola picada e alho socado. Como gosto bastante de alho, coloquei uns 3 dentes grandes.

.

.

.

.

Depois da cebola já transparente, é a vez da cenoura em rodelas, pimentão e tomate picadinhos e o milho. E agora vem o pulo do gato:

.

.

Salpiquei aproximadamente uma colher de sopa de farinha de trigo por cima de tudo. Não fazia ideia do porquê da farinha, mas estava na receita, eu segui. Depois entendi que ela engrossa o caldo e dá liga no negócio. Faz diferença sim.

,

.

A receita original pede 1/2 xícara de vinho branco e água fervente, mas vinho era luxo por essas bandas. Acrescentei só água mesmo, um copo, mais ou menos. Daí é só abaixar o fogo e deixar cozinhar por uns 10 a 15 minutos.

Daí…

.

Suspense…

.

VOILÀ!

.

Nham!

No Bleubird a Miss James serviu o prato com batatas fritas por cima, mas oi? não tínhamos também. Sorte nossa que tinha uma batata palha sal-va-do-ra que deixou tudo com um croc croc a mais (quem curte?). Namorado falou que foi o melhor prato que já fiz até hoje.  YES! Isso vai me render benefícios!

***

#ClássicodoFinde

No resto do dia, morgamos e assistimos a “Um Estranho no Ninho“, um bom filme vencedor do Oscar, com Jack Nicholson – que, aos poucos, está tomando conta do seu cantinho no meu hall de atores preferidos – e  que me lembrou demaaais “Garota, Interrompida”. Fato que houve uma inspiração aí, people. Enfim, pra quem não viu nem um, nem outro, eu recomendo ambos. Até pq Jack Nicholson é o tipo de coisa que alegra o feriado de qualquer um.

.

.

Brad Dourif, que eu nunca vi mais gordo, em excelente atuação.

.

Quem pegaria Jack levanta a mão.

.


Um milagre da ciência moderna.

.

.

É isso, babies. Beijocas!

28 thoughts on “Hoje eu cozinhei

  1. Verônica says:

    Adorei o prato!!!!! Colorido, de saltar os olhos!! Vou fazer rsrsrsr ah, e quanto “Um estranho no ninho” é um dos meus filmes preferidos com Jack Nicholson, recomendo também um de terror “O iluminado” que é de arrepiar, “Lobo” que ele arrebenta, “Melhor é impossível” que ele arrasa e “Alguém tem que ceder” que ele tira onda … esqueci “Chinatown” rsrsrsr enfim, amoooooo o Jack!

    bjs

    brechoparaquemechic@bol.com.br

  2. simone says:

    Lindo prato…Faço aqui em casa sempre um yakisoba com macarrao instantaneo…fica mara!!Gosto muito deste filme…amo filmes antigos…gosto muito de um filme com Peter Sellers(um convidado bem trapalhao)…bem anos 60!!!bj

  3. Aline Aimée says:

    Também copiei a receita da James e Fábio fez (ele é mais entendido de carne que eu). Comemos com batatas fritas e ficou delicioso!
    Ela postou também um pão de banana que fiquei louca pra testar! Mas leva esse tal de mapple syrup que nunca vi mais gordo!

    Beijoca!

  4. Tamara says:

    Delícia! Tava com uma vontade de comer um ensopadinho com vegetais, mas e a preguiça, né?!

    Vou tentar fazer esse, parece simples, não?!

    Beijos

  5. Bia Aparecida says:

    Fê!!!!
    Também via o Totoro, com meus vizinhos (japinhas) tb!!! haha tinha uma música, não tinha?
    Estranho no Ninho, muito bom!!!! pegaria o Jack não, mas é ator preferido ao lado do Matt Damon, já esse aí pegaria feliz! haha
    beijão!!
    Bia

    • Stephania Salis says:

      Não sei quanto ao prato da Fê, mas eu faço algo parecido com cubos de frango, pimentão e cebolas cortados no melhor estilo yakisoba, pimenta biquinho (coisas de Minas, essa é a pimenta que não arde) e molho de tomate que fica excelente!!

  6. Laura says:

    Ooh, ao olhar a receita eu jurava que não ficaria grande coisa, mas o resultado final é super apetitoso *-*
    E vou dizer que tb achei que o seu prato com a batatinha palha ficou mais bonito do que o dela ;D

  7. Cristina says:

    Aqui que come muito estofado mesmo,principalmente nos invernos…Fica muito bom se voce depois colocar lentilhas,agua e deixa cozinhar…Aqui se come muito isso =)
    Pode fazer com lentilha,grao de bico,feijao manteiga,feijao branco…Normalmente leva cenoura,batata e algumas coisinhas mais…
    Eu adoro e no inverno é certo comer!Com um pao…Huuuuuuuuuuuuuuuuuummmm….

  8. Stephania Salis says:

    O prato ficou lindo de se ver e vou confiar no João quanto ao lindo de se comer!!

    Tenho até uma inclinação natural para a culinária (uma mão boa boa como diz a minha mãe), mas eu MORRO de preguiça. Você não fica com preguiça não, Fê?

    Bjs

  9. Vivi Brignes says:

    Pimentão amarelo e vermelho são meus “segredinhos” na cozinha.
    Já fiz essa receita, mas sem farinha de trigo. Prefiro não engrossar o caldo.
    Ah, tb já troquei o vinho branco pelo suco de uva integral. Ficou gostosinho🙂
    Bjks,

  10. Rose says:

    Oi, vc é minha vizinha!!! Reconheci pela casa que aparece na sua janela,rs. Gosto muito do seu blog, mas não comento. Achei graça na coincidência. Acho seu cabelo muito estiloso. Bjs.

  11. Érika says:

    Fernanda!!
    Lembra da época que vc estava louca atrás de uma Equipment e achou aquela loja super fofa na Rua da Alfandega, nº 165?

    Pois então.. fui hoje até lá e as blusas não estavam em cabides.. e sim em uma montanha com centenas de camisas no chão mesmo, e todas por 10,00!!! Chegou uma hora que os rapazes da loja jogavam mais camisas no monte.. parecia um verdadeiro MMA das velhinhas pelas blusas! HAHAHAHA

    Trouxe 3 camisas lindas, incluse uma de seda..

    Muito obrigada pela super dica!😉

  12. Mel says:

    Acho uma fofura você nessa fase mocinha-que-cozinha-cuida-e-decora-a-casa! Fiquei com fome depois de ler essa receita. Vou testar!
    Beijo, Fê!

  13. Haynna says:

    Fê, não sei se o prato ficou bom ou não. Só sei que batata palha salva sempre! Nunca falta aqui em casa. Sempre que a comida tá pouca, ou sem graça, ou improvisada.. Batata palha nela! Aquele croc-croc faz toda a diferença..

  14. miamix says:

    hihihi adaptei pra rolar aqui em casa (não comemos porco) e até postei no meu esquecido blog de receitinhas!

    linkei esse post do seu ta fe?
    um beijo linda!

    Mix

  15. CrisDF says:

    Acabei de saborear essa receita (adaptada ao que tinha na despensa: na falta da farinha, maizena; do pimentão, tomate) e ficou uma delícia!! E olha que nem curto cenoura, mas até a danada estava com gosto bom (será que foi o vinho?)🙂. Pena eu ter queimado as batatas, melhor, a batata rs.

    Obrigada por compartilhar a receita!😉

Leave a Reply

