Mas pra quê tanto look do dia?

Na última enxurrada de críticas aos blogs de moda e beleza que tomou a internet sobrou pra todo mundo: blogs de consumo, de testes de produtos e, claro, os de look do dia. Acho que a crítica é bastante saudável, faz a gente enxergar um monte de coisas que antes passavam desapercebidas. Por isso eu trago a discussão pra cá: afinal, para quê serve o look do dia? Pra mim funciona assim:

♥  Serve como exercício de moda

Para quem lê: Dá para conhecer a personalidade de alguém só olhando o que ela veste, não é mesmo? E ver sua evolução e amadurecimento com o passar do tempo.

Para quem escreve: no geral, a blogueira tem que rebolar para conseguir, todos os dias, criar algo novo com o que tem, sendo atual e original sem perder o próprio estilo – afinal, quem quer seguir blog de fashion victim?

.

♥ Serve de inspiração: Se a gente pensar bem, vai ver que todo mundo tem basicamente as mesmas roupas: calças, blusas, vestidos, saias. Ver como uma outra pessoa consegue criar um look com as mesmas peças nos inspira a tentar coisas novas em nosso próprio armário.

.

♥ Funciona como sonho: você não precisa ter a conta bancária de uma blogueira rica para sonhar com algumas de suas peças. Não costumo frequentar blogs muito ricos, sou shopaholic, imagina, acho que entraria em depressão ou me endividaria com tanta coisa cara. Mas acho completamente saudável, tipo assistir uma novela do Manoel Carlos, sabe? Só o que não dá é pra reclamar (tipo ALÔ DONA BLOGUEIRA, LOUBOUTIN TÁ ESSE PREÇO? QUE ABSUUUURDO!) ou sair feito o Tazmania querendo comprar tudo.

.

Eu já fui mais assídua em blogs, mas gosto de acompanhar alguns de look do dia por achá-los ricos em conteúdo. A Ana, por exemplo, é referência não só pelas suas pechinchas como por discutir questões bacanas que envolvem moda. Também achei bacana ver como, no último ano, ela tem caminhado por looks mais sérios, de trabalho mesmo, sem perder a irreverência. Outra que eu gosto muito de acompanhar é a Lual, que sempre consegue montar um look diferente (transforma vestido em saia, macacão em calça…viram o look dela com o Vestido Viajante?). Também tem a Ju e a Mira, que são duas graças e mostram looks lindos com preços acessíveis – a Ju ainda fez uma série de posts com uma seleção de brechós cariocas.

E vocês, o que acham de blogs de/com look do dia? Que outros blogs vocês gostam de visitar?

.

P.S.: Comecei a pensar nisso depois que passei a seguir o perfil de uma muçulmana no instagram, a @aliaqueen, que adora postar looks. Foi aí que deu pra ver que, pelo look, a gente consegue aprender um monte de coisas. No caso dos blogs gringos, a gente consegue inclusive compreender algo sobre a cultura local. São blogs gringos que eu curto: Cupcakes and Cashmere, Lucy Laucht e Karla’s Closet.

10 thoughts on “Mas pra quê tanto look do dia?

  1. Laura says:

    Eu adoro a proposta de looks do dia como uma inspiração.
    Sigo os blogs que tem mais a ver com o meu estilo (e conta bancária). Se não gosto não visito.
    Os blogs que sempre visito, tendo looks ou não é o ” A casa está cheia de flores”, “Small Fashion Diary”, “Futilish” e o “2beauty”.

    Bjs!

  2. Anna Kuhl says:

    Acho que os meus motivos são todos muito parecidos com os seus, mas principalmente pelo exercício de moda e auto crítica que vão amadurecendo quando você se fotografa com a intenção de expor o que está vestindo. Eu posto muito pouco de look do dia, e no entanto adoro ver o blog da Lual, qua posta quase que diariamente, mesmo os looks mais “banais” dela tem um quê de marca pessoal.

    Eu acho que as duas coisas – postar look do dia e acompanhar o look do dia de outrem são coisas que tem futuro sim, mas rolou uma sacudida – você vê mais gente postando pedaços de looks, ou só os detalhes mais fofos, com uma cara mais do Instagram, ou se esforçando mais nas montagens, ou no meu caso favorito – com desenho! Acho que a enxurrada de críticas trouxe um pouquinho de mudança na forma de apresentar o tal do look do dia, não só no conteúdo. Mas eu continuo gostando de ver o que as meninas criativas andam fazendo por aí com roupas parecidas com as minhas, e a minha favorita ever vai ser pra sempre a Elsie.

    Bjão

  3. emilia says:

    Eu acompanho esses mesmos blogs, além do original HVA, a Gisella Francisca que vc indicou aqui, e o que percebi foi que depois de começar a vê-los, passei a me vestir de forma beeem mais criativa. Na verdade, num momento inicial, também percebi que passei a comprar mais roupas. Esse é um risco, porque em geral as blogueiras compram ou ganham muita coisa. De todo modo, já faz alguns anos que acompanho e realmente não canso – e não sinto mais falta de ler revistas de moda também – toda informação que eu preciso eu tenho nos blogs. Também percebi que, assim como a Ana, por exemplo, meu estilo mudou, foi amadurecendo, e algumas peças não fazem mais sentido. Por fim, como em 2012 estou fazendo uma experiência de um ano sem comprar, nossa, os blogs fazem uma diferença e tanto na hora de pensar como usar o que se tem.

  4. Rejane (@RejaneAlvesR) says:

    Legal esse post flor, eu sigo blogs de looks do dia, pra me inspirar, pra sonhar e viajar na imaginação. Eu mesma postava looks como exercício diário pra melhorar, mas acabei parando, mss tenho vontade de voltar a fazer.

  5. dani says:

    Eu gosto de ver look do dia , me inspiro , aprendo , um dos blogs que desabrochou meu senso fashion foi o Um ano sem Zara , da Jojo … começei a ousar mais e ver quanta coisa legal eu tinah no guarda roupa era só saber usar , adoro o seu o da lual , nossa tantos , o inspiração fashion das meninas de Brusque é mto bom tbm…

    http://www.adoro-pi-up.blogspot.com

  6. Celle says:

    Oi Fe, eu sempre visito seu blog mas nunca comento kkk mas este post me chamou atenção.
    Eu visito alguns blogs de look do dia e tenho notado algo interessante.
    Pra mim o look do dia deveria servir para inspirar criatividade, mostrar que é possível fazer varias combinações bacanas com oque temos em casa. Alguns blogs gringos ou brasileiros que eu visito são legais justamente por isso, as pessoas se vestem super bem(e vestir bem pra mim é custo beneficio meu amooor kkk) com peças da Forever 21 ou no nosso caso Riachuelo, C&A…
    Infelizmente tenho visto cada vez mais blogs de “moda” onde eu fico procurando a informação de moda e oque acho é só cópia e propaganda. Particularmente eu não comento e simplesmente não visito mais o espaço. E acho que temos sim que ter uma opinião mais critica e escolhermos melhor oque vamos ver e queremos absorver.
    Mas esta é MINHA opinião.
    Eu gosto muito de blogs como o seu Fe, onde encontro mais do que marcas. Encontro inspiração, alegria, criatividade… Lá em casa todo mundo te conhece, até minha mãe adora visitar seu blog!
    Enfim, pra quem nunca comenta falei até demais hehehehe beijosss

  7. Rose says:

    Oi, gosto do blog da Ana, acho que dá inspiração e me deu maior liberdade de combinar, gosto da Lual e do seu . É uma distração para mim depois do trabalho.

Leave a Reply

