Tudo sobre o meu Cabelón!

Eu recebo, toda semana, e-mails com perguntas sobre o meu cabelo. O que eu faço, que salão eu vou, quais produtos eu estou usando. Longe de mim reclamar dessa demanda, imagina! O problema é que, às vezes, os e-mails passam desapercebidos, vão parar no spam, ou então eu esqueço de responder – nada profissional, eu sei. Para quem passou por isso, fica aqui o meu pedido de desculpas: um mega post, super completo, com as principais perguntas sobre o meu cabelón! As informações estão atualizadas e valem para o Rio de Janeiro, onde eu moro 🙂 Vou colocar um atalho aqui no menu lateral para facilitar o acesso, ok?

.

Seu cabelo sempre foi assim? Não! Comecei a fazer relaxamento com uns 10 anos, levada pela minha mãe. Passei toda a infância e adolescência com os cabelos mais pra frizados, sabe? Quase lisos, muitas vezes. Cheguei a intercalar a química com tranças, cheguei a usar megahair, mas a química estava lá, constante. Só lá pro fim da faculdade que eu voltei a usar tranças e, ao retirá-las, me deparei com o meu cabelo natural, bem curtinho. Ele estava bem ressecado e maltratado, mas fui cuidando e ele foi crescendo. Deve ter uns 5 anos que uso ele natural. (você pode ver fotos que contam a história nesse post.)

Você faz relaxamento? Permanente? Não.

Que dicas você dá para quem está no processo de transição, largando a química? Não sei se chega a ser uma dica, é mais um testemunho: eu cortei o cabelo curtinho. Não foi fácil, mas eu me descobri muito, acho que foi muito importante. E olha, nunca recebi tantos elogios como quando decidi ficar com o cabelo natural. (Para quem não quer passar por isso, super recomendo usar tranças! usei tranças por 2 anos e amava. Fiz um post com um monte de imagens.)

O que você faz nele atualmente? Eu pinto a raiz (Richesse 8.02), que é bem escura, e faço mechas (Descolorante Platinum, da L’oreal, sem amônia). No final, jogo um tonalizante (Richesse, linha Milk Shakes 9.02) em tudo. Faço isso no salão, em casa é tenso! Como o processo todo é muito demorado (cerca de 4horas) e caro, acabo retocando com o profissional apenas 2 vezes por ano (às vezes retoco a raiz em casa, às vezes deixo pretona mesmo).

E a manutenção? Uso um tonalizante (Richesse, linha Milk Shakes 9.02) a cada 2 meses. Se estiver muito amarelo, uso o Kit Desamarelador da Altamoda. Vende na Lojas Americanas por R$10.

Que salões você recomenda? Já fiz o cabelo (tintura e mechas) e fiquei bem satisfeita com esses salões:

  • Instituto L’oréal – lá você é atendida por trainees em fase final de formação, supervisionados por um professor (não tem risco de estragarem seu cabelo, tá?), com isso os preços são bem bacanas. Todos os produtos usados são da linha L’oréal Professionnel. –  Rua Carlos de Vasconcelos, 145 – Praça Saens Peña (fica bem na saída do metrô) – Tel. (21) 3437-9695
  • Hans Coiffeur – fiz com o Ronaldo, que é muito craque! – Rua Real Grandeza, 193 – Botafogo

Você faz o seu cabelo no Beleza Natural? Não – eles pararam de oferecer o serviço de coloração. Só uso os produtos vendidos no salão;

Que creme(s) você usa para manter os cabelos cacheados? Já usei e aprovei os seguintes cremes:

  • Leave in do salão Beleza Natural
  • Mariana;
  • Active Gloss da Elisafer;
  • Seda Cachos Comportados e Definidos;
  • Linha para cachos da Trilogia;
  • Finalizador da Haskell;
  • Leave in para cachos da Yenzah;
  • Small Talk, da TIGI;
  • Curlesque, da linha Catwalk, da TIGI.

E para hidratar? Dificilmente vou ao salão para hidratar o cabelo, geralmente uma vez a cada 2 ou 3 meses, ou então quando vou retocar as mechas (nesse dia o cabelo fica tão destruído que mal cacheia!), então hidrato o cabelo em casa, uma vez por semana. Lavo com shampoo, seco bem e aplico a máscara mecha a mecha, manipulando bastante. Deixo agir (às vezes bem mais do que o recomendado na embalagem), depois enxáguo e penteio.

Que cremes você recomenda para a hidratação em casa?

  • Creme com óleo de argan da Yenzah;
  • Yummi
  • Linha de Macadâmia da Haskell

Você costuma usar penteados? Quais? Na verdade, eu geralmente uso o cabelo solto, acho que o black por si só é quase um acessório, um penteado pronto. A questão é que, como tenho mechas, muitas vezes a frente do meu cabelo fica muito detonada e seca. Assim, no decorrer do dia posso prender o cabelo com um coque, uma trancinha só na franja,  usar uma faixa… até turbante eu já fiz! (você pode ver todos os penteados e dicas no meu canal de vídeos no Youtube). Mas não é uma coisa de todos os dias.

Você indica outros blogs de meninas negras, cacheadas ou crespas com dicas legais? Sim!

  • Tem o da Gisella Francisca, com looks do dia inspiradores e maquiagens que saem do lugar comum.
  • O site da Cinthya Rachel é praticamente uma central de dicas de cuidados de beleza para cabelos afro e pele negra.
  • O Natural Belle é um blog gringo que fala de tudo um pouco, de tapete vermelho a dicas de produtos.
  • Recentemente descobri o canal de vídeos Fusion of Cultures que tem um monte de tutoriais de penteados e turbantes. Saí apaixonada pela menina.
5 thoughts on “Tudo sobre o meu Cabelón!

  1. Sil Barros says:

    Sua história com o cabelo é igual a minha, cortamos até no mesmo ano. Recomendo muito cortar curtinho. É libertador. E depois a gente descobre que nosso cabelo pode crescer lindo e saudável, mt melhor que na época da química. Uma amiga me indicou um salão especializado em cortes afro aqui em Niterói, estou doida pra cortar o cabelo, mas sem tempo. Quando eu for, se aprovar, claro, deixo a dica aqui pras meninas que moram do lado de cá da ponte. Bjs!

  2. Natalia says:

    Acompanho seu blog e acho muito legal, é bem gente como a gente e nada de delírios de consumo loucos. É fácil ter cabelo bonito e ser estilosa quando se vai ao salão toda semana (tipo Cristal Hair e tals) e quando se usa de Cantão pra cima…

    Com relação ao cabelo amo os posts! Passei por algo parecido, fui a um salão fazer cauterização e o cara colocou formol (acho que pra potencializar a maciez e dar a impressão de menos volume), meu cabelo é fino e frágil e simplesmente alisou (?!). E olha que foi em salão de shopping da zona sul. Daí fiquei uns dois anos fazendo london porque não queria cortar, mas ta´bme não sei fazer escova em casa. Um saco.

    Em dezembro cortei curtinho e agora ele está nos ombros, cacheado-de-nascença.

    Aí entra o meu problema, sempre que procuro cortes e produtos para cabelos cacheados, acho cortes, penteados e produtos para cabelos afro. Sou loira natural com cabelo cacheado, mas não afro. E quando acho cortes para cacheadas, são cortes nos quais claramente rolou um babyliss antes…um uó.

    Era só desabafo, mas queria muito dicas de cabelos cacheados que não sejam afro…

    Parabéns pelo blog!!

  3. Lu says:

    Bom dia Fernanda,

    Gostaria de agradecer, pela enorme AJUDA, que voce está dando a todas nós encaracoladas, sinta-se gratificada e pode acreditar que o ibope do seu blog deve estar altíssimo, voce merece.

    Só resumindo rapidamente sobre meus cabelo, ele é bem curto, com uma aparecia mais ou menos semelhante com o da sua foto acima, mas optei por não pintar, estou á 01 ano fazendo esse “tratamento” de re-voltar (não de revolta), ao estado natural do meu cabelo, tive varias contradições, fui cortando ou picotando em casa mesmo, morrendo de medo mas deu certo, e aos poucos fui conseguindo vencer essa “má vontade” de passar novamente piastra, secador, mas me livrei dessas más influências e agora o pixaim voltou ao estado natural(acho engraçado esse termo, meu irmão adorava dizer isso se referindo ao estado natural do meu cabelo, ahh coisas de gente alisada), mas agora a história é outra, os fios estão dando forma.

    Mas como eu decidi não me acostumar com os mesmos produtos, eu fico em busca de outros para ver os resultados, bueno, vi que voce citou umas mascaras que voce passa, algumas eu comprei, como a linha da Haskell e da Trilogia (foi uma bela propaganda), não foi facil achar aqui em São Paulo, mas eu uso ate que regularmente o shampo e condicionador, deu muito certo, a mascara eu vou alternando quando acaba, agora estava procurando uma de outra marca e li essa da YUMMI – que voce citou acima, não consegui identificar aonde eu acho,voce teria mais alguma informação?!!

    Que voce tenha um ótimo final de ano e Parabéns pelo seu Blog.

    • Fernanda Alves says:

      Oi, Lu, obrigada pelos elogios!
      Olha, sobre a máscara Yummy Hair – Ms Peach, eu comprei em uma loja de importados, foi um pouco mais cara, tipo R$ 70. Ela é muuuuito grossa, dura pra caramba. O fabricante é gringo, se chama Shaan Honq (http://www.shaanhonq.com/) e é o mesmo que produz o creme RD, que é recomendadíssimo mas caro, nunca usei.

      Espero ter ajudado!

      Beijos!

Leave a Reply

