Ainda dá pra se vestir de menina?

Dia desses eu estava assistindo New Girl, nova série com a atriz-fofa Zooey Deschanel, e lendo uma matéria sobre ela em uma revista. A matéria evocava justamente a característica mais forte da atriz: ser fofolinda. Isso. Estar sempre com aquele olhar pidão do Gato de Botas do Shrek, vestida com saias rodadas e lacinhos e sapatos boneca. Só que, peralá, a moça já tem 32 anos. Aí eu fiquei pensando, cá com os meus botões: será que esse tipo de look só funciona em quem é linda e tem cara de 10 anos a menos, como ela? E mesmo assim, seria um look com um prazo de validade? Fiquei encucada com o tema, até porque 90% do meu armário é composto de saias/vestidos/blusinhas fofoletes. Estaria eu me tornando uma Tidinha? Credo!

Fiquei pensando por um tempo e, dia desses, entrei na internet caçando vários looks da Zooey e de outras mulheres que, vamos combinar assim, se vestem de bonecas. Mulheres adultas, vejam bem. Mulheres na casa dos 30 anos. Selecionei uma série de looks de duas delas pra gente ver com calma e enriquecer essa discussão, que uma vez eu abordei por alto aqui.

.

Zooey Deschanel é uma atriz de 32 anos que, pela minha pesquisa, sempre teve um gostinho pelo vintage. Esse gosto influenciou diretamente na criação do figurino de 500 dias com ela e New Girl (não queria comentar, mas já estou comentando, ela interpreta sempre o mesmo papel, não é isso? maluquinha-fofa-destrambelhada-apaixonante. Talvez por isso ela use suas próprias roupas nos papéis: pq está interpretando a si mesma. Fica a questão. Fim do parênteses gigante), e você sempre verá a moça com roupinhas acinturadas, saias rodadas, sapatilha, sapato boneca, etc. Geralmente não vemos muitos decotes ou acessórios, e isso nos ajuda a entender pq o look funciona. Pq mesmo ultra-feminino e às vezes infantil, não cai para o lado piriguete (vejam como a saia curtíssima da última foto à direita desequilibrou o look), nem para o lado boneca demais, dois riscos grandes nesse tipo de visual.

.

Tinsley Mortimer é uma socialite de 35 anos que tem uma queda por tudo o que é curto e rodado. Ela também gosta de cor, cintura marcada e sapatos com salto e pegada retrô. No cabelón, sempre investe no babyliss e gosta de tranças e penteados mais boho. Ela fica super bem em looks “dona de casa dos anos 50” (como esse verde), mas peca na hora de escolher os acessórios e algumas cores das peças. Pq o combo cabelão com babyliss + saia rodada+plumas + bolsinha combinando é o supra-sumo do look boneca. Aí fica meio demais. Acho que na hora de compôr esse estilo, temos que pensar em contrapôr: peças com muito frufru pedem poucos acessórios, candy colors podem ficar bacanas com sapatos mais pesados, rendas funcionam bem com cabelos presos e acessórios mais modernosos. Se o vestido é rodado, tem babados, tem fitinhas E AINDA É ROSA, acho que é melhor evitar. Eu tenho uma dificuldade em realizar esses encontros acertados, até pq sou bling bling e adoro um colar/anel/pulseiras. Mas acho que o caminho pode estar por aí.

.

Minha conclusão: acho que dá pra usar esse tipo de look fofo por toda vida sim, com adaptações. À medida que ficamos mais maduras, temos que pensar em comprimentos mais comportados (não precisa ser longuete o tempo todo, gente, mas tem que dar pra sentar!), acessórios mais ricos (foge desse brinquinho de arame torcido, gata!) e tentar maneirar nos lacinhos (no arco, no cinto, na pulseira, no sapato, na bolsa – melhor escolher um lugar só). E é imporante pensar no cabelo também como um acessório (principalmente as amigas lisas que tem franja!) e ver se não está comprido demais, com aquele babyliss muito certinho, essas coisas. Acho que o caminho do meio é a boa pra gente sair do ridículo e compor looks bacanas, femininos e elegantes. Principalmente se estamos querendo ser levadas a sério no trabalho e seduzir na night, por exemplo. Nada de Tidinha!!

.

E vocês, gente, o que acham desse tipo de estilo? Acham que pode ser usado em qualquer idade?

16 thoughts on “Ainda dá pra se vestir de menina?

  1. Cherry Bloom says:

    TIDINHA AHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHA*respira*AHHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHA*respira*HAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHA
    (confesso que precisei clicar pra lembrar e vendo a foto imediatamente lembrei do liiiindo timbre de voz.)

    Ai, eu amo o jeito da Zoey fofolinda se vestir…mas prefiro em new girl que em 500 days of summer… mas tbm nunca reparei looks dela fora-da-tela/personagem…

    E essa outra aí nao faço ideia de quem seja, mas achei BEM cafona. BEM.

    beijão sua linda!

  2. Annina Barbosa says:

    Acho a Zooey Deschanel uma chata. Chata, chata, chata de olho azul. Desde Summer. É realmente aquele impressão de que ela sempre interpreta a si mesma.
    Não te curto, Summer Deschanel.

    Err… vamos ao assunto do post!
    Fê, eu acho que é possível ser menininha sendo uma moça já crescida na casa dos trinta.
    Acho que é necessário observar as cores usadas, o comprimento.
    Mas a modelagem vintage, vestidinho bem-cintado, sapato boneca… acho que rola, viu?
    Até porque, esse estilo – tirando as características que podem torná-lo infantil – é algo que já esteve na moda. E por muito tempo!
    Se a gente olhar com cuidado, é um estilo bem anos 50. E ficou em voga por uns 10 anos, né?
    É só saber escolher.
    Melhor: é só ter bom senso!

  3. mel viegas says:

    Já ouvi tanta coisa por conta disso. Tem gente que acha que porque eu passei dos 30 não posso mais usar certos tipos de vestido.
    Minha opinião: Enquanto eu olhar no espelho e não me achar ridícula tá bom. Tem dias que acordo com vontade de usar roupinhas retrô, mais menininha, tem dias que acordo querendo ser a mulher do rock, a mulher de negócios. Assim como tem dias que quero me vestir de forma mais masculina, mais colorida, toda de preto etc… depende do dia.
    Enquanto não ficar ridículo eu vou usar. Acho que tenho senso para isso.
    Chato é ter gente que coloca o dedo na cara e diz: você não pode isso, nem aquilo porque passou dos 30. Que careta, né?
    bjks!!!
    Mel

  4. Janira says:

    Bom, confesso que gosto do estilo. Mas tenho impressão que a moda infatiliza um pouco as mulheres, sabe? Muito lacinho, sainha, coisas fofas etc-etc. O que me incomoda é essa exigência de juventude perene, dessa moda que pensa pouco na mulher jovem-madura, que deseja passar outras mensagens (para além da juventude eterna). Por exemplo, no meu trabalho, preciso de roupas mais sérias, mas não quero parecer uma secretária de 40 anos (odeio “terninho” e tenho 29! :-)). Uma coisa formal, mas com um frescor, com um toque de modernidade. E vou te dizer: que difícil!

  5. Gabriela says:

    Oi Fernanda! Eu tenho 17 anos, e gosto bastante do estilo. Eu A-M-O sapatilhas, e acho que jamais vou conseguir substituir por saltões haha. Dá pra tentar se acostumar sim, e variar nas produções. Mas esse jeito de se vestir é tão feminino.

  6. Aline says:

    Bah! Várias vezes me pego pensando sobre o assunto, pois tenho 29 anos e uma queda gigante por estampas fofas, cardigãs coloridos, cintura marcada, enfim, bem o estilão da moça – Zoe/Summer/Jess – em questão! hehe
    Mas concordo muito com o que a Mel disse, a relação que tenho com o que visto é feita de projeções, é quase uma brincadeira de gente grande pautada por bom senso SEMPRE!

    Beijos!

  7. Mirian Soares says:

    Eu amo looks fofos, mas com a idade senti a necessidade de equilibrar as coisas para não ficar fantasiada por aí. Eu sempre contraponho os itens do meu look. Acho que fica mais coerente.
    Bjos

  8. Give Me 5 says:

    Acho que o estilo “boneca” acompanha todas as mulheres femininas por muito tempo. Desde crianças que adoram usar lacinhos rosas, até senhoras que não deixam de lado pérolas e o batom. É uma questão de estilo e bom senso, como tudo na moda né? Adoro teu blog!! Beijos

  9. Renata says:

    Esses dias estava pensando sobre isso, mas precisamente sobre tiaras com lacinho: tenho 24 anos, ainda posso continuar usando as minhas?
    Saias rodadas e estampas fofas eu uso porque consigo misturar com peças mais “adultas” (ou me jogo no look “hoje acordei fofa, e daí?”), mas as tiaras estão há meses paradas esperando eu decidir se ainda dá para sair por aí com elas.

  10. camille says:

    estava pensando EXATAMENTE isso um dia desses, quando percebi que tenho dois vestidos com coraçõezinhos. quando comprei achei lindo, agora penso se realmente cabe na minha idade. e é verdade, a moda anda infantilizando bastante as mulheres. tem blog sobre consumo de moda que jesus… hello kitty e mocinhas da disney para todo o lado (que ano é hoje?). minha teoria é que tem a ver com o lance de que criança consoooome o que dá vontade, compra por impulso e não quer nem saber. e isso é ótimo para quem vende, né. rs. vi esses dias o filme “young adults”, com a charlize theron, e isso ficou muito claro para mim. nossa geração é infantilizada. as próximas também serão. afinal, tudo bem que a protagonista do filme, que é meio vilã, tem esse lado egocêntrico de quem é eterno peter pan. mas achei que até os “bonzinhos” eram um pouco infantis demais para o meu gosto. rs.=)

  11. Marcela says:

    Achei seu blog digitando “mulher de 40” porque, afff, estou com uma dúvida cruel a respeito de um vestido que tenho há alguns anos e se posso continuar usando (sim, eu guardo alguns tipos de roupas durante anos, especialmente este vestido que minha mãe fez pra mim há mais de 15 anos, fecha parenteses gigante – gostei, rsrs)… achei diversas matérias antes da sua, e estou chegando à conclusão que não tem conclusão hahahaha.
    Como é dificil saber o que vestir, conforme a idade vem chegando. Confesso que nunca tinha parado para pensar nisso (acho que demorei a cair a ficha que estou com 40 anos). Hoje isso me acometeu. E fiquei preocupada em parecer menininha, com uma imagem não condizente com meu status de idade. Gostei muito de seu blog, me ajudou.
    E, vem cá, o que é essa Tidinha? É de verdade? Ela existe? Arremaria, cruz credo, tive que clicar no link pois nunca tinha ouvido falar…
    Bjus, vou acompanhar seu blog!

Leave a Reply

