#Classicodofinde :: Scarface

Uma vez eu e João estávamos conferindo uma lista com os melhores filmes de todos os tempos e nos demos conta que tínhamos visto pouquíssimos. Com essa constatação e ajuda da internet rápida, começamos a baixar vários filmes clássicos;  assim nascia o #classicodofinde, nem sempre documentado aqui. Dessa vez, aproveitamos o feriado para ver Scarface, um clássico dirigido por Brian De Palma e estrelado por Al Pacino e Michelle Pfeiffer.

O filme conta a história de Tony Montana, um refugiado cubano que acaba virando um traficante cheio de dinheiro. Até conseguir se firmar, você vai ver muito tiro, muito sangue e muito pó. Beleza, é disso que a gente gosta.

O filme é longo, longuíssimo (ainda mais se o namorado baixar a versão sem cortes, vai por mim), mas dá pra ver como ele inaugura uma série de características que hoje já são batidas no gênero – e que devem ter tido um impacto bem maior na época, como os diálogos sujos e as mortes banais.

Al Pacino arrasa, nem parece o mesmo cara que fez o Poderoso Chefão. Tudo nele é diferente: sotaque, trejeitos. Interessate como a relação dele com a irmã é mostrada de forma sutil, até ser escancarada no final. Eu tenho uma atração particular por personagens que são levados pela narrativa, sabe? Como se não tivessem escolha. Nesse ponto, Al Pacino te leva com você. Me pergunto o que Hollywood fez dele depois de tantos clássicos, sabe? Depois de uma certa idade parece que só tem lugar pra ele em filmes policiais manjadíssimos. Uma pena.

Mas o ponto principal do filme, pra mim, foi a Elvira, personagem interpretada pela linda (do tipo que dorme em formol) Michelle Pfeiffer. Você nunca sabe ao certo o que ela sente, se é feliz, triste, e isso faz todo o sentindo se repararmos que ela cheira o filme todo. Cabelo, maquiagem e figurino (criado por Patricia Norris) refletem a frieza da personagem e  poderiam ser usados praticamente sem alterações nos dias de hoje.  Cobicei particularmente os óculos escuros no estilo gatinho.

.

;

Cena clássica em que Elvira é apresentada a Tony (notem o vestido fluido e com fenda profunda – se fosse mais profunda, acho que Rihanna usaria hoje, né?)

.

Dançando e ignorando (faço muito ambos)

;

.

De camisa masculina por cima do biquíni, irretocável.

.

;

.

Conjunto branco e óculos que eu amei.

.

Decotão e paetê.

.

.

.

.

O filme todo merece ser visto e apreciado. Saiu uma versão Blu-Ray que parece ser um ótimo investimento. Nesse site aqui tem toda uma interpretação dos figurinos, em inglês.

.

Alguém aí me recomenda algum clássico para o próximo fim de semana?

14 thoughts on “#Classicodofinde :: Scarface

  1. Cristina says:

    Depende do estilo que vc curte…
    Mas eu gosto muito de 12 angry men com o Henry Fonda…Eu adoro o filme.
    Mas é o estilo de filme que acontece todo em um mesmo ambiente,ele funciona todo baseado na tensao e expectativa dos proximos acontecimentos…
    Tem tambem o Furia,do Fritz Lang que é muito bom…Sao filmes antigos mesmo…rs
    O primeiro é de 57 e o segundo de 36…rs
    Meu marido sempre começa a ver relutante mas depois gosta.
    Tem o Taxi Driver,muito bom tambem…Ihhhh…eu tenho uma lista meio grande…rs
    Ahhh….um que nao é classico mas é muiiito bom é o Kalifornia,o Brad Pitt estava muito bem nele!Clube da Luta tambem é um dos poucos q eu curto com o Brad Pitt…o Old boy tambem é excelente!Tiros na Brodway…
    É…depende muito do estilo que vcs gostam…rs
    Senao a lista é interminavel MESMO…Ate porque meus classicos com certeza sao encabeçados por Into the Wild e Coraçao Valente,,,rs
    Desculpa ai o comentario gigante
    bjs

    • natália says:

      Fer, recomendo com a minha alma ”O que terá acontecido a Baby Jane?” (What Ever Happened to Baby Jane) com as super divas Bette Davis e Joan Crawford (que, aliás, se detestavam e passaram as filmagens inteiras brigando). É simplesmente sensacional!! :))
      E adorei a tag, escreva mais sobre os filmes que vc anda vendo!
      Beijãooo

    • Lara Dos Anjos says:

      Eu ia recomendar 12 homens e uma sentença! Excelente!!
      Adoro clássicos, comecei a assistir depois de ler um livro e examinar a tal lista dos 100 também hahaha
      Os que Cristina recomendou são ótimos. Eu vi um esse fim de semana, do Kubrick, ‘Dr. Strangelove’, muito bom! Divertido e sutil hahaha
      Não sei se vc conhece, mas esse site http://filmow.com/ é excelente pra conhecer novos filmes e debater ideias! Amo!!
      Ahhh, ‘Perfume de Mulher’ com Al Pacino também, é peeeerfeito!
      ‘Janela Indiscreta’ e ‘Bonequinha de Luxo’, que provavelmente vc já deve ter visto, não precisam de comentários!
      Espero que você goste =)
      Beijo!

      • Cristina says:

        Espero que voce goste dos filmes =)
        A lista é grande mas é tem muito filme bom pra ser visto nesse mundo…rs
        Depois que escrevi lembrei de taaantooosss…rs
        beijos

  2. Fernanda Ribeiro says:

    Oi Fê! olha que atrevida, a pessoa tá se achando a íntima, rsrsr. Falando sério, acompanho o blog já faz um tempo e gosto muito, tá aí o motivo da intimidade! Bato um papo com vc a cada post novo (subjetivamente, claro, faço muito isso!), dou uma conferida todos os dias se tem coisa nova, pra mim é como cachaça, ic! viciei, ic! Tá de parabéns.
    Sem esquecer a dica. Já viu Gata em teto de zinco quente (Cat on a Hot Tin Roof-1958)?, belíssimo embate de Liz Taylor e Paul Newman, drama e romance na medida certa. Como aquele povo era bunito sô! Vê e diz se gostou.
    Bjão.

  3. Mayara Clemonini says:

    Laranja Mecânica, Filhos do Paraíso (drama), Cinema Paradiso (lindo), Blade Runer, Requiem for a Dream, e claroooo Bonequinha de Luxo.

  4. Marcia says:

    ahaha, eu adoro Scarface! E saiba, a Rihana já usou um look baseado neste vestido, se não me engano no último Gramy (preto). Um clássico que adoro é cinema paradiso. Um abç, adorei o blog!

Leave a Reply

