Essas coisinhas que eu adoro

O tempo passa tão rápido que, antes que eu me dê conta, já tem um ano que moro com o João. Um ano dividindo um monte de coisas com ele e também aprendendo um monte de outras coisas. A gente briga mais, é verdade mas, ao mesmo tempo, o nosso relacionamento hoje é muito mais rico do que quando morávamos separados. Não que eu tenha virado uma pessoa super madura (não sou mesmo, viro a cara e faço birra o tempo todo), mas a gente teve que aprender a conviver com pequenas coisas um do outro (e engolir tantas outras que não dá pra mudar), que hoje eu tenho certeza que o amo muito, muito mais a cada dia.

Tá, depois da declaração de amor, deixa eu ser mais direta: decoração, culinária, essas pequenas coisas de casa tem me encantado bastante. Até a Ana Maria Braga me parece mais interessante hoje do que quando eu morava com meus pais. Adoro Nigella, aquele programa das receitas de 30 minutos do Oliver, aquele outro chef tatuado que não sei o nome, enfim, adoro essas coisas. Daí que pensei que vocês sempre comentam bastante quando falo daqui de casa, então vou me esforçar pra falar mais. Mas ó, antecipo que o blog é sobre “moda, beleza e bobagens”, então esses posts entrarão na categoria “bobagens”, pode ser? Vai ter receitinha boba, decoração, truquezinhos e que tais.

Pra começar, deixa eu falar da minha nova mania: aromatizador de cozinha. Alguém já ouviu falar? Eu vi no programa Cozinha Prática. São várias coisas que você coloca numa panelinha, adiciona água e pronto! Sua cozinha fica perfumadinha e gostosa.

.

.

É simples: separe cascas de laranja ou tangerina (deve funcionar também com limão, lima da pérsia, siciliano… de repente maçã também! ainda não tentei) e coloque em uma panelinha com açúcar (usei 1/2 xícara para as cascas de 1 tangerina + 1 laranja), canela em pau e anis estrelado. Coloque só um pouquinho de água e leve ao fogo baixo, para o açúcar caramelizar. Quando já estiver marrom, encha a panela de água. À medida que a água ferve, a mistura revela um cheirinho doce que toma conta de toda a cozinha… o problema é a visita achar que tem bolo no forno!

Depois que a água toda evaporar, você pode manter a panelinha na geladeira (nada de deixar fora, as formigas vão dominar tudo) e encher novamente com água outro dia. Eu faço essa mistura depois de mexer com peixe ou cozinhar algum legume fedorendo (tipo brócolis, que eu amo, mas que libera um cheiro bizarro), ou só mesmo no fim de tarde de domingo, para tirar um cochilo com aquele cheirinho de casa de vó.

3 thoughts on “Essas coisinhas que eu adoro

  1. Célia says:

    Eu coloco um algodão embebido com essência para bolo com aroma de baunilha ou panetone dentro de um potinho na geladeira. Toda vez que vc abre vem aquele cheirinho de doce. Também vi em algum blog para pingar algumas gotinhas de essência ou perfume na parte de dentro do rolo de papel higiênico para perfumar o banheiro. Não sei se aí no Rio tem pra vender o Glade spray de maçã e canela. Parece que vc acabou de tirar uma torta do forno.Já anotei sua dica e vou experimentar.

  2. Taís says:

    Eu tb amo essas de casa, decoração e esses programas eu tb não perco! O chef tatuado se chama Chuck! Muito bom!

  3. Carol says:

    Amei a dica! Justo estava precisando de algo assim! Ontem fiz bife com alho e a minha cozinha ficou com o cheiro grudado, imagina né? Daí dando voltinhas por aqui encontrei esse post maravilhoso!!! Vou esperimentar JÁ!!!🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s