Batata frita, só que no forno!

Se tem uma coisa que a vida me ensinou, além de roupas acinturadas para disfarçar a barriga, foi desconfiar de quem não bebe ou não gosta de batata frita. Até pq olhem pra mim, eu sou uma pessoa que adora cerveja e que tem uma dieta à base de carboidratos. É natural não ter muita conversa com quem não gosta nem de um, nem de outro.

No entanto, outra coisa que a vida me ensinou (não foram poucas as coisas) foi que fritura é a calamidade da cozinha moderna. Parece que você está subindo uma montanha com o Clayton Conservani e o ar se torna rarefeito, o pé começa a escorregar no chão e tudo o que você consegue enxergar é lava fervente… ok, talvez eu esteja exagerando. Mas quem cozinha sabe que fritar na panela é o caos, e que aquela batatinha frita deliciosa vai custar um tempão de faxina depois.

Mas não temam, caras amantes da baixa gastronomia! Existe solução!

.

Batata frita, só que no forno!

.

Essa receita é tão simples, mas tão simples, que dá pra fazer de olhos fechados – mas eu aprendi abrindo bem os olhos para aquele chef Chuck, todo tatuado, ui!

O primeiro passo é o mais importante: depois de lavar e cortar as batatas (eu lavo bem e mantenho a casca), você deve deixá-las de molho na água gelada, para retirar o excesso de amido. Um truque para quem não tem paciência é colocá-las em uma bacia e abrir a torneira. Quando a água deixar de sair com aquele aspecto leitoso e ficar transparente, é sinal de que as batatas estão ok. É só secar com um pano de prato.

Depois disso, coloque as batatas em uma travessa – elas não podem ficar em cima umas das outras, ok? – e regar com azeite e temperinhos. Eu coloco sal, pimenta do reino moída na hora e um pouco de pimenta calabresa. às vezes também coloco dentes de alho inteiros, com a casca, que no final ficam adocicados e deliciosos.

.

Aqui eu ainda forrei a travessa com papel laminado pq, olha, preguiça é meu segundo nome.

.

Deixe em fogo alto (220 – 250ºC) por uns 20 minutos, ou até as batatas ficarem douradinhas e crocantes. Pronto!

.

P.S.: Quanto mais finas forem as fatias, mais crocantes elas ficam. Gosto de colocar umas maiores também, que ficam macias por dentro. Yummy!!

11 thoughts on “Batata frita, só que no forno!

  1. Rose Costa says:

    Parece muito bom!!!
    Vou fazer hoje mesmo…
    Fê, não se engane…você não é a unica que usa o truque do papel alumínio, kkkk.
    Bjão

  2. Minha Vida no Interior... says:

    Fer aprendi com vc a fazer essas batatinhas no Instagram, fiz e agora viciei, aqui em casa é a batata da Fernanda🙂

Leave a Reply

