Me digam vocês:

.

Quando eu vi os clogs pela primeira vez, chamei logo de tamanco – pq é isso que ele é, um tamanco disfarçado! – mas eis que, num surto de consumo (semelhante ao que vemos hoje com os sneakers, não lembram?) eu comprei um, caríssimo (ainda mais para os meus padrões atuais). Tudo nele é superlativo: caríssimo, altíssimo, encostadíssimo num canto do meu escritório (ainda não temos uma sapateira, então eles ficam enfileirados no meu escritório, para que o namorado possa dizer o tempo todo que eu tenho sapatos demais). Puxa vida. Já pensei em vender, em dar, em colocar em um brechó… mas ele batia as solas de madeira e dizia que daqui não sai, e que daqui ninguém o tira.

Daí que, em passeios por blogs gringos, eu notei que as moças de lá não se importam muito com modas que saíram de moda. Elas continuam usando muita coisa que a gente meio que deixa de lado por aqui, e isso é muito bacana, ajuda a construir um estilo todo próprio delas. Duas que me chamam a atenção são as irmãs Elsie e Emma, do blog A Beautiful Mess. Elas usam uns tamanquinhos fofos em várias produções que vão do moderno ao romântico e sempre tem um perfume retrô. Comecei a salvar imagens bacanas que me inspirassem a retomar meu clog querido:

.

O clog pode ter uma pegada “camponesa fofa” com estampas florais e acessórios mais leves – justamente para quebrar o peso desses saltos de madeira.

.

Pra quem não quer saber de fofolices, dá pra se divertir com looks coloridos, colocar meias coloridas, lenços…

.

Eu acho que o calçado em si tem uma cara super retrô, por isso acho que esse é o caminho mais natural. Me interessei particularmente pelo seu uso com meias.

.

Como todo acessório esquisito, os clogs combinam bastante com looks modernosos. Super dá pra usar com combinação de estampas, por exemplo.

.

Como são altíssimos, basta colocar as pernas pra jogo que os clogs ganham uma pegada mais sexy.

.

Mas então o que você fez?

As fotos estão meio esquisitas, a iluminação não estava 100%, mas dá pra vocês sentirem o que eu tentei fazer, um look mais romântico! Eu amo esse vestido, ele esconde minha barriguinha e combina tanto com calor, quanto com frio, mas é suuuper curto. Coloquei leggings e pronto, cresci uns 10 cm. Ficou assim:

.

.

.

.

E aí, o que vocês acharam? Alguém ainda curte ou todas odeia?

34 thoughts on “Me digam vocês:

  1. Priscila says:

    Amei o seu modelo (jamais saberia que são clogs, na verdade). Só não gostei da legging por baixo. A cor preta no look ficou com toda a tenção. Mas acho que foi uma boa tentativa e não desista de usar esse sapato.😉

    • Cíntia says:

      Concordo com a Priscila, seu clog é lindão e o único problema pra mim é que a cor preta do legging roubou a cena. O vestido não parece ser tão curto, eu arriscaria usar sem legging (será que eu sou piriguete? kkk) ou uma legging transparente de cor fria e fechada. Sinceramente, não sou fã de tamancos/clogs, mas se eu achar bonito e ainda tiver idéias legais pra usar, uso mesmo, não importa se saiu de moda ou não. Eu usei sneakers uns cinco anos antes de virar moda até acabar com o bichinho! Eu adorava (#mejulguem) ainda mais porque era à prova de chuva, os pés ficavam sequinhos, tudo de bom! rs Não uso mais porque acho que agora que não combina mais comigo.

      A menina do Um Ano Sem Zara falou semana passada sobre tendências (falando das estampas étnicas) e eu confirmei minha opinião (opinião de uma mera consumidora que não tem muito compromisso com moda, vale dizer rsrs): não vale a pena ficar se prendendo a essa coisa de agora-pode-daqui-a-pouco-não-pode-mais, até porque a modinha de hoje pode acabar combinando com o seu estilo pessoal e virar amor pro resto da vida! Bjs!

  2. Josiane Almeida says:

    eu curti Fer!!!…parabéns,é bem essa a pegada mesmo,tentar colocar itens que talvez deixaríamos encostados o resto da vida,na pista pra negócio!!!!

  3. Priscila Navarro says:

    Ahh eu gostei… eu só chamo de clog mesmo aqueles que são fechados na frente e abertos atrás, esse seu é uma sandália (pelo menos pra mim)… gosto do estilo mas não uso pq sou alta demais…

  4. Sofia Sobral says:

    É a primeira vez que comento aqui. Sou uma leitora portuguesa que segue o blog já há alguns meses e hoje achei por bem dizer qualquer coisa. Em primeiro lugar, queria dizer-te que adoro o blog! Acho que é super inspirador e, apesar de não te conhecer, fico sempre a sentir-me muito próxima de ti, pareces-me uma pessoa muito genuína, muito pessoa-do-mundo-real e, como se não bastasse, linda, com esse cabelo e sorriso maravilhosos! Em segundo lugar, de referir que estou a adorar o projecto do vestido viajante, até porque por estas bandas é altura de poupar e rentabilizar as roupinhas que já moram cá em casa… Finalmente, queria dizer que esses sapatinhos não merecem estar encostadíssimos, não acho nada que tenhamos que deixar de usar roupas e sapatos em bom estado só porque alguém diz que estão fora de moda, e eles são bem giros e ficaram muito bem com esse vestido fofinho.
    Peço desculpa pelo testamento, mas apeteceu-me mesmo deixar aqui estas palavras.
    Continua com o bom trabalho que tens feito neste blog, um beijinho.

  5. Leticia says:

    Oi Fernanda, eu ja tinha reparado que a James do Bleubird sempre usa esses sapatinhos com muito charme, a Rubyellen (acho que é esse o nome dela) do Cakies também. Engraçado que só fui ver graça nos clogs depois que a febre passou. Tenho dessas coisas, quando a “tendência” é usar eu prefiro descartar, acho que tenho medo de ficar igual a todo mundo. Vê só esse lance de sneakers, tem um monte de gente que nunca usou tênis na vida, que nem tem estilo pra isso, com o bendito sapato de astronauta no pé. Não gosto não. Acho que a gente tem que aproveitar o que combina com nosso jeito, o que valoriza nossa personalidade, agora as coisas que não têm nada a ver…. Bom, essas não têm nada a ver! Não é porque o peplum (que pra mim é babado do grande) ta na passarela que precisa enfeitar meu corpinho. Viajei né…rs.
    Achei que você ficou lindona de clogs. E dane-se se estão ou não na moda.🙂

    • Fernanda Alves says:

      Viajou nada, gata! Super concordo contigo. Moda é uma forma de expressar quem somos, então de que adianta usar algo q nada tem a ver com a gente? Perde todo o sentido mesmo.
      Beijos, querida!

  6. Ana says:

    Menina, ficou ótimo! Qdo começou a falar deles pensei que fossem daqueles mais feinhos sabe? Mas eles são lindos! E o salto fez mto bem a você!
    Eu curto mas não tenho. Sou magra de perna longa e acho que aí fico com a perna mais longa ainda. Lindo nas fotos dos sites, mas em mim não curto muito.
    Coloque o tamancão na rua!

  7. Lígia Pereira says:

    Okei. Então toda segunda, quarta e sexta (sim, porque vi o post com a nova agenda ehehe) eu entro aqui pra ver um post novo e me inspirar. Já sigo o blog há quase um ano, mais precisamente e curiosamente quando voltei pra Moçambique depois de viver um ano e meio no Rio!🙂
    Desde essa altura sempre penso em comentar, mas acabo sempre saindo só sorrindo e deixando por isso mesmo. Te mandei um email (algo gigantesco) há uns meses, nem sei se você recebeu…

    Tenho que te agradecer porque você vem aos poucos despertando todos os dias, com a boa vibe que transmite, com o optimismo, o humor, uma coisa que achei que tinha perdido: o prazer de escrever, de blogar. tanto, que decidi recomeçar, depois de ter meu espírito mexido pelo “Vestido Viajante” que reflecte muitas das minhas aspirações e inspirações hoje em dia que têm muito a ver com reusar, reinventar, recriar, conceitos diferentes e originais de reciclagem.
    E devo também dizer que te achei quando procurava companhia e “socorro” pra lidar com os meus rebeldes, amados e recém adquiridos (não tão recém assim, dois anos já depois de 12 de alisamento químico!) cabelos crespos. De cara me identifiquei e adorei os posts, sua forma de escrever, de estar, de se sentir no mundo; adorei, admirei e até invejei um pouquinho sua coragem de sair da “safe zone” e se jogar no mundo buscando realização na área de trabalho que você realmente gosta, e de continuar nisso mesmo com todos os altos e baixos que vêm com essa escolha.

    Quanto ao post de hoje, menina, esses clogs são LINDOS. Quando vi a foto deles de perfil perguntei “como estavam no cantinho do escritório até hoje????”🙂 Usa e abusa de todo o charme que eles te dão!🙂

    Como a Sofia, me desculpo pelo textão!

    Um beijinho, bem de longe mas de todo coração *

    • Fernanda Alves says:

      Lígia, sua querida! Vou dar uma busca no meu gmail pra ver onde esse teu email foi parar – desculpa não ter respondido! É sempre tão bom saber que as boas vibrações do blog chegaram tão longe!!!
      Beijos mil

  8. Lau says:

    Achei bem digno o look. Nada contra a legging muito menos contra o clog. Na minha opinião esse modelo de sapato é super confortável ( considerando que é salto e alto). Tenho um bem mais simploriozinho ( um tititi da bottero ) e sempre dou um jeito e incluir nos meus looks, com pantalona, vestido longo…

  9. luciana says:

    Esse nem parece clog, sabe aqueeeeeele clog sem tira mas tamancão msm?
    http://charme-glamour.blogspot.com.br/2010/09/clogs-o-hit-do-verao.html
    Achei bem bonito até e não sou fá do clog, não msm. E qto a isso da moda que saiu de moda… Oras, se é bom e eu gosto vou usar até me acabar. Mistura com peças ditas atemporais. Claro que a vão dizer que não pode, não deve, que o tempo já passou. É comércio afinal e assim gira a economia. Mas e aí, kd a sustentabilidade que tantos exibem em suas ecobags da moda?

  10. Cris says:

    Eu ainda curto e estou atrás de um modelo estilo Jeffrey Campbell modelo Foxy…como sou “gordinha” procuro sempre chamar atenção para os pés, para que eles reparem primeiramente em outros aspectos.
    Mas se nada der certo, use como peso de papel, só não ataque na cabeça de ninguém hahaha/brinks

  11. Kate says:

    Menina, eu nunca usei… Nunca foi um sapato que me deu vontade sabe? Mas eu nao acredito muito nessas coisas de moda, acho q se a pessoa tiver estilo fica bom… Eu gostei dele em vc!

  12. Vivi Brignes says:

    Eu guardei a minha , pq ela tb é aberta na frente , então dá uma disfarçada para sandália . Além disso sou baixinha e as clogs para mim são saltos confortáveis. Recentemente percebi dezenas delas passeando no verão de Londres, Paris e Amsterdã nas fotos de viagem dos amigos. Vambora usar no verão 2013! Bjks

  13. Marcia Barbosa says:

    Feeee,
    ficou ótimo!!!!
    Te deu uma alongada e vc soube combinar tão bem as peças q o tamanco não ficou bruto no seu pé.
    Eu as vezes, qdo estou com saco coloco as minhas tamancas pro uso. Porque ninguém merece ir pra cursinho c/ saltão em plena 14h.
    BJs
    Marcinha, Niterói.

  14. vaniaribeiro@gmail.com says:

    Te vi na Shameonyou e vim correndo, engraçado pq eu vim direto pq sei que tudo que vc faz tem um contexto. No fim a pessoa passa por louca, sem nem ter como se justificar.
    Eu gostei da experiência. Não curto mto visual com legging, mas eu gostei do look sim. Adorei a mistura do “levinho” do vestido com o “pesado” do clog.

  15. annakuhl says:

    Fer, tô contigo e com a Elsie musa amor de toda a eternidade. Curto a pegada meio retrô 70’s que um saltão de madeira causa – só não gosto daqueles clogs fechadões, com tachinhas na frente, sabe ? Aquilo que acho horroroso, pra mim o seu não me parece clog, parece só um saltão de madeira.

  16. Erica says:

    Deve ser uma honra aparecer na Shame e ser mais defendida do que congada! Qto ao look, não gostei da legging, nem do crochê do vestido, mas o clog é super usável. E gosto mto da liberdade com que vc se veste…sim, pode resultar numas combinações que causam estranheza em algumas pessoas, mas e dai??? Vc tem todo o direito!

  17. May says:

    Não achei o teu calçado com cara de clog, tem mais cara de “quase-ankleboot”, se é que me entende..rsrs. Achei super atual, e por ser neste tom que combina muito com a sua pele, dá até para considerá-lo “nude”, ai fia é uma mão na roda prá qualquer vestido! Vá sem medo nos florais e nas cores fortes! E pelo que vi, apesar de ser alto, pelo fato de ter salto grosso e meia-pata na frente parece confortável. O vestido , o calçado, a bolsa são lindos, mas achei que a legging roubou a cena e desestruturou o look. Mas é isso aí, tem que tentar!

  18. Sarah says:

    A sandália é bonita, não achei que pareceu clogs. Acho que ia ficar muito bonita em vários looks, maaaas não curti muito a produção (desculpa sinceridade?). Achei meio confuso a mistura da legging com o vestido. Acho que é isso: as peças são LINDAS separadas, mas não ficaram muito legais juntas não. Minha opinião vai?

  19. Carol says:

    Adoro meus clogs, mas usei uma vez… Depois desse post, é fato que vou tenter usá-los novamente… Inclusive ganhei um de segunda mão da minha tia que não aguentou a altura… rsrsrs

Leave a Reply

