RIP, Mariana

Eu lembro bem a primeira vez que vi o Mariana, creme para pentear da Amend. Em sua bizarra embalagem de margarina, ele estava na bancada do banheiro da casa do meu namorado. A irmã dele tinha comprado.

Olhei, testei, me apaixonei e comprei. Em uma época em que orkut era rei, descobri uma legião de meninas cacheadas que também não queriam saber de outra coisa. Bom, bonito e barato, o Mariana tinha até comunidade naquela rede social: gente de todo o Brasil trocava dicas de uso, de pontos de venda e diferenças de preço de acordo com o estado. Tudo isso de forma independente, uma vez que o site do fabricante sequer informava sobre. O Mariana era o filho pobrinho da Amend.

Desde então, não passou uma cacheada que não recebesse a minha dica – compra o Mariana, minha filha, você não vai se arrepender. Minha mãe virou cliente, ia no Centro e comprava 2, 3 potes de uma vez. Alternava com outros cremes mas, sempre que meu cabelo cansava, eu voltava para o Mari, meu creme querido.

Acho que o único problema do Mariana era a distribuição. Quando trabalhei em uma rede de lojas de varejo, cheguei a tentar convencer o comprador de produtos de higiene & beleza a investir no Mariana. Mas, ao ver a embalagem de margarina, ele não levou fé. A amend faz coisa melhor do que isso! e ficou por aí, apesar dos meus apelos.

Depois de anos, é com tristeza que eu aviso, minha gente: o Mariana parou de ser fabricado.

.

.

Quem confirma é a assessora da marca, que completa: “sempre recebo e-mails dizendo o quanto ele é adorado!”. Como é que a gente faz, povo? O creme é bom, é barato, o povo ama, faz comunidade no orkut, recomenda em blog, compra litros e aí… a marca resolve descontinuar. Não entra na minha cabeça. Fiquei triste. #voltamariana

Saí feito louca por aí comprando as últimas unidades em pequenas perfumarias. Só consegui uns 3 potes. E resolvi dividir um com você, leitora, que nunca experimentou essa beleza. Então vai rolar um mini concurso cultural com sérias restrições orçamentárias, tá bom? Não quero ninguém reclamando que ain, Fernanda tá sorteando creme de 10 reais pq né, o creme é bom, você não vai mais achar e cavalo dado não se olha os dentes!

Para ganhar esse creminho aí da foto é só falar:

E me conta!

Mas atenção: Só serão aceitas respostas nos comentários desse post ou no twitter, usando a hashtag #voltamariana. Sejam criativas e respondam até o meio-dia dessa sexta, dia 02! A resposta mais legal vai levar o creminho 🙂 Não esqueçam de colocar o e-mail no formulário de comentário.

Beijos, sorte e snif ;(

39 thoughts on “RIP, Mariana

  1. Caroline Santos says:

    Até este momento eu ainda tinha uma leve esperança que isso fosse só um boato..
    Mas não… não encontro em Aracaju nem um refugo…
    O meu de abacate (comprei pq o de Macadâmia já estava faltando) está no fim.

    Agora meus cachinhos vão ficar sem…

    Como ficar agora sem aquele que me ajudou na transição entre uma pessoa que precisava ter o cabelo alisado/relaxado/amaciado para se sentir aceita e agora uma pessoa que se sente com seu cabelo e consigo mesma?

    Vai ser duro… difícil arrumar um substituto que chegue perto da felicidade que meus cabelos “sentiam” quando passava o bom Macadâmia ou o amado Karité….

    Saudades mil

  2. Mariana G. says:

    hahahaha amei!

    Meu cabelón precisa de Mariana porque…

    te contei do meu sofrimento atual depois de 7 anos usando o cabelo liso, agora decidida a soltar meus cachos, mas sem poder ainda por conta da (mais da) metade lisa que ainda está aqui… ando buscando informações na internet sobre creminhos bons pras cacheadas. Já achei muita coisa, muita coisa cara que não dá certo com todos os cabelos, mas até hoje não vi ninguém falando que não se deu bem com o Mariana! (um creme bom desse só podia ter esse nome, né? :B )

    Nuuunca vi pra vender em lugar nenhum aqui em Salvador, e agora que ele vai sair de linha, posso perder de vez a chance de conhecer essa maravilha! O.O OH NÃO
    Só você pode me proporcionar isso, Fê!

    Acho que eu mereço, viu?!

    #voltamariana #voltacachosdamariana

  3. Danielle Barroso says:

    xiiiiiiiiiiiiiiiiii as crespas,cacheadas e onduladas choram…
    e pensar que um tempo atrás peguei esse lindo potinho estilo margarina na mão,mas não trouxe para casa,fiquei com medo de ser uma bela porcaria e deixei pra lá e agora sei que não teremos mais dele por aí,uma pena!!!
    Daí que seria uma ótima oportunidade de conhecer,digo conhecer mesmo,pois quando acabar,não o verei mais rs esse creme que tanto ouço falar nos grupos do face e blogs afins das maravilhas que ele faz nos cabelóns das crespas e cacheadas,quero experimentar,como faz?! rs
    Já aviso que estou em transição,meu cabelón tem dia que obedece e tem dia que se revolta e só faz o que quer,ou seja, me irritar.Por isso meu cabelón precisa de Mariana para me obedecer até metade de novembro quando vou me arriscar a cortar mais um pouco da parte com relaxamento do meu adorável cabelinho.Cansei de ser relaxada,meu cabelo já não estava ficando legal com a química e além de eu não mais me identificar com esse processo doloroso e sacrificante a troco de nada,todos os dias quando vou ajeitá-lo penso: QUERO MEU CABELÓN CRESPO BONITO,SAUDÁVEL E ESTILOSO DE VOLTA!!!
    Tem me ajudado a não cair em tentação…
    Vem pra mim MARIANA, vou te dar muito amor e carinho,meu cabelón é carente de creme,consome até a última gota rs
    Bjins Fê

  4. Ana says:

    Oi! Já vi esse creme na Perfumaria Lourdes, que fica na Voluntários, perto da C&A. Quem sabe vc não consegue mais uns potinhos por lá?

  5. Nivia Santos says:

    Olá a todas,
    Meu Cabelon precisa de Mariana pq…

    Mus cachinhos precisam desesperadamente saber o que é realmente bom, eles precisam de uma boa lembrança do que realmente faz bem a estrutura deles, esse banho de hidratação ah! os cachinhos vão adorar….
    Vou tentar algo aqui em Salvador, apesar de nun ca ter vista em nenhum lugar, minhas madeizas estão cansadas de ressecamento e ficarem desestruturados, me socorre com esse creme maravilhoso pelo menos pela ultima vez….
    #lagrimascaem….
    #voltamariana

  6. Fernanda Braga says:

    #voltamariana, já que em Bh, vc nunca #veio!
    Sou doiiiiida pra experimentar, caramba!
    Meu cabelón precisa urgeeente, esqueci de contar, cacilda! É que eu sou uma ex-progressiva, que está na fase de transição e os fios estão temperamentais!!
    Pleasee!!

  7. Débora says:

    Há tempos já vinha rolando este comentário, fui lá comprei dois potes e eis que venceram pois a pessoa aqui resolveu alisar os cabelos. Eles estão aqui no meu banheiro me olhando e eu pra eles

  8. Rubiane Camargo Rita Campos says:

    Meu cabelón precisa do creme Mariana porque ele precisa ser feliz, coitado. Mesmo que seja apenas por um pote de Mariana.

  9. Jaciara Cruz dos Santos says:

    #voltamariana, porque cabelo em transição( o meu caso) sem mariana é como pão de pobre que cai com a manteiga virada pra baixo. Manteiga no meu pão e Mariana no meu cabelo.

  10. says:

    Que coisa mais sem sentido… Eles deviam investir, melhorar a embalagem… Uso todo os dias antes da natação, para salvar o meu cabelo do cloro. Está bom de criar o movimento #voltamariana! Vamos escrever para o SAC da empresa!

  11. Rose Costa says:

    Fê, depois que li, o post. Almocei e fui correndooo procurar Mariana…E num é que achei!!! 🙂 Comprei logo 3 (Macadâmia, Abacate e Cupuaçu).
    E tinha uns 9 potinhos lindos me olhando, mais o dimdim só deu pra 3 mesmo, lá na cosmética onde comprei (Itapoã, Vila Velha-ES).
    “Eu mereço pq eu tenho uma sócia em casa, né?! (minha filhota, tbm é cacheada)”
    Mariana realmente é o salvador das cacheadas..mi,mi,mi…ele não deveria nos abandonar assim….
    #voltamariana.

  12. Michelle says:

    …nunca usei esse creme na minha vida (nunca vi venderem aqui na minha cidade) e preciso mto saber os benefícios deste bendito creme, nem que seja uma única vez [já que pararam de fabricá-lo]! #voltamariana

  13. Ana Cláudia Gomes Dutra says:

    Volta Mariana, Volta!!!
    Sou tão feliz contigo,sou tão feliz com meus cachinhos. Você não pode nos abandonar. Não sabemos mais viver sem você.

  14. Isabela Lua says:

    Eu nunca tive a chance de usar Mariana
    Mas falam tão bem do creme, que meu cabelón já clama
    Meus fios arrepiados, estão ainda mais ouriçados
    Só com a possibilidade de por Mariana serem penteados

    #VoltaMariana

  15. Lígia Pereira says:

    Nããããão… a Mariana se foi?
    Foi minha primeira descoberta mágica quando cheguei ao Rio e comecei a transição. Morava com uma amiga cacheada que me apresentou, tentando me dar ânimo para a depressão que se avizinhava depois de 24 anos de cabelo longo! ahahahaha 😛

    E ficamos íntimas, eu e a Mariana, ela sabia todos os segredos do meu parceiro rebelde. Sempre que voltava pra Moçambique vinha carregada de potinhos, embrulhados em alumínio pra que caso explodissem na mala (sim, porque o povo do aeroporto, alfândegas e afins é todo muito delicado) ainda desse pra recolher tudo e usar…

    E quando voltei definitivamente pra Moçambique, montei um ESQUEMA de contrabando de Mariana ahahahahaha…

    Falando sério agora, será que se rolar uma espécie de petição, abaixo-assinado, whatever you wanna call it, que a gente envie pra Amend, não dá em nada? porque é muita gente querendo, tenho a certeza…

    Beijos!

  16. Helda says:

    what?
    Justo agora que não tenho 50cents no bolso ela vai embora??? =[

    Por isso Meu cabelon deveria permanecer cabelon por este ultimo pote que ainda sobrevive em suas mãos, e passar a deliciar ele no meu cabelon,para não ficar como miojo e tão pouco raspar ou usa-ló preso,oh God! #VoltaMariana

  17. Carol says:

    Meu cabelón precisa de Mariana porque é muita coincidência eu estar na reta final de deixar a química, conhecer o seu lindo blog e aparecer o Mariana pra me salvar!
    Meu cabelo era hiper alisado, reto e há um ano deixei a química, e agora ele já tá quase todo cacheado! Tô tão feliz e ansiosa pra deixá-lo beeem compridão! #VoltaMariana !!
    Bjoo

  18. Flávia Regina da Silva says:

    Meu Cabelón precisa de Mariana porque… Apesar de Mariana não ser Margarina, Meu cabelo não ser pão… Eles foram feitos um para o outro como um amor infinito. Mariana deixa o meu cabelo assim …. Simplesmente uma Delícia!!!

  19. Rose Fernandes says:

    Não acreditei quando li esse post……
    Oi Fê!!! Vou te contar minha história triste:
    Meu cabelo é crespo, crespo tipo crespo, sabe? Muuuuito crespo….Aliso a raiz e sou escrava da chapinha 😦 …..
    Há alguns fins de semana atrás fui à casa do meu namorado e resolvi de última hora que iria dormir por lá…….porém, meu cabelo estava sujinho e eu tinha que lavar, lógico. Mas como lavar o cabelo e ficar sem escovar? já que secador e chapinha estava em casa? Pois bem…..não dava pra aguentar aquele cabelo sujo….lavei 😦 Sai do banheiro com aquele visual que namorado nenhum merece presenciar, então chamei minha sogra de canto e perguntei se ela não tinha um creme de pentear para me emprestar. E ela respondeu que sim, e foi buscar.
    Apareceu alguns segundos depois com um pote de margarina na mão, e eu pensei: Ai meu Deus…a coisa vai ficar pior….Peguei o pote, agradeci e voltei pro banheiro.Sem opção tasquei o creme no cabelo…Resultado: C-A-C-H-O-S……. SIM!!! Cachos como eu nunca tinha visto antes na minha cabeça!!!!Quase infartei….Sai correndo do banheiro e fui logo perguntando que creme era aquele de embalagem engraçada e onde eu poderia adquirir uns 10 potinhos……
    Minha sogra disse….vai na loja de cosméticos da esquina que tem…e lá fui eu…..mas na loja da esquina não tinha, no dia seguinte fui procurar no centro da cidade….também não tinha…..procurei no centro da cidade vizinha….também não tinha… E então recebi a notícia que o Mariana tinha saído de linha……Meu cabelo ficou cacheado e macio por 3, 4 dias, foi lindo…..

    Meu cabelón precisa de Mariana porque……..só aos 29 anos conheci a felicidade “cabelística”. Pena que essa felicidade durou tão pouco…..E agora, você, Fernanda está me dando a chance de prolongar isso. Por favor, deixa eu desfrutar do meu cabelo cacheado mais um pouquinho? Por favor 🙂

  20. Sandrinha Andrade says:

    Ainda tenho dois potes guardados dessa maravilha!!!!Amoooo Mariana!!!
    Pena que não encontraremos mais…
    Será que a Amend relançará este suuuper produto, totalmente renovado (embalagem, tipos, formula)????

    #VOLTAMARIANA…

    beijo

  21. Débora says:

    Além do produto ser bom eu achava muito legal a embalagem, bem com aquela cara de pote de margarina. Ai gurias acho q mesmo não sendo mais crespa, vou usar os meu vencidos pra não me sentir culpada por ter dois potes parados

  22. bazardamari says:

    Ah, como eu amo o Mariana, pena que mesmo antes desta trágica decisão, ele já era tão difícil de encontrar. E, sim, eu gostava da embalagem de margarina. Acho que o grande problema do Mariana é a forma como produzimos/consumimos. Teoricamente, Mariana era o sonho de qualquer consumidora: bom e barato em meio a um mar de produtos caros e que não cumprem o que prometem. Como um produto assim, que conta com tantas mulheres declaradamente fãs, pode sair de linha? De certa forma, atender os anseios das consumidoras é nadar na contra-corrente da industria dos cosméticos. Pagamos pela embalagem, pelo marketing, pela super modelo do comercial e não pelo produto em si. Vide como várias lojas de cosméticos recusavam vender o Mariana pela cara de pobrinho dele ou mesmo como muitas de nós, antes de experimentar, faziamos cara de desdém para o pobrezinho. Podiamos fazer um abaixo assinado para a Amend pedindo a volta do Mariana, né? Embora eu não duvide nada de que a empresa o relance daqui a pouco, com embalagem diferente e metida a fina, preço alto e que alterem a fórmula, fazendo a qualidade deixar muito a desejar. Então, eu quero ganhar o potinho de Mariana por que eu não sei quando vou encontrar novamente um produto que atenda aquilo que eu espero dele, se é que um dia vou novamente encontrar.
    #voltamariana

  23. mony13niva says:

    Oi meninas o negocio é todas mandarem e-mail e ligarem para a Amend fazendo a “Campanha VOLTE MARIANA” juntas seremos mais fortes…. mulheres cacheadas e afros vamos começar a campanha jÁ!!!!!!!

Leave a Reply

