A transformação da Renata

Uma das coisas mais legais de se ter um blog é conhecer um monte de gente com quem você talvez jamais trocaria uma palavra. Toda semana recebo e-mails de meninas e mulheres querendo tirar uma dúvida, trocar uma ideia. A maioria delas quer conversar sobre o cabelo – e por isso fico muito feliz em compartilhar com vocês as minhas dicas, produtos e rotinas capilares. Isso abre espaço pra que todo mundo aprenda um pouco com a experiência da outra. E, dessa vez, compartilho com vocês a história da Renata!

.

.

Fernanda, td bem?! Bem, há um tempo atrás eu te escrevi falando sobre algumas situações que nós, mulheres crespas e cacheadas enfrentamos no cotidiano por causa dos preconceitos que ainda existem na sociedade.
.
Pois agora volto a te escrever só pra te dizer que resolvi assumir os meus cachos de vez! Foi muito difícil pq tive que ficar meses sem dá nenhum química no meu cabelo, então, imagine meu sufoco…. ele não tinha definição, vivia preso pq eu não tinha coragem de cortar de uma vez, preferi esperar crescer até ter coragem.
.
Fui ao salão Beleza Natural de Salvador e dei alguns super-relaxantes e no dia 06/01/2012 resolvi cortar de uma vez e assumir meus cachos! Nunca tive cabelo curto, por isso, confesso que ainda não me acostumei completamente. Mas estou muito feliz por ver que meus cabelos hj estão mais fortes, saudáveis e hidratados!
.
Agora eu brinco dizendo que antes eu tinha um cabelo medroso! Ele tinha medo da chuva, do vento, da umidade, da água do mar, da piscina…. hehehehehehe Mas hoje ele está corajoso e pode enfrentar tudo, inclusive os olhares curiosos e preconceituosos!
.
Resolvi te escrever pq precisava compartilhar isso com vc! Seu blog, suas postagens sobre cabelo, o seu cabelo, tudo é tão inspirador, motivador, talvez vc nem imagine o quanto! Obrigada por ter me ajudado mesmo sem querer ou sem saber! hehehe
.
E como as imagens valem mais do que mil palavras, seguem algumas fotos da minha pequena transformação que ainda está no início. Tem fotos do périodo que eu só andava de cabelo preso, de quando eu era escrava da escova e, finalmente, meu cabelo atual.
.
Antes da transformação, com a raiz bem lisa e os fios ressecados.
;
Em um dos momentos de escova
.
Hoje…
.
Cacheada e poderosa!
.
Gente, a Renata não ficou muito mais linda depois da transformação? Não passa uma imagem de uma mulher segura, cheia de si, diferente das demais? Tenho CERTEZA que você está chamando muito mais a atenção quando passa na rua, Rê, conta pra gente! Aliás, conta pra gente um pouco sobre usar cabelo curto: você usa os mesmos acessórios de antes? O que mudou?
.
Beijos, e força pra quem quer seguir o exemplo da Rê!

30 thoughts on “A transformação da Renata

  1. Marina Crispi Cabral says:

    Nossa! Ela arrasou!

    Dá pra ver na foto como ela está se sentindo ( e de fato está) mais bonita e “poderosa”! Esta linda! Mas o essencial parece ser a mudança que veio de dentro pra fora!

    Parabéns pra Renata!

  2. Tamara says:

    Nossa, a Renata ficou liiiiiiiiiiiinda depois dos cachos! :)))

    Eu também resolvi deixar os cachos voltarem a tona e nossa, NÃO TÁ SENDO FÁCIL, viu. Esse período sem alisamento e sem comprimento suficiente para cortar é terrível. Vive amarrado também.

    Mas bom, vamos acompanhar né. Estou certa da minha decisão, só falta ele crescer mais depressa. Hahaha

    Adoro momento cabelon! *-*

    Beijos.

  3. Nina says:

    ARRASOU! MILHÕES DE VEZES MAIS GATONA QUE ANTES!
    Renata, parabéns pela escolha de cuidar do que é natural de ti!É lindoooo!!! Vale a pena, e com certeza, é mais bonito – pelo menos eu acho, já que creio que o cabelo que temos, faz parte importante do que somos! Arrasaaaaaaa e conte mesmo se mudou alguma coisa na forma de escolher suas roupas, acessórios…Tu tá linda, guriaaaaaaa!!!!
    Eeeee Fernanda, viu, eu repito: você é parte importante e incentivadora para muuuuuuuuuuuuuuitas gurias, como eu, a gostarmos mais do que temos, somos e por aí vai!
    Beijos

  4. Norma says:

    Que linda!!! Vibrei! Nem sou cacheada, mas ADORO cabelos cacheados e cheios de personalidade!

    Parabéns, Renata!!! Parabéns, Fernanda, por ter ajudado a Renata nessa baita e bem-sucedida transformação!

  5. Simone Oliveira Dos Santos says:

    Renata simplesmente ABALOU…ela ficou espetacular, amei a mudança, pra melhor, com certeza.
    Parabéns pela atitude, ficou mais do que linda!
    Que ela possa estimular milhares de mulheres pelo Brasil todo.
    Beijos à todas as mulheres com atitude!

  6. Lual says:

    nossa, realmente! parece muito mais poderosa mesmo. achei os cachinhos dela super fofos. adoro cachos. não deixo o meu neguinho tirar os dele por nada nesse mundo. no máximo, dar aquela aparadinha!

  7. Jessica Almeida says:

    Não há nada mais poderoso do que ser você mesma. É uma libertação, uma alegria. Eu mesma já uso meu cabelo natural há 5 anos, e todos os dias me sinto feliz e positiva. Acho que cada uma deve usar o que gosta, mas sem perder a própria personalidade. Cacheadas e crespas, avante!

  8. Mariana Mansur says:

    Ficou muito melhor depois da transformação. E eu nem digo somente em relação ao cabelo, mas, mesmo pela foto, dá pra ver como ela está se sentindo muito mais segura e confiante. Acho que é isos que acontece quando a gente se encontra e para de fazer mil coisas para virar alguém que nós não somos. Parabéns, Renata, pela coragem de mudar – porque nós sabemos que não é fácil – e parabéns, Fernanda, por inspirar e continuar inspirando muitas mulheres!!!

    Beijos!!!

  9. Flavia says:

    Oi, eu leio sempre o So Shopaholic! e nunca comentei… mas vendo as fotos não tive como, rs.. realmente ela parece mais segura, mais confiante! ta linda! eu sou escrava da escova, faço a cada 2 dias, preciso cuidar muuuito do meu cabelo, mas mesmo assim gosto, acho que estou acostumada com a rotina.. de qualquer forma acho liindo quem tem cabelo crespo/cachadinho que usa assim como vc. *-*
    bjs

  10. Renata Martins says:

    Renata, xará (ou seria chará, não sei!), ficou D+!!! Muito lindos os cachinhos! Com cuidado (hidratação) td dá certo! Tá linda mesmo!
    Eu tb tenho meus cachinhos, mas não são crespos… tenho a raiz lisa.. mas de vez em qdo fico com raiva dele… rs… Tenho vontade de alisar… MAs aí lembro… os tenho desde 15/16 anos… Nunca alisei! (Sim já fiz escovas, mas nunca passei química para alisar) Pq farei agora aos 34? Brigo com ele de vez em qdo… Mas no geral tô feliz!🙂

    E de novo, Renata vc está linda!!!

    Bjs Fernanda e parabéns por ser essa pessoa inspirador!

  11. RENATA SOUSA says:

    Nossa… muito obrigada pelos elogios e incentivos!!!! Obrigada à Fernanda por esse post também! Me sinto homenageada!!! hehehehe Em relação aos acessórios, mudou muuuuuuuuuito! Hoje eu já comprei passadeiras, grampos diferentes, flores, headbands e lenços…. coisas que nunca usava pq obviamente não queria chamar atenção para os cabelos né?! hehehehe Hoje me sinto mais segura ao escolher uma roupa, um acessório para o cabelo, brincos, etc…. muda tudo, sua auto-estima, sua segurança e as pessoas percebem o orgulho que voce tem de si mesma! Hoje me sinto mais admirada com certeza!

    Pra quem tá querendo tomar essa decisão de assumir os cachos ou já está em processo, só tenho uma coisa a dizer: tenha PERSEVERANÇA! Pode ser muito difício, mas tenha paciência e também coragem para cortar o cabelo e se transformar numa nova mulher. Gente, cabelos curtos também podem ser fashions, femininos e sedutores!!!! Obrigada gente!!!!

    • RENATA SOUSA says:

      Nossa… muito obrigada pelos elogios e incentivos!!!! Obrigada à Fernanda por esse post também! Me sinto homenageada!!! hehehehe Em relação aos acessórios, mudou muuuuuuuuuito! Hoje eu já comprei passadeiras, grampos diferentes, flores, headbands e lenços…. coisas que nunca usava pq obviamente não queria chamar atenção para os cabelos né?! hehehehe Hoje me sinto mais segura ao escolher uma roupa, um acessório para o cabelo, brincos, etc…. muda tudo, sua auto-estima, sua segurança e as pessoas percebem o orgulho que voce tem de si mesma! Hoje me sinto mais admirada com certeza!

      Pra quem tá querendo tomar essa decisão de assumir os cachos ou já está em processo, só tenho uma coisa a dizer: tenha PERSEVERANÇA! Pode ser muito difícil, mas tenha paciência e também coragem para cortar o cabelo e se transformar numa nova mulher. Gente, cabelos curtos também podem ser fashions, femininos e sedutores!!!! Obrigada gente!!!!

      OBS: No outro comentário, escrevi a palavra “difícil” de forma errada, me desculpem.

  12. Anna Kuhl says:

    Renata ficou linda mesmo, e eu amei a tag – minha história, meu cabelon !
    Só perdi o foco um pouquinho quando vi a fotinho sua de cover das spice na montagem, poxa, vc é a minha Mel B dos sonhos, bora montar um cover revival com blogueiras pra eu poder viver meu sonho ruivo de ser a Geri, hahaha!

    Bjão,
    Anna

    • Fernanda Alves says:

      Hahahah fui cover das Spice com 14 anos, fazia relaxamento e não conseguia o volume dela – e não sabia pq!
      Bora ativar esse cover das Spice, Anna! Agora já é retrô, tá na moda!!!

  13. Lu says:

    Olha, eu sou adepta dos cachos, mas acho que a atitude “curl” não brotou nela. Ela ficou mais faceira, pasmem, na foto escovada (exceto pela falta de um repicado na frente).

    Os cachos teriam que ser mais soltinhos (com menos leave-in) que a deixariam com mais “bossa”, tipo Sheron Menezes. Os cachos tão muito comportadinhos, apertadinhos, acabam deixando-a com um visual nada sofisticado.

  14. Karine says:

    Todo mundo já teve a fase cabelo preso quando resolve abandonar quimica, faz parte! E o cabelo dela ficou ótimo, ainda bem que ela teve coragem de cortar curtinho!

  15. marcela de vasconcellos says:

    Arrasou gataaa!!!

    Você vai ver como cabelo natural reflete tu apersonalidade, na verdade já está acontecendo, você ficou com cara de segura….adoroooo!

    Coragem que dá certo e cabeloc resce…como cresce. Daqui a pouco você vai estar cheia de cahinhos compriiiiidos!

    bju

  16. Adryelle Lomes says:

    Parabéns Renata,estou na luta também ´.Já são quatro meses sem química estou esperando crescer mais um pouquinho pra cortar. A Fernanda é uma das grandes incentivadoras desse meu processo de Cachos pra que te quero.

  17. Érica Costa says:

    Oi Fernanda! Sempre leio seu blog (está nos meu favoritos) mas nunca comento. Este cabelo da Renata está show! E assim como vc, tem me dado forças para continuar na minha transição. Devo dizer que já fiz de tudo um pouco: permanente afro, progressiva com formol (arrependimento!) alisamento com guanidina… Meu cabelo curto, curto, modelado com marcel. A mudança só começou depois que voltei dos EUA, onde a maioria das negras usam cabelo liso com marcel ou peruca e vi minhas fotos de viagem com um cabelo medonho e não me reconheci! Agora estou na luta pela volta aos cachos: mudei de cabeleireira, de atitude (mudança de alimentação e cuidado com os cachos) vitaminas para crescimento dos cabelos, uso de turbantes e lenços… E vou te dizer: estou chamando uma atenção!! “Tô” acostumada com isso, não! rsrsrsrs! Geral ´tá´ olhando! E minha auto-estima está lá em cima! Obrigada, menina!
    Saudade do “Momento Simata”!

  18. Maíra dos Anjos says:

    Lindos cachos…. Renata está linda e é fato!

    E eu continuo na luta, de use o cabelo que quiser!!!

    Quer enrolado? Enrole! Quer liso? Alise! Quer curto? Corte! Quer longo? apliques. Quer tranças? Trance!

    hahahahaha AFINAL DE CONTAS. a cabeça é de quem né?

    ps: Eu já passei por todas as situações. aahhahahaa

  19. Mariana says:

    Parabéns Renata!!!!!!!! Ficou muito mais cheia de personalidade (visivel), muito mais descolada e com certeza será muito mais leve pra você não ser mais escrava de química.
    Sou cacheada de cachos indefinidos, resolvi largar a quimica que me pegou por um pequeno espaço de tempo e sou mutio mais feliz hoje sem ela eheheh
    Viva os cacheados e crespos😀

  20. Izabel says:

    Primeiro, adoro quando aparece post como esse, falando de cabelos! E gente do céu como a Renata ficou linda linda de cachinhos. Sem falar do corpão da moça, rs. Parabens Renata, continue investindo nos cachinhos, vc fica super linda e mais charmosa assim ao natural! E Fe, é verdade o que a Renata disse, como vc inspira e encoraja muitas de nós a assumir os cachos mesmo sem saber, indiretamente, como não querer ser natural olhando pro seus cachinhos hein?! rsrs…

    Bjuss de quem sempre passa por aqui!

Leave a Reply

